segunda-feira, 5 de julho de 2010

João Moutinho - 12º jogador leonino a transferir-se para o F.C. Porto.

Com a saída de João Moutinho do Sporting e o seu ingresso no F.C. Porto, este passa a ser o 12º jogador leonino a transferir-se de Alvalade para as Antas.
Com efeito, antes de João Moutinho já se haviam registado 11 saídas de jogadores do clube de Alvalade para a equipa portista, sendo que, 2 desses casos (Jaime Pacheco e Sousa) se tratavam de regressos ao clube nortenho.
Registe-se, ainda, o facto de, por 4 ocasiões, se terem verificado duas saídas simultâneas de jogadores de Alvalade para as Antas.
Vejamos então, por ordem cronológica, quem foram, até agora, os 12 jogadores leoninos que trocaram o Sporting pelo F.C. Porto:

- Época de 1975/76: Alhinho (defesa central) e Dinis (extremo esquerdo/avançado); estiveram apenas uma época ao serviço do F.C. Porto e não tiveram sucesso nas Antas, não tendo conquistado nenhum título;
- Época de 1982/83: Eurico (defesa central) e Inácio (defesa esquerdo); estiveram várias épocas ao serviço do F.C. Porto (mais tempo, no caso de Inácio) e tiveram ambos sucesso nas Antas, conquistando títulos nacionais e internacionais (estes últimos, apenas no caso de Inácio);
- Época de 1984/85: Futre (extremo esquerdo); esteve 3 épocas ao serviço do F.C. Porto e teve enorme sucesso nas Antas, conquistando 2 títulos de campeão nacional e a Taça dos Campeões Europeus;
- Época de 1986/87: Jaime Pacheco e Sousa (médios); estiveram várias épocas ao serviço do F.C. Porto, antes e depois de terem representado o Sporting, e tiveram ambos grande sucesso nas Antas, conquistando títulos nacionais e internacionais;
- Época de 1989/90: Morato (defesa central); esteve apenas uma época ao serviço do F.C. Porto e não teve sucesso nas Antas, tendo sido pouco utilizado, embora tenha conquistado o título de campeão nacional;
- Época de 1997/98: Costinha (guarda-redes) e Peixe (médio); estiveram algumas épocas ao serviço do F.C. Porto; Costinha não teve sucesso nas Antas, sendo raramente utilizado, mas Peixe conseguiu ser titular e conquistar títulos nacionais;
- Época de 2003/04: Ricardo Fernandes (médio); esteve apenas uma época ao serviço do F.C. Porto e não teve sucesso nas Antas, tendo sido pouco utilizado, embora tenha conquistado o título de campeão nacional e a Taça dos Campeões Europeus;
- Época de 2010/11: João Moutinho (médio).
Relativamente a este jogador, independentemente da qualidade e valor futebolístico que possui, não podemos prever o número de temporadas que vai permanecer ao serviço do F.C. Porto, nem tão pouco, se vai ter sucesso desportivo nas Antas, pois tal depende de inúmeros e variados factores. Uma coisa é certa: Um jogador que não esteja satisfeito no clube onde se encontra e que queira sair dele a todo o custo, como foi o caso de João Moutinho em relação ao Sporting, é um atleta que já não serve os interesses do clube, pois estando contrariado, não está em condições psicológicas e motivacionais para poder render aquilo que está ao seu alcance. Numa situação destas, é contraproducente e prejudicial à equipa manter um jogador destes, sendo preferível deixá-lo sair, não a qualquer preço, mas salvaguardando, evidentemente, os direitos contratuais do clube sobre o jogador e os respectivos interesses financeiros daí decorrentes.
A terminar, gostaríamos, ainda, de acrescentar o seguinte: João Moutinho não tem nenhuma razão de queixa do Sporting, nem tem nada a apontar-lhe em termos da relação sempre correctíssima que o clube manteve consigo. Aliás, o Sporting sempre tratou muito bem o João Moutinho, fazendo-o, inclusivamente, chegar a capitão de equipa. Se alguém tem razão de queixa de alguém, é o Sporting relativamente ao João Moutinho, que muito deve ao clube aquilo que é como jogador, mas que foi ingrato para com a instituição que o formou e o projectou futebolísticamente, mostrando não ser merecedor de tudo aquilo que o Sporting fez por ele. Oxalá João Moutinho não venha ainda um dia a arrepender-se da atitude que tomou!

8 comentários:

CARLOS disse...

EU TERIA FICADO MAIS TRISTE SE TIVESSE SAIDO UMA NAIDE GOMES, UM RUI SILVA OU UM FRANCIS, PORQUE ESSES SÃOA TLETAS DE NIVEL INTERNACIONAL. MOUTINHO NÃO É UM CASO DESSES. ALIÁS ELE FEZ AGORA UM PORTENTOSO MUNDIAL......SENTADO NO SOFÁ COM A SUA PLAYSTATIONS.

Anónimo disse...

OS CHULOS QUE CAMPEIAM PELO SPORTING HÁ ANOS,E QUE NÃO SUAM A CAMISOLA COMO O JOÃO MOUTINHO FEZ,DURANTE OS ANOS QUE JOGOU NO SPORTING.
TENHAM VERGONHA,E COM VUKCEVIC,CANEIRA,POLGA,GRIMI,E OUTROS CHULOS,QUE SEREMOS CAMPEÕES.
QUEM SE QUISER IR EMBORA,QUE VÁ,O SPORTING CONTINUA,E OS HOMENS PASSAM.
DEMITE-TE BETTENCOURT,MOSTRASTE QUE NÃO SERVES PARA PRESIDENTE DO SPORTING.

Anónimo disse...

quem nao quiser jogar em alvalade pode se ir embora. joao moutinho nos ultimos 2 anos estava com a cabeça fora de alvalade. qto ao negocio a lotaria saiu ao sporting.
dinis qdo foi para o porto estava em fim de carreira , o alhinho era titular e jogou mais tarde no benfica , era mais jovem.

Anónimo disse...

Com 120.000 euros mês até morro a transpirar .

Dingo disse...

O Dinis ainda era bem novo na altura. Em 1975 o Dinis não devia ter mais que uns 28 anos, se tivesse. Em 1979/80, esse Dinis ainda jogou na U. Leiria. No caso do Dinis, a sua carreira futebolística entrou em 'decadência' quando devia ter permacido no seu auge. É pena. Alguns jogam bem até trintas e muitos, outros mal chegam aos 30.

Joao Dinis disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Joao Dinis disse...

Algo vai mal no reino do leão quando os capitães sucessivamente saiem pela porta pequena, inversamente, também não consigo compreender as razões que leva um jogador formado, educado e criado no Sporting a despreza-lo, dizendo mesmo que jamais vestirá a camisola do Sporting! A seguir segue-se o Miguel Veloso (o Proprio pai já disse que era bom que ele saisse)
Actualmente todos vêm o Sporting como um clube de formação para darem o pulo e não para lá vingarem como jogadores e como homens.
Estará a mistica do clube em causa? Acredito que não, mas temos urgentemente de inverter esta merda de tendência que os jogadores de formação se queimem a eles e ao clube, uma vez que (por exemplo) João Moutinho teve um forte investimento do Sporting, quer a nivel desportivo, como social. Ele aparecia em todo o merchandising leonino. Quando se falava em Sporting, os putos falavam logo em Moutinho e Veloso! Por isso, temos de ter mais cuidado no futuro.
Temos de agarrar desde já as futuras gerações que se revêm um pouco nos "putos" do Sporting! São eles que são o futuro da massa associativa do nosso clube, saibam cativa-los.
Sejam realistas e sérios e vejam o que está mesmo à vossa frente. Temos de começar a ganhar titulos e o mais breve possivel e não ficar contentes apenas por ficar à frente dos lampiões!
Um recado aos sportinguistas: Não sejam hipocritas em dizer que Simão, João Moutinho, Quaresma e outros não são suficientes bons para jogar no nosso clube! Se calhar tb temos a nossa quota parte de responsabilidade quando cospem no prato que comeram...às vezes damos é mimo a mais!
um caso pode acontecer, agora muitos??? Algo falha....
Vejam o exemplo no Sr. Rui Costa dos Lamps! Qué do Figo??? Nem vê-lo...ainda teve o descaramento de dizer que não veio pq o Sporting nunca o contactou...queria que pagassemos 400 mil euros por mês???

Anónimo disse...

Espero que todos os SPORTINGUISTAS recebam Joao Moutinho em Alvalade da mesma forma que Figo foi recebido em Barcelona quando foi para o R.Madrid, umas moedas de 1 centimo para o menino que queria jogar em qualquer lado, desde que lhe pagassem mais. J. Moutinho depois de tudo o que disses-te há dois anos, continuares a ser acarinhado em Alvalade pelos adeptos como foste, não e para qualquer um, se hoje podes discutir o salario tens que agradecer a um clube, chama-se SPORTING CLUBE DE PORTUGAL, não cuspas no prato onde comes-te, es muito baixinho (nao me estou a referir a estatura fisica, mas sim psicologica). Ainda bem que foste embora, tinha grande consideraçao por ti, eras o meu capitão, mas afinal nao passas de um menino. Só mais uma coisa eu sou do Barreiro, conheco algumas historias tuas.
VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL