segunda-feira, 26 de abril de 2010

Digressão do Sporting ao Brasil (Agosto de 1974) com o treinador Di Stefano

No final da época de 1973/74, após a brilhante conquista da "dobradinha" (campeonato e taça), a equipa de futebol do Sporting foi convidada a realizar, no Rio de Janeiro, um jogo amigável com o Vasco da Gama, também campeão brasileiro naquela temporada.
No último jogo da época transacta, precisamente a final da Taça de Portugal, na qual o Sporting venceu o Benfica por 2-1, o treinador que esteve no banco a comandar a equipa leonina já não foi Mário Lino (o treinador campeão) que, pouco tempo antes da final do Jamor, abandonara o Sporting em litígio com o presidente de então, João Rocha. Quem orientou os "leões" no último jogo dessa fantástica época foi o treinador-adjunto Osvaldo Silva.
Tendo em vista a contratação de um novo treinador para a época de 1974/75, João Rocha chegou a um acordo verbal (sem contrato assinado), em finais de Julho de 1974, com o antigo e famoso jogador do Real Madrid, Alfredo Di Stefano, um dos melhores futebolistas de todos os tempos.
No entanto, Di Stefano não chegou a treinar oficialmente o Sporting, pois ainda antes do início da nova temporada, em finais de Agosto de 1974, o treinador hispano-argentino "bateu com a porta" incompatibilizado com João Rocha e em divergência com alguns jogadores leoninos que criticavam os seus métodos de trabalho e de treino.
A foto que apresentamos a seguir, foi-nos gentilmente oferecida pelo filho de Fernando Tomé, antigo e prestigiado jogador do Vitória Futebol Clube e do Sporting, clube este que representou durante 6 temporadas, entre 1970/71 e 1975/76. Esta foto mostra o plantel leonino (com as faixas de campeão nacional-1973/74) que se deslocou, em Agosto de 1974, ao Brasil, para disputar uma partida de carácter amigável com o campeão brasileiro da mesma época, o Vasco da Gama. Nela podemos reconhecer o recém-contratado treinador Di Stefano, que não chegou a "aquecer" o banco leonino, pois nem um mês permaneceu em Alvalade!
Em cima (da esquerda para a direita): Osvaldo Silva (treinador-adjunto), Dinis,
Manuel Marques (enfermeiro-massagista), Carlos Pereira, Paulo Rocha, Tomé,
 Nélson, Manaca, Alhinho, Bastos, Inácio, Vagner e Alfredo Di Stefano (treinador principal).
Em baixo (mesma ordem): Matos (g.r.), Damas (g.r.), Zezinho, Valter, Marinho,
Chico Faria, Joaquim Rocha, Yazalde e Baltasar.

Refira-se, a título de curiosidade, que foi Osvaldo Silva quem iniciou a época de 1974/75 como treinador principal do Sporting, orientando a equipa leonina durante as 13 primeiras jornadas do campeonato (até meados de Dezembro). Suceder-lhe-ia, no comando técnico dos "leões", o prestigiado técnico chileno, Fernando Riera, que ficaria em Alvalade até ao final da temporada, na qual o Sporting não foi além do 3º lugar.

8 comentários:

Dingo disse...

Nessa foto já vinha o Valter (contratado ao Barreirense em 1974), o Inácio (promovido a sénior) e o Zezinho (acho que também promovido a sénior).

Quanto ao Di Stéfano, eu acho que ele ainda orientou a equipa na 1.ª jornada, em Faro, na derrota por 1-0 para o Olhanense, golo de Lo Bello.
Está certo que em alguns regístos vem Osvaldo Silva como treinador, mas tenho em crer que o Di Stéfano é que treinou essa equipa nessa primeira jornada. Depois foi o Osvaldo Silva, e à 13.ª entrou o chileno Fernando Riera, com poucos resultados de relevo, deve-se dizer.

Nesse Olhanense jogava o Rui Lopes, o Jesus, o Ademir, entre outros.

carlos disse...

COMO FICAMOS CONTRA O VASCO DA GAMA?

ALEXANDRE disse...

Caro amigo Carlos. O filho do Tomé não sabe qual foi o resultado do jogo. Pelos vistos, o seu pai também já não se lembra do resultado daquele jogo, embora a foto que acompanha esta postagem pertença ao arquivo pessoal do jogador leonino Tomé. Pode ser que algum dos muitos visitantes do Armazém Leonino saiba responder a esta pergunta. Pela minha parte, vou investigar e pesquisar nos meuas arquivos e quando souber a resposta aviso. Até breve e saudações leoninas, Alexandre Ribeiro.

Dingo disse...

Aqui vai uma equipa tipo usada pelo CR Vasco da Gama em 1 de Agosto de 1974.

Vasco da Gama:
Andrada; Fidélis, Moisés, Miguel, e Alfinete; Alcir, e Zanata; Ademir, Jorginho Carvoeiro, Roberto, e Luís Carlos.
Técnico: Mário Travaglini.

Dingo disse...

Já agora, o jogo realizou-se a 30 de Agosto de 1974. O Vasco da Gama ganhou por 1-0. O jogo realizou-se no São Januário.

Nota adicional: O Yazalde tinha renovado contrato com o Sporting — para o que viria a ser a sua última época no Sporting —, dois dias antes.

Larry Lisboa disse...

Visite o "ARQUIVO do BASKET"
http://arquivodobasket.blogspot.com/

ALEXANDRE disse...

Caro amigo Dingo. Uma vez mais, os meus sinceros agradecimentos pela sua preciosa ajuda. A qualidade de um blogue também se mede pela valiosa contribuição e colaboração permanente dos seus visitantes. A nossa curiosidade e desconhecimento ficaram satisfeitos! Um abraço e até breve. Saudações leoninas, Alexandre Ribeiro.

Anónimo disse...

JÁ VI O ARQUIVO DO BASQUETEBOL, MUITO BOM, TEM LÁ EQUIPAS DO SPORTING. ALGUMAS QUE JÁ AQUI FORAM METIDAS. PARABÉNS AO LARRY.