sexta-feira, 23 de abril de 2010

Viagem do Sporting a Madrid: Inauguração do Estádio Metropolitano (1944)

Em 1944, a equipa do Sporting foi convidada para estar presente, através da disputa de um jogo de futebol, na inauguração do Estádio Metropolitano, pertença do clube madrileno "Atlético de Aviácion", o qual, mais tarde, mudaria o nome para Atlético de Madrid, nome que se mantém até hoje.
O Sporting havia-se sagrado recentemente Campeão Nacional de futebol da 1ª divisão no final dessa época de 1943/44 e faziam parte da equipa leonina grandes jogadores como, por exemplo, o guarda-redes Azevedo, Álvaro Cardoso (capitão), Manuel Marques ("Manecas"), Octávio Barrosa, Canário, Peyroteo, Albano, Jesus Correia, entre outros.
A comitiva leonina era chefiada pelo presidente da altura, o Dr. Barreira de Campos (presidente do Sporting entre 1944 e 1946), que viria a falecer em 1955. Acompanhava a comitiva leonina um ilustre e ecléctico sportinguista e grande homem do desporto, o Dr. Salazar Carreira (1894-1974), antigo atleta, treinador e, na altura, dirigente leonino, o qual foi também presidente do Sporting (em 1925 e 1926), além de ter integrado várias outras direcções do clube nessa década de 20.
Apresentamos, a seguir, um conjunto de 3 imagens, gentilmente cedidas, uma vez mais, pelo nosso amigo Frederico Mesquita, nas quais podemos identificar alguns elementos da comitiva leonina:
1ª imagem, antes do embarque no avião da Iberia rumo a Madrid - Em cima (da esquerda para a direita): Albano, ?, Azevedo, ?, Paciência, Manuel Marques (Massagista), Dr. Salazar Carreira (Dirigente), ?, ?, ?, Dr. Barreira de Campos (Presidente), ?, ?, Canário, Joseph Szabo (Treinador) e ?. Em baixo (mesma ordem): ?, Álvaro Cardoso, ?, ?, João Cruz, Octávio Barrosa, Roqui (?) e Manuel Marques ("Manecas").

2ª imagem, à saída do avião e chegada ao aeroporto de Madrid - 1º em cima: Dr. Barreira de Campos. A seguir, mais abaixo: Dr. Salazar Carreira. De frente para uma senhora, está Octávio Barrosa e ao seu lado (à esquerda) está o massagista Manuel Marques.

3ª imagem, recepção à comitiva leonina na sede (?) do clube ou no Estádio Metropoçitano (?) - Da esquerda para a direita: ?, ?, Dr. Salazar Carreira, ?, ?, Dr. Barreira de Campos, ?, ? e ?.

6 comentários:

Paulo disse...

1ª imagem, o 5º em cima é o Paciência, e o 5º em baixo é o Cruz.

carlos disse...

JÁ AGORA QUAL O RESULTADOD ESTE JOGO? e nos jogos luso brasileiros de 1969, como ficou o sporting no brasil em andebol e bsquetebol

ALEXANDRE disse...

Caro amigo Paulo. Obrigado pela identificação daqueles 2 jogadores. Um abraço e até breve.
Saudações leoninas, Alexandre Ribeiro.

Caro amigo Carlos. Também eu gostaria de saber as respostas às suas duas perguntas. O amigo (Frederico Mesquita) que me facultou as fotos referentes àquelas duas postagens, também desconhece os respectivos resultados obtidos por aquelas equipas do Sporting. Entretanto, pode ser que algum visitante do Armazém Leonino tenha conhecimento desses resultados e nos possa informar. Ficamos pois a aguardar. Um abraço e até breve. Saudações leoninas, Alexandre Ribeiro.

João disse...

Ou me engano muito ou este foi o jogo em que ganhámos 3-6 ao Atlético de Madrid, no qual, salvo erro, Jesus Correia marcou 4 golos.

ALEXANDRE disse...

Caro amigo João. Este não foi o jogo em que o Sporting venceu o Atlético Madrid por 6-3. O jogo dos 6-3 foi em 1948 e Jesus Correia marcou os 6 golos.
Um abraço e saudações leoninas, Alexandre Ribeiro.

Paulo disse...

1ªimagem, o 9º em cima é o Armando Ferreira, o 4º em baixo é o António Marques.