sábado, 17 de julho de 2010

Juca - Autor do 1º golo marcado no Estádio José Alvalade (1956-2003).


No dia 10 de Junho de 1956, feriado nacional (Dia de Portugal e de Camões), e em ano de comemoração das suas Bodas de Ouro, o Sporting inaugurou, de forma solene e grandiosa, o seu novo estádio baptizando-o com o nome de um dos seus fundadores: "Estádio José Alvalade".
A inauguração do novo estádio do Sporting foi, na verdade, um dos acontecimentos desportivos nacionais mais importantes do ano, tendo sido uma grande manifestação de fervor e paixão clubísticos. Na inauguração do novo recinto desportivo leonino esteve presente o então Chefe de Estado/Presidente da República, General Craveiro Lopes, o qual assisitiu a um desfile de 1500 atletas leoninos. Estiveram, igualmente, representadas nesta inauguração 31 federações e associações, 200 clubes e 70 filiais do Sporting.
O Estádio José Alvalade passou a constituir, muito justamente, um motivo de orgulho para todos os sportinguistas, sendo considerado, à época, um estádio inovador e único em Portugal, estando dotado de duas pistas em redor do magnífico relvado: uma de atletismo e outra de ciclismo. Mais nenhum estádio em Portugal dispunha de duas pistas como estas, as quais foram palco de grandes proezas do atletismo e ciclismo leoninos.
Um dos "pratos fortes" desta inauguração foi a realização de um jogo de futebol entre a equipa principal do Sporting e a equipa brasileira do Vasco da Gama, convidada para estar presente neste importante acontecimento. O jogo de inauguração do novo estádio do Sporting terminou com a vitória do Vasco da Gama, por 3-2. Este jogo teve, ainda, a particularidade de Juca (médio leonino) ter sido o autor do 1º golo marcado no novo estádio. Contudo, este golo foi marcado na própria baliza na sequência de um lance infeliz protagonizado pelo jogador leonino que, ao tentar interceptar a bola junto à área leonina, acabou por introduzir a bola na baliza de Carlos Gomes, fazendo um auto-golo que passou a ter o simbolismo de ser o 1º golo apontado no Estádio José Alvalade.

 Auto-golo de Juca, inaugurando o marcador no Estádio José Alvalade.

4 comentários:

sloct disse...

Foi o Senhor Juca, e muito bem, quem me mandou dedicar à pesca, após um treino de captação em Alvalade.

Conheci-o mais tarde, era um Senhor.

RFM disse...

Caro Alexandre.Belo apontamento da vida do SPORTING C.P..
Mas neste Novo Estádio Alvalade XXI a 6 de Agosto de 2003 o primeiro a marcar foi o (nosso)e na altura defesa D. Luis Filipe + 2-João Viera Pinto, sendo o primeiro Golo sofrido neste novo estádio ( M. United) marcado na nossa própria baliza pelo na altura defesa central do SCP -Hugo que jogou com o mesmo número do Juca 6 (seis)
Maldito nº 6...loll

Dingo disse...

Amigo RFM,

Tudo o resto certo, mas acho que o Luís Filipe, na altura, jogava a extremo direito. Creio que a lateral direito jogava, ou o Miguel Garcia, ou o Mário Sérgio (não tenho a ficha desse jogo na minha frente).

Quanto ao jogo de 10 de Junho de 1956, quem foi o Mendonça que entrou a suplente nesse jogo? Seria o Fernando, o João ou o Jorge (que na altura devia ter uns 16 ou 17 anos)?

Obrigado.

alexis disse...

Afinal o Juca enganou-se ..... e assim se perdeu mais um Futre!