domingo, 7 de março de 2010

Vítor Gomes

Vítor Manuel Gomes Lopes, nascido a 28 de Fevereiro de 1949, em Lisboa, foi um dos bons médios que passaram pelo Sporting em meados da década de 70, mais concretamente, entre 1975/76 e 1977/78.
Vítor Gomes ingressou, com 26 anos, no Sporting, no início da época de 1975/76, tendo-se estreado, de "leão ao peito", a 2 de Novembro de 1975, em Coimbra, em jogo a contar para a 9ª jornada do campeonato, com vitória do Sporting diante da Académica, por 4-1.
Durante as 3 temporadas em que representou os "leões", Vítor Gomes realizou um total de 60 jogos, tendo marcado 3 golos. A melhor temporada de Vítor Gomes em Alvalade foi a de 1976/77, na qual, com 27 jogos efectuados, foi um dos jogadores mais utilizados do plantel leonino, tendo assegurado a titularidade no meio campo dos "leões" durante essa época.
Vítor Gomes era um médio centro de características defensivas, destacando-se, sobretudo, pelo espírito de luta e de entrega ao jogo, revelando, igualmente, um bom sentido táctico e posicional em campo. Vítor Gomes era aquilo a que se chama um verdadeiro jogador de equipa, passando muitas vezes despercebido em campo, mas sendo de uma enorme utilidade para a equipa.
Ao serviço do Sporting, Vítor Gomes conquistou apenas um troféu, mais concretamente, a Taça de Portugal na sua 3ª e última época (1977/78) em Alvalade. Vítor Gomes foi titular nos 2 jogos da final do Jamor que opôs o Sporting ao F.C. Porto. Tendo-se verificado, no jogo da final, um empate (1-1) após prolongamento, entre "leões" e "dragões", teve de se recorrer a um 2º jogo. Na finalíssima em que se decidia o vencedor do troféu, o Sporting venceu o F.C. Porto, por 2-1, tendo o 1º golo leonino sido apontado precisamente por Vítor Gomes, abrindo, assim, "caminho" à vitória dos "leões" na Taça de Portugal.
No final dessa época, Vítor Gomes abandonou o Sporting, ingressando, no início da temporada de 1978/79, no Marítimo, clube onde esteve apenas um ano. Nas duas temporadas seguintes (1979/80 e 1980/81), representou o Portimonense, e na época de 1981/82 transferiu-se para o Belenenses, clube onde viria a terminar, aos 34 anos, a carreira de jogador na temporada seguinte.

3 comentários:

ARQUIVO CFEL disse...

A carreira de Vitor Gomes aqui:
ARQUIVO C.F.E.L.

vitor gomes disse...

O que nunca se escreveu e pouco se sabe é que após 1O dias ter assinado um contrato com o Sporting este Leão de raça desfez o seu melhor pé (direito) com um tiro de na caça a jogar só com um pé foi quase sempre titular e no auge da sua carreira este Leão em desacordo com certas posições anti-Sporting teve a coragem de abandonar o clube com Pavic a implorar que ficasse após um ano no Marítimo pediram que regressasse simplesmente as pessoas eram as mesmas continuo ~eão.

Unknown disse...

O Sporting já tinha paraolimpicos em 70s e tal?😂🤣😂🤣😂