quarta-feira, 5 de maio de 2010

Troféu da Páscoa (Paris - 1971): Sporting - 3 / Benfica - 1

Na Páscoa de 1971, aproveitando uma breve interrupção do Campeonato Nacional da época de 1970/71, Sporting e Benfica deslocaram-se a Paris a fim de realizarem aí um jogo de exibição para os milhares de emigrantes portugueses residentes em França.
Na verdade, um "derby" Sporting-Benfica, fosse realizado em Portugal ou em qualquer outra parte do Mundo, concentrava sempre em seu redor o maior foco de expectativa, interesse e atracção que se possa imaginar e, neste caso particular, constituía, de facto, o melhor espectáculo que se poderia oferecer aos milhares de portugueses que, no seu dia-a-dia em França, seguiam à distância, com atenção, emoção, saudade e patriotismo, as notícias do desporto e do futebol português.
As alegrias proporcionadas pelas vitórias da Selecção Nacional e dos clubes portugueses nas competições europeias serviam para atenuar e disfarçar as agruras da vida e os sacrifícios por que passavam muitos desses emigrantes portugueses, os quais trabalhavam arduamente, tendo em vista a obtenção de melhores salários e condições de vida, que nunca teriam conseguido alcançar caso tivessem permanecido em Portugal.
O Sporting foi o vencedor do Troféu da Páscoa, derrotando o Benfica, por 3-1. Recordemos a constituição da equipa leonina que venceu o seu velho e eterno rival da 2ª circular:
Damas; Caló, José Carlos, Laranjeira e Hilário; Tomé, Nelson e Peres; Lourenço, Chico Faria e Dinis.
Apresentamos, a seguir, a foto dessa equipa, que nos foi gentilmente enviada pelo filho do antigo jogador leonino Fernando Tomé (2º jogador em pé a contar da esquerda). Ao filho e ao pai Tomé, os sinceros agradecimentos do Armazém Leonino.

Em cima (da esquerda para a direita): Damas, Tomé, Caló, Hilário, Laranjeira e José Carlos.
Em baixo (mesma ordem): Lourenço, Nelson, Chico Faria, Peres e Dinis.

1 comentário:

carlos disse...

FOTO MAGNIFICA, CONTINUEM A PUBLICAR VITÓRIAS EM TROFEUS, FORAM MUITOS OS QUE GANHAMOS.