quarta-feira, 3 de março de 2010

Sporting 1980-81

Entre as conquistas dos Campeonatos Nacionais de futebol de 1979/80 e 1981/82, situou-se a época de 1980/81, uma temporada de má memória para todos os sportinguistas.
Com efeito, em termos futebolísticos, cedo o Sporting se viu afastado da luta pelas competições nacionais e internacionais em que se viu envolvido. A comprovar o que acabamos de afirmar, vejamos o que sucedeu ao clube de Alvalade logo no início da temporada.
Nas Competições Europeias, o Sporting foi eliminado logo na 1ª eliminatória da Taça dos Campeões Europeus (17 de Setembro e 1 de Outubro) pelo Honved (Hungria), perdendo ambos os jogos (2-0, na 1ª mão disputada no Estádio do Bonfim, em Setúbal e 1-0, na 2ª mão realizada em Budapeste).
Na Taça de Portugal, o Sporting foi, igualmente, eliminado na 2ª eliminatória (4 de Janeiro) da competição, perdendo por 4-2, no Estádio 1º de Maio, diante do Sporting de Braga.
Na final da Supertaça, disputada em duas mãos (10 de Setembro e 29 de Outubro), o Sporting deixou "escapar" o troféu para o Benfica, ao empatar (2-2), na 1ª mão, no Estádio José Alvalade, perdendo na 2ª mão, no Estádio da Luz, por 2-1.
Entretanto, na jornada inaugural do campeonato, a 24 de Agosto de 1980, o Sporting recebeu no seu estádio o F.C. Porto, perdendo por 2-1, começando, assim, da pior maneira a defesa do título conquistado na época anterior.
Portanto, não há dúvida nenhuma que, para os "leões", a temporada futebolística de 1980/81 foi mesmo uma época para esquecer. Lá diz o ditado popular que "o que nasce torto, tarde ou nunca se endireita"! Nem o treinador campeão da época anterior, Fernando Mendes, resistiu aos maus resultados, sendo despedido do Sporting à 13ª jornada, após derrota, por 1-0, diante do Portimonense. O técnico-adjunto e preparador físico jugoslavo, Radisic, asseguraria o comando da equipa leonina até final da época.
Resta acrescentar que o Sporting terminaria a época no 3º lugar, a 13 e 11 pontos, respectivamente, do campeão nacional, Benfica, e do F.C. Porto (2º classificado).
A título de curiosidade, apresentamos, em baixo, a foto de uma das "equipas-tipo" utilizada pelo Sporting ao longo da temporada, a qual empatou (1-1) no Estádio do Restelo, diante do Belenenses, em jogo, realizado a 22 de Fevereiro de 1981, a contar para a 21ª jornada do Campeonato Nacional.
Em cima (da esquerda para a direita): Eurico, Jordão, Inácio, Freire, Bastos e Vaz (g.r.).
Em baixo (mesma ordem): Fraguito, Ademar, Manuel Fernandes (cap.), Barão e Manoel.

A equipa leonina actuou, no sistema táctico de 4x3x3, da seguinte forma: Vaz; Barão, Bastos, Eurico e Inácio; Fraguito, Ademar e Freire; Manuel Fernandes, Manoel e Jordão.
Lito entrou, aos 23 minutos da 1ª parte, para o lugar de Freire, que se havia lesionado. Aos 63 minutos da 2ª parte, José Eduardo rendeu Manuel Fernandes também lesionado.
Freire foi o marcador do único golo leonino, logo aos 4 minutos de jogo.

Curiosamente, refira-se que estes 13 jogadores haviam transitado todos da época anterior, sendo, aliás, o plantel leonino desta época praticamente igual ao da temporada anterior, estranhando-se, por isso, as pobres exibições realizadas e o fraco rendimento atingido pelo Sporting durante a época de 1980/81, comparativamente com a excelente época de 1979/80.
Contudo, na temporada seguinte, com algumas alterações no seu plantel, com a entrada de um novo treinador e com a chegada de alguns reforços, o Sporting voltaria a rubricar grandes exibições e a obter excelentes resultados, conquistando a "dobradinha" (campeonato e taça) no final da época de 1981/82.

2 comentários:

Dingo disse...

Tudo se virou pró torto logo na primeira jornada, 1-2 em Alvalade frente ao FC Porto. Manoel marcou o golo do Sporting, na altura era o 1-1.

Creio que nesse mesmo dia o Benfica, de Lajos Baroti, entrava na 'auto-estrada do título' a grande velocidade: vitória no Bessa.

A maior dor que isso causou teve a ver com o Sporting perfeito em Alvalade na época anterior, 15 jogos, 15 vitórias. É verdade !!!

sloct disse...

Lembro-me perfeitamente de ter ido ver este jogo do Restelo. Realmente esta época foi muito estranha, parece que os jogadores desaprenderam, um pouco à imagem desta época também.