sexta-feira, 9 de julho de 2010

Jogadores leoninos "emigrantes" com duas passagens por Alvalade.

No futebol português, não é uma situação muito vulgar um jogador regressar a um clube depois de o ter abandonado para representar um clube fora de Portugal. A provar isso mesmo, até hoje, houve apenas 10 jogadores leoninos que regressaram ao Sporting depois de uma experiência no estrangeiro.
Entre essas duas permanências, mais ou menos longas, em Alvalade, estes 10 jogadores representaram clubes estrangeiros, tendo um deles estado mais tempo fora do Sporting e de Portugal, mais concretamente, o grande e saudoso guarda-redes leonino Vítor Damas que permaneceu 4 anos em Espanha, ao serviço do Racing Santander, onde se destacou como um dos melhores guarda-redes do campeonato espanhol e um dos melhores jogadores estrangeiros a jogar em Espanha. A seguir, de regresso a Portugal, Damas ainda representou o Vitória Sport Clube (Guimarães) e o Portimonense, antes de regressar, passados 8 (longos anos!), ao seu "clube do coração", de onde, aliás, nunca deveria ter saído.
Apresentamos, a seguir, a lista, por ordem cronológica, dos 10 jogadores leoninos que fizeram uma "viagem de ida e volta" ao estrangeiro:

- BASTOS (3 temporadas fora): Jogou no Saragoça (Espanha) entre as épocas de 1975/76 e 1977/78;
- DAMAS (8 temporadas fora): Jogou no Racing Santander (Espanha) entre as épocas de 1976/77 e 1979/80, no Vitória Sport Clube nas épocas de 1980/81 e 1981/82 e no Portimonense nas épocas de 1982/83 e 1983/84;
- CARLOS XAVIER E OCEANO (3 temporadas fora): Jogaram ambos na Real Sociedad (Espanha) entre as épocas de 1991/92 e 1993/94;
- SÁ PINTO (3 temporadas fora): Jogou na Real Sociedad (Espanha) entre as épocas de 1997/98 e 1999/2000;
- ASSIS (uma temporada fora): Jogou no Fluminense (Brasil) na época de 1996/97;
- QUIROGA (uma temporada fora): Jogou no Nápoles (Itália) na época de 2000/01;
- ROCHEMBACK (3 temporadas fora): Jogou no Middlesbrough (Inglaterra) entre as épocas de 2005/06 e 2007/08;
- HUGO VIANA (duas temporadas fora): Jogou no Newcastle (Inglaterra) nas épocas de 2002/03 e 2003/04.
- CANEIRA (uma temporada fora): Jogou no Valência (Espanha) na época de 2007/08.
Destes 10 jogadores, 6 foram campeões nacionais pelo Sporting, a saber: Bastos (3 vezes), Damas (duas vezes), Carlos Xavier (uma vez), Sá Pinto (uma vez), Quiroga (duas vezes) e Hugo Viana (uma vez). No entanto, apenas Bastos e Quiroga o foram nas suas duas passagens pelo clube leonino.

9 comentários:

Anónimo disse...

falta o hugo viana

ass:pedro fernandes

Scarface disse...

E o Peixe. E os casos tanto do Quiroga como do Assis forma empréstimos, o que não é bem a mesma coisa.

Leão76 disse...

Esta lista está incompleta. Só de repente, faltam Botelho, Peres, Oliveira Duarte, Peixe, Mário Jorge. Muitos deles foram emprestados e depois voltaram. Isto sem esquecer o Manaca, que teve 3 passagens pelo Sporting.

ALEXANDRE disse...

Caros amigos. Agradeço a vossa colaboração e ajuda relativamente aos artigos que vamos postando. Continuem a visitar o Armazém Leonino e a contribuir com os vosos conhecimentos para o enriquecimento do blogue. Como este artigo era apenas referente aos jogadores que jogaram no estrangeiro entre as duas passagens do Sporting, acrescentei apenas o Hugo Viana. Obrigado Pedro Fernandes pela lembrança. Saudações leoninas!

Scarface disse...

Alexandre o Peixe foi vendido ao Sevilha e posteriormente resgatado (creio que meio ano depois)devido ao facto do Sevilha ter descido na secretaria no inicio da temporada.

ALEXANDRE disse...

Caro amigo Scarface. Obrigado pela informação relativamente ao Peixe. Mas, como ainda no decorrer dessa época, o Peixe acabou por regressar ao Sporting, não o considerei no artigo, pois não chegou a fazer uma temporada inteira fora do Sporting. Agradeço no entanto o seu esclarecimento e colaboração.
Até breve e um abraço. Saudações leoninas!

Mercado Sporting disse...

Bom dia, há possibilidade de trocar-mos links? O meu blogue é recente e precisa de alguma divulgação, toda a ajuda é bem-vinda, obrigado.

http://mercadosporting.blogspot.com

Saudações leoninas.

P.C. disse...

Vejam bem o nariz e as orelhas do Caneira e digam lá se não vale uma gargalhada,hahahahahaha..

Bin Laden disse...

Benfica e Porto escalpelizados por aquilo que, respectiva e efectivamente, são: "uma doença mental" e "um complexo de inferioridade"...

Toda a Guerra Santa em
sporting 74.blogspot.com

Saudações Leoninas!