sexta-feira, 26 de março de 2010

"Os Players" - 1974/75 (Sorcácius)

A popular editora e distribuidora de cromos, Sorcácius, sediada em Odivelas, editou, para a época futebolística de 1974/75, uma colecção de cromos, os quais vinham, ainda naquela altura, embrulhados nos famosos rebuçados/caramelos.
A colecção denominada "Os Players" era composta pelos cromos das 16 equipas que disputavam o Campeonato Nacional daquela temporada, sendo cada equipa representada por 12 cromos (os 11 jogadores e o respectivo emblema).
A seguir, apresentamos a página referente à equipa do Sporting, cujos jogadores são os seguintes:
Damas, Manaca, Bastos, Alhinho, Baltasar, Fraguito, Vagner, Nélson, Marinho, Yazalde e Dinis.

Como se pode verificar, estes 11 jogadores formaram uma das equipas-base da época anterior, a qual havia conquistado a "dobradinha" (campeonato e taça). Porém, apesar do plantel ser praticamente o mesmo da época transacta, o Sporting terminou o Campeonato Nacional de 1974/75 em 3º lugar, a 6 pontos do Campeão Nacional, o Benfica, e a 1 ponto do 2º classificado, o F.C. Porto, ficando, assim, aquém das expectativas iniciais.
Relativamente à Taça de Portugal, o Sporting esteve perto de atingir aquela que seria a sua 6ª presença consecutiva na final do Jamor, mas acabou por ser eliminado, nas meias-finais, pelo Boavista, ao perder por 1-0 (após prolongamento), no Estádio do Bessa.
O goleador argentino Yazalde sagra-se, pela 2ª vez consecutiva, o melhor marcador do campeonato, conquistando a respectiva "Bola de Prata", com 30 golos marcados (média de 1 golo por jogo). No final da época, Yazalde abandona o Sporting, transferindo-se para o Marselha (França).

3 comentários:

Anónimo disse...

COLECÇÃO ESPECTACULAR, ALIÁS COMO ERAM PRINCIPALMENTE AS DA DÉCADA DE SETENTA. ESTÁ UMA FOTO DE UMA COLECÇÃO DE CROMOS NO BELENENSES ILUSTRADO, SE ALGUEM TIVER A PÁGINA REFERENTE AO SPORTING PODERIA PUBLICAR AQUI, É DA ÉPOCA 74/75.

sloct disse...

Tenho esta colecção, infelizmente muito incompleta.

Gonçalo disse...

A Sorcácius e a Disvenda ficam muito perto da minha casa.Alguém se lembra de ir aí buscar cromos?
A Disvenda já não existe, a Sorcácius lá está com o negócio de estampas.