quinta-feira, 22 de julho de 2010

As defesas leoninas menos batidas em 76 edições do Campeonato Nacional (1935-2010).

Desde a época de 1934/35 até hoje, isto é, em 76 edições do Campeonato Nacional de futebol, há a registar, sobretudo, 4 épocas em que o sector defensivo do Sporting teve uma excelente prestação, tendo sofrido, em média, menos de 0,6 golos por jogo. Tal situação ocorreu nas seguintes temporadas (ordem cronológica das datas): 1970/71, 1979/80, 1996/97 e 2006/07.
Destas 4 épocas, a que detém a média recorde é precisamente a última delas, a de 2006/07, sendo que, somente na época de 1979/80 o Sporting se sagrou campeão nacional. A seguir, apresentamos as 4 melhores defesas leoninas de sempre, em termos da média de golos sofridos por jogo:

- Época 2006/07: 15 golos sofridos em 30 jogos (média de 0,5 golos/jogo); o treinador leonino era Paulo Bento e o Sporting classificou-se em 2º lugar no campeonato, atrás do F.C. Porto; "defesa-tipo" (jogadores mais utilizados): Ricardo (g.r.); Abel, Polga, Caneira e Tello;
- Época 1970/71: 14 golos sofridos em 26 jogos (média de cerca de 0,54 golos por jogo); o treinador leonino era Fernando Vaz e o Sporting classificou-se em 2º lugar, atrás do Benfica; "defesa-tipo" (jogadores mais utilizados): Damas (g.r.); Pedro Gomes, José Carlos, Alexandre Baptista/Caló e Hilário;
- Época 1996/97: 19 golos sofridos em 34 jogos (média de cerca de 0,56 golos por jogo); o treinador leonino começou por ser o belga Robert Waseige, sendo depois substituído por Octávio Machado; o Sporting classificou-se novamente em 2º lugar, atrás do F.C. Porto; "defesa-tipo" (jogadores mais utilizados): De Wilde (g.r.); Luis Miguel/Gil Baiano, Marco Aurélio, Beto e Pedrosa;
- Época 1979/80: 17 golos sofridos em 30 jogos (média de cerca de 0,57 golos por jogo); o treinador leonino começou por ser Rodrigues Dias, sendo depois substituído por Fernando Mendes; o Sporting sagrou-se campeão nacional, com mais 2 pontos em relação ao F.C. Porto; "defesa-tipo" (jogadores mais utilizados): Vaz/Fidalgo (g.r.); José Eduardo/Artur, Eurico, Bastos/Meneses e Barão/Inácio.
O próximo grande objectivo de uma defesa leonina é conseguir baixar a média de 0,5 golos sofridos/jogo. Para tal, é necessário sofrer menos de 15 golos durante o campeonato. O desafio está lançado! Vamos a isso, Rui Patrício, Tiago, João Pereira, Abel, Polga, Daniel Carriço, Tonel, Torsiglieri, Evaldo e Grimi!

9 comentários:

Bin Laden disse...

Huuum... Com Patrício, Grimi, Polga e Abel parece-me que será muiiito difícil. Queira Allah que esteja enganado!

Bin Laden disse...

Huuum... Com Patrício, Grimi, Polga e Abel parece-me que será muiiito difícil. Queira Allah que esteja enganado!

JHS disse...

Sem desprimor para o nosso Fernando Mendes, o prof. Rodrigues Dias foi substituído por uma dupla: Fernando Mendes/Radisic. Ai que saudades dessa época extraordinária de há 30 anos!
Saudações leoninas

Mercado Sporting disse...

Boa noite, o vosso blog foi adicionado ao Mercado Sporting, se pudessem colocar o MS ficaria muito grato.

Link do Mercado Sporting:
http://mercadosporting.blogspot.com/

Saudações leoninas.

Joseph Lemos disse...

Pois...e com essas defesas "fantasticas",quantos campeonatos ganharam nesse periodo?

Muitos,hein.....?

Ainda Bem Que Não Sou Lampião disse...

O palerma do Joseph, antes de se atrever a debitar comentários num blog como o Armazém Leonino, devia começar por aprender a colocar os acentos nas palavras. Fantásticas e período são palavras que levam acento agudo. Isto aqui não é a javardeira dos blogs lá da sua cor, percebeu?

Joseph Lemos disse...

Só que um burro quando quer ser burro não lhe importa perceber seja o que for.Dá para entender?

Como poderás verificar, meu aborto caseiro,agora já tem acentuação. Sabes porquê? Claro que não sabes!!! Mas eu explico: simplesmente porque o computador usado anteriormente não está programado para português.Será que entendes? Não creio!

E agora, quantos campeonatos ganharam com essas ''maravilhosas'' defesas menos batidas?

ALEXANDRE disse...

Caro Joseph Lemos. Dá para perceber que não é do Sporting, mas não tem necessidade de fazer os comentários em ar de gozo e provocação. Este blogue está aberto a todos os visitantes, sportinguistas ou não, que de forma educada e civilizada deixem os seus comentários a propósito dos artigos publicados. Se tiver lido com atenção este artigo, poderá confirmar que relativamente às 4 defesas leoninas menos batidas, numa das épocas (1979/80) o Sporting foi campeão. No artigo não está escrito que essas defesas foram "maravilhosas" ou "fantásticas" como o senhor refere. Se não gosta deste blogue não precisa de o visitar nem de deixar comentários. É tão feio insultar e ofender as pessoas!Existem tantos blogues de outros clubes para visitar! Cumprimentos, Alexandre Ribeiro.

Joao disse...

Caro Alexandre, nao posso deixar de admirar a sua bonomia para com esse "aborto" que personifica mesmo bem o tipico lampiao. Se o blogue fosse meu, esse gajo era banido a primeira baboseira que dissesse. Joseph, palhacito: Nao gostas, nao comes! Vai alardear para os blogs da tua cor e nao tenhas tanta pressa em falar mal so por falar, so te fica mal.