quarta-feira, 31 de março de 2010

Valter

Valter Manuel Pereira da Costa, nascido a 25 de Novembro de 1949, no Barreiro, foi um dos bons centro-campistas que passou pelo Sporting em meados da década de 70, tendo representado os "leões" ao longo de 3 épocas, mais concretamente, entre 1974/75 e 1976/77.
Valter ingressou no clube de Alvalade com 24 anos, no início da temporada de 1974/75, proveniente do clube da sua terra natal, o Barreirense, onde havia dado nas vistas como médio defensivo. Aliás, foi ainda ao serviço do Barreirense, que Valter atingiu a sua 1º e única internacionalização A pela Selecção Nacional, em jogo realizado no Estádio da Luz, a 3 de Abril de 1974, no qual Portugal e Inglaterra empataram (0-0).
Valter estreou-se com a camisola do Sporting a 22 de Setembro de 1974, em jogo a contar para a 3ª jornada do campeonato, realizado no Estádio das Antas, tendo o resultado final sido um empate (1-1) entre "Dragões" e "Leões".
Durante as 3 épocas que jogou de "leão ao peito", Valter realizou um total de 60 jogos, tendo marcado apenas 2 golos. Na 1ª época, Valter efectuou poucos jogos, mas nas duas temporadas seguintes, acabou por ser um dos jogadores mais utilizados do plantel leonino, tendo conseguido afirmar-se como titular do meio campo sportinguista.
Valter era um centro-campista de características defensivas, destacando-se pela garra e combatividade, espírito de luta e sentido de entreajuda em campo, jogando essencialmente para o colectivo. Era, pois, um jogador de enorme utilidade para a equipa, com um bom sentido táctico e posicional em campo, nunca virando a cara à luta e jogando sempre até ao limite das suas forças.
Ao longo das 3 temporadas passadas em Alvalade, Valter acabou por não conquistar qualquer troféu ao serviço dos "leões". No final da época de 1976/77, Valter abandona o Sporting ingressando no Marítimo. Nos anos seguintes, além do clube madeirense, Valter representou ainda o Portimonense e o Amora, clube onde viria a terminar, no final da época de 1983/84, prestes a completar 35 anos, uma longa carreira, na qual conheceu apenas 5 clubes em quase 15 anos de futebolista profissional.

6 comentários:

sloct disse...

Um jogador sério, bom profissional, mas lampião ferrenho.

AE disse...

Parceria? Se sim... Ponham o nosso banner online e depois digam algo no nosso chat.

http://sportvnanet.blogspot.com/

Anónimo disse...

lampião ? desde quando ? conhece o valter?

sloct disse...

Nunca tive o prazer de o conhecer pessoalmente, o que sei foi por intermédio de amigos que tenho no do Barreiro e por um antigo colega de equipa.

FutebolStorming disse...

Como viram o anúncio da saída de Carvalhal?
Gostaríamos de ver as vossas opiniões em:

http://futebolstorming.blogspot.com

Comentem o artigo acerca do "ainda" treinador do Sporting

Casagrande disse...

Bom homem, bom coraçao, sem duvida um grande amigo, tenho o prazer de ser amigo e de ja ser treinado por ele, grande abraço e otima materia. abraço.