sexta-feira, 21 de maio de 2010

José Mendes

José de Jesus Mendes, nascido a 16 de Janeiro de 1947, em Setúbal, foi um dos bons defesas centrais portugueses que passaram pelo Sporting, em meados da década de 70, tendo representado o clube de Alvalade durante duas épocas, mais concretamente, em 1975/76 e 1976/77.
José Mendes cedo despontou para o futebol no clube da sua terra, o Vitória Futebol Clube (Setúbal), onde fez praticamente toda a formação, até chegar ao escalão sénior. Aliás, em representação do vitória sadino, José Mendes fez quase toda a sua carreira, antes e depois de jogar aquelas duas temporadas pelo Sporting. Com efeito, na época de 1965/66, José Mendes, então com 18 anos, subiu ao escalão sénior do clube sadino, onde permaneceu durante 10 temporadas consecutivas, até ao final da época de 1974/75.
Durante aquela década, José Mendes fez parte de grandes equipas vitorianas treinadas por dois grandes mestres do futebol português, em primeiro lugar por Fernando Vaz e, depois, por José Maria Pedroto. Durante alguns daqueles anos, José Mendes formou com Carlos Cardoso uma grande dupla de centrais na defesa vitoriana.
No início da época de 1975/76, José Mendes, já com 28 anos, ingressa no Sporting, ao serviço do qual realiza duas boas temporadas. Na verdade, José Mendes afirma-se, desde logo, como titular indiscutível no centro da defesa leonina formando dupla com Laranjeira.
José Mendes estreou-se, com a camisola do Sporting, a 7 de Setembro de 1975, em Matosinhos, frente ao Leixões, cujo jogo, a contar para a 1ª jornada do campeonato nacional, terminou empatado (0-0).

Equipa leonina da época de 1975-76, na qual podemos identificar
José Mendes (9º jogador, em cima, a contar da esquerda). Os restantes jogadores são:
Matos (g.r.), Amândio, Da Costa, Vítor Gomes, Tomé, Laranjeira, Fraguito, Barão, Pinhal (g.r.),
Libânio, Baltasar, Marinho, Chico Faria, Manuel Fernandes e Nélson.

Durante essas duas épocas de "leão ao peito", José Mendes efectuou um total de 63 partidas (36 e 27 jogos, respectivamente, nas 1ª e 2ª temporadas). José Mendes era um defesa central dotado de um bom sentido posicional e de uma boa leitura de jogo, forte na marcação individual. Ao longo da sua carreira, José Mendes demonstrou sempre uma enorme regularidade exibicional, à qual não era alheia o seu grande profissionalismo, quer dentro, quer fora de campo, aliado com a experiência acumulada ao longo dos anos.
José Mendes mereceu também a honra e o privilégio de ser internacional A pela Selecção Nacional, em representação da qual totalizou 8 internacionalizações (5 das quais ao serviço do Sporting). A sua estreia por Portugal ocorreu a 21 de Novembro de 1971, no Estádio da Luz, diante da Bélgica, tendo o jogo, de apuramento para o Campeonato da Europa de 1972, terminado empatado (1-1). O seu último jogo pela "equipa das quinas" aconteceu, passados pouco mais de 5 anos, a 22 de Dezembro de 1976, no Estádio José Alvalade, diante da Itália, tendo Portugal vencido esse encontro de carácter particular, por 2-1.

Equipa de Portugal que defrontou, a 17 de Novembro de 1976, no Estádio da Luz,
a Dinamarca, tendo vencido por 1-0 (golo apontado, aos 70 min., por Manuel Fernandes,
entrado na 2ª parte). José Mendes é o 5º jogador, em baixo, a contar da esquerda.
Os restantes jogadores são: Fonseca (g.r.), Artur, Celso (brasileiro naturalizado), Taí,
Vítor Baptista, Humberto Coelho (cap.), Nené, Oliveira, Chalana e Alves.

Não obstante ter realizado boas exibições com a camisola leonina, José Mendes não conquistou nenhum troféu pelos "leões", acabando por sair de Alvalade no final da época de 1976/77, regressando ao seu vitória sadino. Em Setúbal, José Mendes permaneceu mais 3 temporadas, até ao final da época de 1979/80.
Equipa sadina da época de 1979/80, na qual podemos identificar
José Mendes (5º jogador, em cima, a contar da esquerda).

No início da época seguinte, José Mendes ingressa no Amora, onde vem a terminar a sua longa carreira de jogador, no final da temporada (1980/81), aos 34 anos, e após 16 anos consecutivos como futebolista profissional do 1º escalão do futebol português, dos quais 13 anos foram passados ao serviço do Vitória Futebol Clube, o grande "amor" da sua vida desportiva, até hoje.

4 comentários:

Vtitor Ferreira disse...

lembro.me dele no sporting. era titular e fez dupla com o laranjeira. mto bom jogador ,mas n era nenhum AS

Zé Diogo disse...

o gr sem nome de 75-76 é o PINHAL!

ALEXANDRE disse...

Caro amigo Zé Diogo. Muito obrigado pela sua informação. Vou já completar a equipa com o nome do guarda-redes que faltava: Pinhal! Cumprimentos cordiais e saudações leoninas! Alexandre Ribeiro.

Zé Diogo disse...

não fazer confusão,sou do SLB!
Mas gosto de participar.