quarta-feira, 26 de maio de 2010

Os futebolistas estrangeiros do Sporting que estiveram presentes em "Mundiais".

A poucos dias de se iniciar a 19º Edição do Campeonato do Mundo de Futebol que, pela 1ª vez na sua História, se realiza num país africano, a África do Sul, o Armazém Leonino vem hoje recordar todos os futebolistas estrangeiros da História do Sporting que estiveram presentes em "Mundiais" de futebol em representação dos seus países.
Após uma breve pesquisa, encontrámos 13 jogadores que, entre 1974 e 2010, tiveram o privilégio de ser chamados a representar as suas selecções nacionais. No entanto, pelo meio, houve 4 edições do Campeonato do Mundo que não contaram com a presença de futebolistas estrangeiros leoninos, como foram os casos das edições de 1978 (Argentina), 1986 (México), 2002 (Coreria do Sul e Japão) e 2006 (Alemanha).
Indicamos, a seguir (por ordem cronológica), esses 13 jogadores (Yordanov repetiu a presença de "leão ao peito") que mereceram a honra de estar presentes na maior competição mundial de futebol:

"Mundial" da Alemanha (1974): Yazalde (Argentina).

"Mundial" de Espanha (1982): Meszaros (Hungria).

"Mundial" de Itália (1990): Ivkovic (ex-Jugoslávia, actual Croácia); Silas (Brasil).

"Mundial" dos EUA (1994): Balakov e Yordanov (Bulgária); Valckx (Holanda).

"Mundial" de França (1998): Yordanov (Bulgária); De Wilde (Bélgica); Ramirez (Paraguai); Saber e Hadji (Marrocos).


"Mundial" da África do Sul (2010): Matias Fernandez (Chile); Stojkovic (Sérvia).

Notas: Nesta última época, Stojkovic esteve emprestado, pelo Sporting, ao Wigan (Inglaterra). Também outros 3 jogadores estrangeiros, que já passaram pelo Sporting em épocas anteriores, irão estar presentes no "Mundial" da África do Sul. São eles: Gabriel Heinze (Argentina), actualmente ao serviço do Marselha (França), Rodrigo Tello e Pablo Contreras (Chile), respectivamente, jogadores do Besiktas (Turquia) e PAOK (Grécia). Balakov repetiu a presença noutra edição do "Mundial", em 1998 (França), mas nessa altura já não se encontrava ao serviço do Sporting, mas sim, do Estugarda (Alemanha).

Através desta relação de jogadores, pode-se perceber que o Sporting não tem tido, ao longo dos últimos 35 anos, muitos futebolistas de verdadeira craveira mundial. Embora nos últimos anos tenham passado pelo Sporting muitos jogadores estrangeiros, salvo algumas boas excepções, a maioria deles não tem tido a qualidade e a categoria necessárias para serem considerados verdadeiras mais valias, jogadores acima da média que venham trazer, de facto, um valor acrescido ao respectivo plantel.
Esperemos para ver o que nos reserva a próxima época, no que diz respeito à contratação de jogadores estrangeiros para o plantel do Sporting. Aquilo que, naturalmente, desejamos, é que, desta vez, o Sporting acerte nas suas contratações e adquira, pelo menos, 2 ou 3 futebolistas de classe extra e de categoria internacional, que sejam realmente reforços, na verdadeira acepção da palavra.

6 comentários:

Anónimo disse...

-Naybet e Amunike assinaram com o Sporting após do Mundial em 1994.

-O Mexicano Negrete assinou após do Mundial en 1986.



-Heinze e Contreras não foram escolhidos por suas respectivas seleções

gord_illo disse...

Concordo com o Alexandre embora ache que, apesar de tudo, o Sporting teve bastantes estrangeiros presentes em Europeus e internacionais. Recordo que o Douglas ou o Ricardo Rocha eram internacionais brasileiros, embora não em altura de mundial. O Schmeichel apenas apanhou um Europeu.

SL

ALEXANDRE disse...

Relativamente a jogadores que estiveram presentes em "Mundiais" de futebol, antes de ingressarem no Sporting, além dos já referidos Amunike, Naybet e Negrete, lembrei-me também dos brasileiros Luisinho (Espanha-1982) e Anderson Polga (Coreia do Sul e Japão-2002), tendo este último sido, inclusivamente, Campeão do Mundo nesse "Mundial".
Ao contrário do que afirmou o Anónimo, o argentino Heinze e o chileno Contreras fazem parte da lista de seleccionados dos respectivos países para o "Mundial" da África do Sul.

Anónimo disse...

tecnicamente a ex-Jugoslávia não é a Croácia. Será a Sérvia. Apenas pode ser dito que é da actual Croácia, caso o Ivkovic tenha nascido numa cidade actualmente da Croácia. Mas mesmo assim, a expressão "ex-Jugoslávia, actual Croácia" não é nada correcto.

ALEXANDRE disse...

Caro anónimo. Admito que não me tenha sabido explicar bem. O que eu quis dizer é que o Ivkovic nasceu no território da antiga Jugoslávia correspondente à actual Croácia, pois é natural de Zagreb, precisamente a capital da Croácia. Aqui fica o esclarecimento.

Dingo disse...

Olhem que quando o França 98 se realizou o Hadji já não era jogador do Sporting. O Hadji jogou no Sporting até meados de 1997/98, eu creio.