segunda-feira, 14 de junho de 2010

Portugal - 1 / URSS - 0 (Qualificação para o "Europeu" de França - 1984)

Em 1984, Portugal participou, pela 1ª vez na sua História, numa edição do Campeonato da Europa de Futebol, que naquele ano se realizava em França. Mas para aí chegar, a Selecção Nacional teve uma fase de apuramento bastante sofrida e complicada, na qual deixou a decisão final para o último jogo a realizar no Estádio da Luz, tendo de vencer a URSS para assegurar a qualificação para esse "Europeu".
Nesse jogo decisivo, diante da forte selecção soviética, a equipa das "quinas" rubricou uma excelente exibição, tendo os jogadores portugueses deixado, de facto, a "pele em campo", fazendo das "tripas coração" e colocando, em campo, todo o seu virtuosismo técnico, aliado a um forte espírito de sacrifício e de entreajuda de toda a equipa.
O "penalty" convertido por Jordão, a terminar a 1ª parte (42 minutos), deu à "equipa de todos nós" a tranquilidade, a confiança e a força anímica necessárias para aguentar a reacção da URSS na 2ª parte. No 2º tempo, Portugal continuou a efectuar uma exibição personalizada e segura, jogando, sobretudo, em contra-ataque, através do qual ia mantendo em respeito a equipa soviética. Com efeito, fazendo alarde de uma grande concentração, um elevado espírito de luta e um sentido táctico notável e, ainda, com uma defesa (incluindo o guarda-redes) intransponível, a Selecção Nacional iria consumar uma das maiores proezas até então da sua História.
No final do jogo, com a vitória (1-0) conquistada e o apuramento alcançado, foi grande a festa e a comemoração de Portugal, que voltava a estar presente, passados 18 anos e pela 2ª vez na sua História, na fase final de uma grande competição de futebol a nível de selecções, depois da fantástica "saga" dos "Magriços" no "Mundial" de Inglaterra, em 1966.
Apresentamos, a seguir, a foto da equipa portuguesa que alinhou nesse jogo memorável, realizado a 13 de Novembro de 1983, numa tarde de domingo, no antigo Estádio da Luz, perante uma assistência numerosa e entusiástica que foi o 12º jogador da Selecção Nacional, incansável, do princípio ao fim do encontro, no apoio aos nossos bravos lusitanos.
Em cima (da esquerda para a direita): Eurico, Jordão, Lima Pereira, Inácio e João Pinto.
Em baixo (mesma ordem): Bento (g.r. e cap.), Gomes, José Luís, Chalana, Jaime Pacheco e Carlos Manuel.

Desta equipa, fazia parte apenas um jogador do Sporting, precisamente Jordão, um dos "heróis" da partida e autor do golo solitário que garantiu a vitória e o apuramento histórico de Portugal para o Campeonato da Europa de 1984. O "onze lusitano", constituído maioritariamente por jogadores do F.C. Porto (6) e do Benfica (4), alinhou, no sistema táctico de 4x4x2, da seguinte forma: Bento (Benfica); João Pinto (F.C. Porto), Eurico (F.C. Porto), Lima Pereira (F.C. Porto) e Inácio (F.C. Porto); José Luís (Benfica), Carlos Manuel (Benfica), Jaime Pacheco (F.C. Porto) e Chalana (Benfica); Gomes (F.C. Porto) e Jordão (Sporting). Que saudades desta extraordinária equipa!
A propósito deste feito alcançado pela equipa das "quinas", o excelente e inesquecível caricaturista, Francisco Zambujal, quis também, através da sua arte e talento, homenagear a Selecção Nacional, reproduzindo uma fantástica caricatura daquela equipa, que apareceu publicada na capa da revista "Futebol em revista" (4ª série - nº4 de Novembro/Dezembro de 1983), editada pela Federação Portuguesa de Futebol, a qual apresentamos a seguir.

Com este pequeno artigo, o Armazém Leonino pretendeu também homenagear, de forma singela, a "equipa de todos nós" e, simultaneamente, reforçar os votos de felicidades e de êxitos para a campanha lusitana no "Mundial" da África do Sul - 2010, que amanhã tem o seu início, com o jogo Portugal - Costa do Marfim. Boa sorte, "Navegadores"! Força Portugal!

Sem comentários: