domingo, 14 de março de 2010

O Planeta da Bola 1979-80

A popular e conhecida editora Sorcácius, sediada em Odivelas, editou, no início da época futebolística de 1979/80, mais uma famosa colecção de cromos, denominada "O Planeta da Bola".
Esta era, na altura, a 7ª colecção de cromos sobre futebol que a Sorcácius editava e era, igualmente, a 3ª colecção em que os cromos reproduziam os jogadores em caricaturas, forma esta, aliás, bastante utilizada à época e muito apreciada pelos coleccionadores de cromos daquele tempo.
A capa da caderneta era da autoria do famoso caricaturista João Martins que fez, durante muitos anos (décadas de 60 e 70), magníficas caricaturas para o jornal A Bola. Os cromos dos jogadores das 16 equipas eram da autoria de outro caricaturista não menos famoso, de seu nome Pargana, o qual, à semelhança de João Martins, também colaborou, durante vários anos, na feitura de caricaturas para aquele famoso trissemanário desportivo.
A seguir, reproduzimos duas páginas desta caderneta, referentes à equipa do Sporting, a qual é retratada em 13 cromos: o emblema, o treinador (Fernando Mendes) e os 11 jogadores.


Os 11 jogadores caricaturados são: Fidalgo (g.r.), Artur, Meneses, Eurico, Inácio, Ademar, Marinho, Barão, Manuel Fernandes, Manoel e Jordão.
Tendo em conta os jogadores mais utilizados pelo Sporting ao longo da época de 1979/80, estes "onze cromos" acabam por constituir uma boa escolha, embora Bastos, Fraguito, Freire e Vaz tenham sido, igualmente, dos jogadores mais utilizados do plantel leonino.
A caderneta "O Planeta da Bola" foi, de facto, uma daquelas colecções que ficaram na memória dos coleccionadores e amantes destas inesquecíveis e saudosas colecções de cromos das décadas de 70 e 80 do século XX. Para tornar ainda mais inesquecível esta colecção, refira-se que o Sporting se sagrou campeão nacional no final da temporada, quebrando 5 anos de "jejum" sem conquistar o ceptro máximo.

Sem comentários: