quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Equipa do Sporting 1987/88

Em cima: Venâncio, Mário Jorge, Morato, Fernando Mendes, João Luís e Rui Correia.
Em baixo: Paulinho Cascavel, Oceano, Sealy, Carlos Xavier e Silvinho.

Esta foto é relativa ao jogo da 20.ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão (1987 / 1988), disputado no Estádio dos Arcos, contra a equipa local, o Rio Ave. Neste dia 7 de Fevereiro de 1988 o Sporting triunfou por 2-1, com os golos da partida a serem apontados por; "Silvinho" aos 31 minutos e pelo lateral direito Brasileiro "João Luís", aos 56 minutos. Na altura o treinador do Sporting era "António Morais" que substituiu Keith Burkinshaw à 19ª jornada. Quis o destino, que passados poucos meses "António Morais" viria a falecer num brutal acidente de viação juntamente com a sua família.

1 comentário:

Anónimo disse...

RUI NASCIMENTO
O único trofeú desta temporada foi a Supertaça, ganha ao Benfica, com dupla vitória, 3-0 na Luz e 1-0 em Alvalade. Uma época com poucas boas recordações. Fomos a única equipa a ganhar ao Porto(2-1 em Alvalade), demos 7-0 ao Penafiel(com um poker do Paulinho Cascavel), mas ficámos em 4º lugar a 1 ponto do 3º, o Belenenses. Na Taça de Portugal, saímos borda fora logo na 5ª eliminatória(0-1 em Faro). Na Taça das Taças, chegámos aos 1/4 de final, com 2 goleadas em casa(4-0 ao Swarowski Tirol, da Austria, onde na altura alinhava o Keeper Ivkovic, que 2 anos mais tarde veio para o nosso clube e 5-0 ao Kalmar, da Suécia).
Com a Atalanta, perdemos fora por 2-0 e em Alvalade foi um escândalo: A ganharmos por 1-0, golo do Peter Houtmann, logo a seguir marcámos o 2-0, pelo Silvinho, golo muito mal anulado pelo árbitro. Para além disso, ficaram 2 penalties claríssimos por marcar a nosso favor. E para borrar a pintura o nosso grande Keeper de sempre Vitor Damas saiu de qualquer maneira da baliza, a correr na direcção do atacante,o qual acabou por empatar o jogo, tendo a eliminatória ficado resolvida naquele momento. Faltavam cerca de 8' para o final do jogo. E o azar ainda nos impediu de, pelo menos ganhar o jogo, quando um remate do Cascavel(?) foi salvo sobre a linha de golo. Com uma arbitragem isenta e com os penalties concretizados tinhamos ganho 4-1 e passado à meia-final.E a FIFA persiste em manter ou nomear árbitros de péssima qualidade para jogos europeus. Não é só cá que há maus árbitros.É sabido que as grandes equipas europeias têm sempre ajudas extra (de árbitros) nas grandes provas da UEFA, quando estão à rasca, veja-se o exemplo mais recente da época passada, em Alvalade, no jogo com a Fiorentina. 2 jogadores nossos, Liedson e Moutinho, foram agredidos e os agressores continuaram em campo!
Mas voltando à época em questão: António Morais fez um excelente trabalho e merecia ter continuado. Nunca percebi porque é que foram contratar aquele Keith Burkinshaw. Um treinador britânico que põe uma equipa a jogar um futebol muito mastigado, rendilhado e prevísivel e que ainda por cima dispensou o nosso grande capitão Manuel Fernandes, é um treinador medíocre. É estranho porque geralmente os treinadores britânicos gostam de um futebol de ataque e de avançados que sejam bons finalizadores. Basta ver que quando foi despedido, nunca mais sobressaiu em clube algum.
SAUDAÇÕES SPORTINGUISTAS!!!