sexta-feira, 4 de junho de 2010

Colecção de cromos "Futebol Post" (1983-84)

Na época de 1983/84, a Mabilgráfica, uma das mais prestigiadas e conceituadas editoras de cromos de então, sediada na Amadora, editou uma colecção denominada "Futebol Post". Esta colecção, bastante original por sinal, baseou-se, para a concepção dos cromos, na temática filatélica, pois os cromos imitavam justamente selos, não faltando, inclusivamente, uma marca a imitar o carimbo.
A caderneta continha as páginas (duas por equipa) referentes às 16 equipas que disputavam o Campeonato Nacional da 1ª Divisão da temporada de 1983/84. Cada equipa era constituída por 13 cromos/selos, representando os 11 jogadores de campo, a bandeira com o emblema do clube e a equipa (selo horizontal).
A combinação do cromo com o selo resultou bastante bem em termos gráficos, conferindo uma certa qualidade artística a esta colecção. O único senão tem a ver com o facto de não se conseguir distinguir facilmente os jogadores presentes nas 16 equipas retratadas no cromo/selo horizontal, devido ao facto das respectivas fotos não estarem devidamente ampliadas.
A seguir, apresentamos, como exemplo do que atrás descrevemos, duas páginas da caderneta, retratando a equipa do Sporting:

Em cima (da esquerda para a direita): Zezinho, Jordão, Virgílio, Mário Jorge, Gabriel e Oliveira.
Em baixo (mesma ordem): Lito, Kostov, Manuel Fernandes (cap.), Katzirz (g.r.) e Romeu.

Katzirz (g.r.), Gabriel, Mário Jorge, Zezinho, Virgílio, Kostov,
Romeu, Futre, Manuel Fernandes (cap.), Oliveira e Jordão.

4 comentários:

Ruy Moura disse...

QUE LINDO!!!

Abraços leoninos e gloriosos!

Anónimo disse...

Eu fiz esta colecção, tinha pouco mais de seis anos, mas lembro-me perfeitamente!
Emocionei-me um bocado ao rever estes cromos porque já sendo sportinguista na altura (numa família predominante de benfiquistas), essas fotografias do plantel leonino exerceram em mim um grande fascínio, sobretudo a de Futre, que eu adorava ver jogar e que tanto me custou a sua saída do clube. Passados anos, ia vê-lo de verde-e-branco a essa colecção.
Houve outra que me acompanhou na minha memória durante muitos anos, especialmente quando me preparava para dormir.
A do fantástico Vítor Damas, então no Portimonense, a voar, voar (fotografia da capa, na Luz, parece-me).
Quando tinha dificuldades em adormecer, em vez de contar carneirinhos, imaginava esse voo de um dos meus ídolos e grande SPORTINGUISTA, Vítor Damas!
E concordo em absoluto quando fala numa certa qualidade artística das suas páginas!

Leitor regular deste maravilhoso blogue, aproveito para endereçar os parabéns aos seus responsáveis!
Um abraço leonino desde Braga,

Afonso Carmo

ALEXANDRE disse...

Caro amigo Afonso Carmo. Agradeço as suas amáveis palavras e os seus elogios. Fico muito satisfeito por ter gostado de ver esta caderneta.
Fique por aí atento e vá passando de vez em quando pelo Armazém Leonino, pois nos próximos tempos iremos publicar mais postagens de cadernetas de futebol dos anos 70 e 80, as quais são sempre recordadas com grande agrado e enorme saudade. Um abraço e cumprimentos cordiais. Saudações leoninas! Alexandre Ribeiro.

Anónimo disse...

Tenho essa caderneta completa que guardo religiosamente.