segunda-feira, 19 de julho de 2010

Cinco futebolistas campeões do Mundo já pisaram o relvado do saudoso Estádio José Alvalade.

Entre o final da década de 80 e o início da década de 90, em pouco mais de ano e meio de intervalo, o Sporting teve de defrontar, nas competições europeias, duas das mais fortes equipas italianas da altura: o Nápoles, na 1ª eliminatória (Setembro de 1989) da Taça UEFA (época de 1989/90) e o Inter de Milão, nas meias-finais (Abril de 1991) da mesma prova, na temporada seguinte (época de 1990/91).
Apesar das excelentes exibições realizadas pela equipa leonina em ambas as eliminatórias, sobretudo, nos jogos realizados em Alvalade, o Sporting acabaria por ser eliminado das duas vezes, embora em circunstâncias diferentes. Sobretudo, frente ao Nápoles, faltou a "estrelinha da sorte", já que o Sporting não foi em nada inferior à equipa italiana, deixando uma excelente imagem nos dois jogos.
Com efeito, diante do Nápoles, em cuja equipa jogava, entre outros, o argentino Maradona, o melhor jogador do Mundo, e os internacionais brasileiros, Alemão (médio) e Careca (avançado), o Sporting empatou (0-0) nas duas mãos, acabando por ser eliminado, em Nápoles, na "lotaria dos penalties", por 4-3, tendo o guarda-redes leonino de então, o jugoslavo Ivkovic, defendido a grande penalidade apontada pelo próprio Maradona. Infelizmente, tal proeza não foi suficiente para evitar a eliminação da prova, já que na grande penalidade decisiva, Gomes falhou atirando à barra.
Na época seguinte, frente ao Inter de Milão, recheado de grandes "estrelas" do futebol mundial, casos dos internacionais alemães Brehme (defesa), Matthaus (médio) e Klinsmann (avançado), e dos internacionais italianos Zenga (g.r.), Bergomi (defesa), Ferri (defesa), Berti (médio) e Serena (avançado), o Sporting bateu-se muito bem, sobretudo, em Alvalade, onde empatou (0-0), mas em que merecia ter ganho, dadas as oportunidades criadas e ingloriamente desperdiçadas. Na 2ª mão, em Milão, o Inter venceu por 2-0 "carimbando" a passagem à final da competição, a qual acabaria, aliás, por vencer, derrotando a também equipa italiana da Roma.
Nestas duas eliminatórias, apesar de ter sido eliminado, o Sporting e os seus adeptos, que esgotaram a lotação do velhinho e saudoso Estádio José Alvalade, tiveram o privilégio de receber, pela primeira vez no seu estádio, 5 futebolistas campeões do Mundo de futebol pelas suas respectivas selecções. Foram eles, por ordem cronológica:

- BERGOMI, campeão do Mundo pela Itália, em 1982, no "Mundial" de Espanha;
- MARADONA, campeão do Mundo pela Argentina, em 1986, no "Mundial" do México;
- BREHME, MATTHAUS e KLINSMANN, campeões do Mundo pela Alemanha, em 1990, no "Mundial" de Itália.
Que saudades daquelas quartas-feiras europeias à noite, em que o nosso estádio enchia quase sempre para apoiar o Sporting frente a grandes equipas do futebol europeu. Eu fui um desses privilegiados que teve o prazer e a sorte de assistir a grandes jogos em Alvalade e de ver em acção alguns dos melhores jogadores do mundo, entre os quais aqueles 5 futebolistas campeões do Mundo!

14 comentários:

Anónimo disse...

Esqueceram-se que o Altobelli tb foi campeão em 1982. É dele um dos golos na final com a RFA.

João Brites disse...

O Altobelli já não jogava no Inter dos 3 alemães. O Altobelli deixou de jogar em 89/90 e, já tinha saido do Inter em 87/88.

Agora não sei, se o apanhado foi referindo jogadores que quando passaram em Alvalade já tinham sido no passado Campeões do Mundo, porque senão...

Podemos também é referir o Branco (ex-FC Porto) que foi Campeão do Mundo em 94, ao lado de um jogador, que por acaso até passou pelo Sporting, também Campeão em nos EUA em 94, o Ricardo Rocha.

De 98, mais 3 Campeões do Mundo passaram em Alvalade, marcando presenºa no 1º jogo do Sporting na Champions League: Barthez, Trezeguet e Henry, pelo AS Monaco em 97/98.

De 2002 (Campeões Coreia/Japão), se não me engano o Lucio pelo Bayern, e sem duvida o Roberto Carlos pelo Real Madrid. Deste último Mundial, então passaram já uns quantos, então os do Barça, quase todos.

Para finaliar, estão é a esquecer-se dum que, pisa o nosso relvado há 7 épocas, chama-se Anderson Polga, Campeão do Mundo em 2002.

Continuação do óptimo trabalho ;)

ALEXANDRE disse...

Caro amigo João Brites. Agradeço os seus esclarecimentos e informações. De facto, este artigo era referente apenas aos futebolistas que já tinham sido campeões do Mundo antes de jogarem contra o Sporting. Quanto ao Altobelli confiei na minha memória, mas na verdade ele já tinha saído do Inter. Quem eu queria referir e me esqueci foi o avançado Serena. Um abraço e cumprimentos cordiais. SAUDAÇÕES LEONINAS!

sloct disse...

E o Alan Ball, campeão do mundo em 66 pela Inglaterra, que jogou pelo Southampton?

sloct disse...

E o Alan Ball, campeão do mundo em 66 pela Inglaterra, que jogou pelo Southampton?

ALEXANDRE disse...

Caro amigo Sloct. Desconhecia esse facto. Não sabia que o Alan Ball jogava no Southampton quando o Sporting defrontou esta equipa inglesa em Alvalade, em Novembro de 1981. Que idade tinha o Allan Ball em 1966? Passados 15 anos já devia ter uma idade bastante avançada, não? Obrigado pela informação. Até breve e cumprimentos cordiais. SAUDAÇÕES LEONINAS!

Anónimo disse...

O Alan Ball tinha 35/36 anos quando jogou em Alvalade pelo Southampton. Já morreu, coitado.

sloct disse...

Caro Alexandre,
Em 66 creio que tinha 21 anos, era menino para os seus 35-36 anos, como disse o anónimo do post anterior.
Nem sabia que já tinha falecido.

Gonçalo disse...

E eu ainda sei mais uns quantos: Materazzi e Toldo duas vezes pelo Inter (2002 e 2006), Abbiati e Gattuso(?) pelo Milão em 2001.
Valdes,Puyol,Xavi,Iniesta não me lembro se jogaram todos pelo Barcelona em 2007.E o Thuram e Petit não jogavam no Mónaco em 97-98?
E ainda Robert Pires pelo Metz em 96 e Littbarski pelo Colónia em 86, o Illgner não sei se já lá estava.

Gonçalo disse...

Como campeões do mundo Materazzi e Toldo em 2006.

Gonçalo disse...

Materazzi e Fabio Grosso aliás, o Toldo não foi campeão do mundo.

ALEXANDRE disse...

Caro amigo Gonçalo Eusébio. Agradeço a sua colaboração e as suas informações, no entanto, este artigo é referente apenas aos jogadores que já tinham sido campeões do Mundo quando jogaram contra o Sporting. Todos os jogadores que referiu foram, de facto, campeões do Mundo, mas só o foram após terem defrontado o Sporting ao serviço das suas respectivas equipas. Obrigado na mesma pela participação. Volte sempre e até breve. Cumprimentos cordiais e saudações leoninas!

sloct disse...

Para complementar o que o Gonçalo disse, e pela perspectiva dele, teríamos que juntar o Bobby Charlton.

Joao disse...

Caro Alexandre, na verdade o Inter que jogou em Alvalade em Agosto e Setembro de 2006 tinha como jogadores ja campeoes do mundo Materazzi, Grosso e Patrick Vieira.
Cumprimentos