domingo, 30 de maio de 2010

Sporting conquista a 1ª Taça Europeia da História do Andebol Português!


O Sporting voltou a fazer História no Desporto em Portugal! O dia 29 de Maio de 2010 passa a constituir uma das datas mais importantes da História do Sporting Clube de Portugal e o maior feito do Andebol Português e, em particular, do Andebol Leonino!

Além de ser o 3º clube europeu com mais taças europeias conquistadas, num total de 22 (somente atrás do Barcelona e do Real Madrid), ontem, com a conquista da Taça Challenge, por parte da equipa leonina, após dupla vitória, diante da equipa polaca do MMTS Kwidzin, nos 2 jogos da final (27-25 na Polónia e 27-26 em Almada), o Sporting passou a ser, igualmente, o 3º clube da Europa com taças europeias conquistadas em 4 modalidades colectivas, juntando-se, assim, ao Barcelona (títulos europeus em basquetebol, andebol, hóquei em patins e futebol) e ao CSKA Moscovo (títulos europeus em basquetebol, andebol, voleibol e futebol).

Com efeito, o Sporting passa a deter em seu poder 22 troféus europeus, distribuídos por 4 modalidades, da seguinte forma: 15 em Atletismo (14 Taças dos Campeões Europeus de Corta-Mato e 1 Taça dos Campeões Europeus de Pista), 5 em Hóquei em Patins (1 Taça dos Campeões Europeus, 3 Taças das Taças e 1 Taça CERS), 1 em Futebol (Taça das Taças) e 1 em Andebol (Taça Challenge).

Ontem, em Almada, com um pavilhão a "rebentar pelas costuras", completamente lotado, perante um público fantástico, incansável e inexcedível no apoio à equipa leonina, o Sporting quebrou, finalmente, o enguiço e, à 4ª tentativa, conquistou finalmente uma Taça Europeia para o Andebol Português, após 3 tentativas falhadas, por parte do ABC Braga (na Liga dos Campeões, em 1993/94 e na Taça Challenge, em 2004/05) e do Sporting Clube Horta (na Taça Challenge, em 2005/06).

Paulo Faria e Carlos Galambas, finalmente a conquista europeia que faltava nas suas carreiras! 

A título de curiosidade, refira-se que Paulo Faria (treinador leonino) e Carlos Galambas (pivot leonino) já haviam perdido, enquanto atletas, finais anteriores, ao serviço do ABC. Na verdade, Paulo Faria perdeu a 1ª final de 1993/94 frente à equipa espanhola do TEKA Santander, enquanto que Carlos Galambas perdeu as duas finais em representação do clube bracarense (a 2ª final, diante da equipa suíça do Wacker Thun).

Pedro Solha, o artilheiro da equipa leonina e da Taça Challenge!

Registe-se ainda a proeza individual alcançada pelo excelente ponta esquerda leonino, Pedro Solha, que se sagrou o melhor marcador da Taça Challenge, com 57 golos apontados em 8 jogos (média aproximada de 7 golos por jogo)!
Para a História da 10ª Edição da Taça Challenge 2009/10, aqui deixamos o registo da extraordinária campanha leonina que culminou com a brilhante conquista da 1ª Taça Europeia do Andebol Português, cuja proeza ficará gravada a letras de ouro no fantástico palmarés do Sporting Clube de Portugal, incontestavelmente, a maior potência desportiva de Portugal e uma das maiores da Europa.

Oitavos-final: Sporting - 39 / Dimou Thermaikou (Grécia) - 24 ; Dimou Thermaikou - 20 / Sporting - 34.

Quartos-final: Sporting - 30 / Stiinta Bacau (Roménia) - 24 ; Stiinta Bacau - 28 / Sporting - 23.

Meias-finais: Sporting - 28 / RD Slovan (Eslovánia) - 23 ; RD Slovan - 33 / Sporting - 30.

Final: MMTS Kwidzyn (Polónia) - 25 / Sporting - 27 ; Sporting - 27 / MMTS Kwidzyn - 26. 

Balanço final: 8 jogos (6 vitórias e duas derrotas), 238 golos marcados e 203 golos sofridos.

5 comentários:

carlos disse...

NUM PAÍS, COM IMENSA FALTA DE CULTURA DESPORTIVA E DA OUTRA TAMBÉM, É ESPECTACULAR ESTE FEITO. ESTES SIM MERECEM O APOIO DOS SPORTUINGUISTAS, AGORA AQUELES RAPAZECOS QUE JOGARAM LÁ Á BOLA ESTA ÉPOCA, NEM PARA SEMEAR BATATAS.

Anónimo disse...

No palmarés dos títulos europeus colectivos nunca é considerada a Taça da Europa em Bilhar (Pool), ganha em 1999. Há algum motivo especial para isso? É que assim, em vez de 4 modalidades com títulos europeus - Futebol, Hóquei em Patins, Atletismo e Andebol -, seriam 5 modalidades diferentes, incluindo o Bilhar - feito inédito na Europa.
Saudações Leoninas

ALEXANDRE disse...

Caro amigo anónimo. Tem toda a razão! Pelos vistos, parece que o bilhar não é tido na devida conta, sendo considerado uma modalidade de somenos importância, ou, pelo menos, de menor expressão e prestígio a nível internacional. Mas, de facto, é justo reconhecer aquele feito leonino no Bilhar (Pool) e, assim, passamos a ter títulos europeus em 5 modalidades colectivas, feito único na Europa! Um abraço e saudações leoninas! O Sporting é mesmo grande!

Anónimo disse...

Pois é, Alexandre, mas o Bilhar até que é uma modalidade com história nos 3 grandes de Portugal, sendo praticada pelos mesmos desde há várias décadas. Acho que já foi modalidade olímpica, ou, se não foi, esteve em vias disso.
Estes feitos deviam ser mais propalados e, sobretudo, informados com rigor.
Um abraço e viva o nosso grande SPORTING!

Anónimo disse...

Mais uma vez somos os primeiros a fazer história, agora no andebol. Pavilhão a abarrotar, apoio do princípio ao fim. É assim que gosto de ver o meu clube!! A somar a este, também nos sagrámos campeões de juniores de andebol e um 2º lugar na taça dos campeões europeus de atletismo. Agora só falta juntar o futsal e o campeonato de juniores de futebol...