sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Sporting - Proeza sensacional de uma equipa portuguesa na Europa!

O dia 26 de Agosto de 2010 passa a ficar na História do Sporting e do futebol português como uma data memorável, assinalando mais um feito inédito cometido por uma equipa leonina na Europa do futebol.
Desta feita, tratou-se de um apuramento histórico do Sporting em casa do adversário após derrota em Alvalade no jogo da 1ª mão. Com efeito, na História das competições europeias, nunca o Sporting havia conseguido ultrapassar uma eliminatória europeia depois de uma derrota na 1ª mão em casa.
Aliás, até hoje, apenas uma equipa portuguesa, o F.C. Porto (época 2002/03, na Taça UEFA), havia conseguido alcançar semelhante feito (derrota 1-0 nas Antas e vitória 2-0 em Atenas, diante do Panathinaikos).
Pois bem, ontem, graças a uma enorme crença, ambição, determinação, garra e espírito de sacrifício, o Sporting logrou quebrar o seu enguiço e deu um "pontapé" na tradição, alcançando uma qualificação inteiramente merecida e indiscutível para a fase de grupos da Liga Europa, ao vencer, na Dinamarca, o Brondby por 3-0, após derrota em Alvalade por 2-0!
A título de curiosidade, recordemos, por ordem cronológica, as 9 ocasiões anteriores em que o Sporting havia sido eliminado das competições europeias, após derrota em casa na 1ª mão:

Época 1958/59 (Taça dos Campeões Europeus, oitavos-de-final): Sporting - 2 / Standard Liège (Bélgica) - 3; derrota leonina na 2ª mão.

Época 1964/65 (Taça das Taças, 1ª eliminatória): Sporting - 1 / Cardiff (País de Gales) - 2; empate leonino na 2ª mão

Época 1978/79 (Taça das Taças, 1ª eliminatória): Sporting - 0 / Banik Ostrava (ex-Checoslováquia) - 1; derrota leonina na 2ª mão.

Época 1980/81 (Taça dos Campeões Europeus, 1ª eliminatória): Sporting - 0 / Honved (Hungria) - 2; (nota: este jogo foi realizado no Estádio do Bonfim (Setúbal) por interdição do Estádio José Alvalade); derrota leonina na 2ª mão.

Época 1988/89 (Taça UEFA, 2ª eliminatória): Sporting - 1 / Real Sociedad (Espanha) - 2; empate leonino na 2ª mão.

Época 1998/99 (Taça UEFA, 1ª eliminatória): Sporting - 0 / Bolonha (Itália) - 2; derrota leonina na 2ª mão.

Época 2002/03 (Taça UEFA, 1ª eliminatória): Sporting - 1 / Partizan Belgrado (ex-Jugoslávia) - 3; empate leonino (após prolongamento) na 2ª mão.

Época 2005/06 (Liga dos Campeões, 3ª pré-eliminatória): Sporting - 0 / Udinese (Itália) - 1; derrota leonina na 2ª mão.

Época 2008/09 (Liga dos Campeões, oitavos-de-final): Sporting - 0 / Bayern Munique - 5; derrota leonina na 2ª mão.

A vitória leonina obtida, ontem na Dinamarca, por 3-0, passa a ser a 4ª vitória (fora de casa) alcançada no século XXI, por 3 ou mais golos de diferença. Na verdade, já neste século, em 3 ocasiões o Sporting havia vencido fora de casa por, pelo menos, 3 golos de diferença. Vejamos quais foram esses jogos:

20 de Setembro de 2001 (1ª mão da 1ª eliminatória da Taça UEFA): Midtjylland (Dinamarca) - 0 / Sporting - 3 (golos de Phill Babb, Beto e Jardel).

25 de Novembro de 2004 (3ª jornada do grupo D da Taça UEFA): Dinamo Tbilisi (Geórgia) - 0 / Sporting - 4 ("hat-trick" de Liedson e auto-golo).

21 de Fevereiro de 2008 (2ª mão dos dezasseis avos-de-final da Taça UEFA): Basileia (Suíça) - 0 / Sporting - 3 ("bis" de Liedson e Pereirinha).

Ontem na Dinamarca, a equipa leonina deixou "a pele em campo" e o rugido do "leão" voltou a ecoar na Europa do futebol. Para felicidade e orgulho de todos os sportinguistas, o Sporting escreveu mais uma bonita página da sua já longa e rica História nas competições europeias, que começou na longínqua época de 1955/56, sendo a primeira equipa portuguesa a ter a honra de participar na 1ª edição da Taça dos Campeões Europeus, já lá vão 55 anos!
O Armazém Leonino felicita o Sporting e faz votos para que esta vitória histórica seja a primeira de muitas outras e que constitua o ponto de partida para uma grande campanha europeia na Liga Europa.

4 comentários:

Anónimo disse...

O FCPORTO na época 02/03 perdeu em casa com o Panatinaikos po 0-1, na segunda mão foi ganhar à Grecia por 0-2. O caso do sporting não é enédito.

saudações

Pedro Silveira disse...

Se me permitem uma pequena correcção, não é verdade quando no segundo parágrafo do texto diz:

"Com efeito, na História das competições europeias, nunca uma equipa portuguesa e, em particular, o Sporting havia conseguido ultrapassar uma eliminatória europeia depois de uma derrota na 1ª mão em casa."

Não andei a verificar resultados de outras equipas, mas de memória lembro-me do Porto de Mourinho perder nas antas 1-0 e depois dar a volta em Atenas contra o Panathinaikos no ano em que ganhou a UEFA. Também por certo o Benfica o terá feita.
Mas nada disso invalida o feito do Sporting, que como sportinguista me enche de orgulho.
aliás, quero pensar que uma reviravolta de 0-2 para 3-0 é que nunca foi conseguida por equipas portuguesas (mas também não tenho a certeza.)

fica a correcção. Fizemos história e isso já nos basta, não é preciso engrandecer o historial com factos menos verdadeiros, o Sporting já é suficientemente grande.

saudações leoninas!

Pedro Silveira

ALEXANDRE disse...

Caros amigos Anónimo e Pedro Silveira. Têm toda a razão, esqueci-me desse jogo do F.C. Porto. Assim de memória, penso que deve ser o único caso a registar, além do feito de ontem do Sporting. Mas virar um resultado de 0-2 para 3-0 nunca tinha acontecido. Tenho a humildade suficiente para reconhecer quando me engano e não tenho qualquer problema em fazer um mea culpa. Agradeço-vos a correção e esclarecimento e vou já proceder à respectiva correcção no artigo que escrevi. Cumprimentos cordiais e saudações leoninas!

Anónimo disse...

RUI NASCIMENTO
Caros amigos sportinguistas, lembrei-me agora de uma eliminatória recente do nosso grande rival Benfica, na Taça UEFA,em 1999/2000. Perderam em casa 0-1 na 1ª mão, com o Dinamo Bucareste, num frango do malogrado e excelente guarda-redes Robert Enke e ganharam na Roménia por 2-0. O nosso Maniche ainda jogava lá e marcou um dos golos. Isto na 1ª eliminatória. Mas isso de pouco lhes valeu, pois essa época, para eles, ficou marcada pela humilhante derrota com o Celta de Vigo, em Espanha, por 7-0, na 3ª eliminatória. Ao contrário, para nós foi para recordar, visto termos festejado a conquista do Campeonato, depois de 18 penosos anos de jejum!
Como o nosso amigo Pedro Silveira, também eu não andei a fazer pesquisa nem verificação de resultados de outras equipas, mas comecei a puxar pela cabeça, para ver se me recordava de alguma reviravolta fora de portas de equipas portuguesas e lembrei-me desta. Talvez me lembre de mais alguma. Se for o caso, escreverei neste espaço. Mas como a nossa reviravolta na Dinamarca, ninguém ainda nos igualou. Um feito digno de realce. Espero que este ano sejamos campeões, mas se me derem a escolher entre o Campeonato e a Liga Europa, prefiro ganhar uma prova europeia, não só porque tem mais visibilidade, mas também porque é um trofeú que nunca conquistámos. Fomos o único clube a vencer a já extinta Taça das Taças em 1963/64, finalistas da UEFA em 2004/05 e iria ser formidável! Para além do trofeú em si, ainda iríamos disputar a Supertaça Europeia da época seguinte, com o vencedor da Liga dos Campeões.
FORÇA SPORTING!!!