António Ramalhete, nascido a 8 de Dezembro de 1946, foi o maior guarda-redes português de hóquei em patins de todos os tempos e, sem dúvida, um dos melhores do Mundo do seu tempo. Aliás, a par do guarda-redes espanhol Carlos Trullols, Ramalhete foi mesmo considerado o melhor guarda-redes do Mundo durante mais de uma década (aproximadamente entre 1971 e 1982).
António Ramalhete ingressou no Sporting, no início da época de 1974/75, proveniente do Benfica, clube no qual iniciou a carreira e se notabilizou, sendo um jogador já consagrado quando chegou a Alvalade.
Ao serviço do clube leonino, Ramalhete abrilhantou ainda mais o seu já de si notável currículo, ganhando tudo o que havia para ganhar, quer a nível nacional, quer a nível europeu. Ramalhete jogou de "leão ao peito" durante 7 temporadas (não seguidas) correspondentes a duas passagens pelo clube de Alvalade: a primeira entre 1974/75 e 1976/77 e a segunda entre 1981/82 e 1984/85.
Ao longo daquelas 7 épocas, Ramalhete construiu, na verdade, um "palmarés" fabuloso. Vejamos a lista de todos os títulos conquistados por este fantástico guarda-redes com a camisola do Sporting:
- 4 vezes Campeão Nacional (1974/75, 1975/76, 1976/77 e 1981/82);
- duas vezes vencedor da Taça de Portugal (1976/77 e 1983/84);
- uma vez vencedor da Supertaça (1982/83);
- uma Taça dos Campeões Europeus (1976/77);
- uma Taça CERS (1983/84);
- uma Taça das Taças (1984/85).
Época 1976/77: época inesquecível da "equipa-maravilha" leonina.
Em cima (da esquerda para a direita): Torcato Ferreira (treinador), Sobrinho,
Chana, Livramento e Jorge.
Em baixo (mesma ordem): Carlos Alberto, Carmelino, Ramalhete e Rendeiro.
António Ramalhete representou a selecção portuguesa durante 15 anos (entre 1970 e 1984) tendo, durante este longo período de tempo, sido titular indiscutível da baliza de Portugal. Ao longo dessa década e meia, Ramalhete totalizou 220 internacionalizações, tendo conquistado 2 Campeonatos do Mundo (1974 e 1982) e 4 Campeonatos da Europa (1971, 1973, 1975 e 1977).
De entre os muitos títulos conquistados ao longo da sua brilhante carreira, destacam-se aqueles alcançados numa só época, a de 1976/77, a qual foi, de facto, para Ramalhete, a mais extraordinária e inesquecível de todas, pois foi nesta temporada que o então guarda-redes leonino conquistou todos os títulos em disputa, quer a nível de clube (fazendo parte daquela que é considerada, até hoje, a melhor equipa portuguesa de todos os tempos), quer a nível da selecção nacional: foi Campeão Nacional, venceu a Taça de Portugal e a Taça dos Campeões Europeus pelo Sporting e venceu ainda o Campeonato da Europa por Portugal.
Para além do brilhante currículo desportivo que construiu ao longo de uma carreira fantástica, em relação a Ramalhete perdurará a imagem de um guarda-redes extraordinário, quer do ponto de vista técnico, quer do ponto de vista físico e mental. Com efeito, Ramalhete transmitia uma enorme segurança e confiança aos seus companheiros, sendo um exemplo de serenidade, frieza, coragem e eficácia na baliza, em defesa da qual viria a ser eleito para o 5 ideal português do Século XX.
8 comentários:
O Ramalhete parece-me que ficou em Alvalde até 85/86...
...aliás, a final da Taça das Taças dessa época, ante a Sanjoanense, foi com ele na baliza... até desiludiu na 2ª parte do jogo da 2ª mão, consentindo golos incríveis, para alguém com a sua categoria... que levaram a perdermos incrivelmente essa comp.europeia.
O RAMALHETE EM 85/86 AINDA JOGOU NO SPORTING. NA ÉPOCA 86/87 É QUE O NOSSO GUARDA REDES JÁ ERA O ARMANDO QUE TINHA VINDO DA OLIVEIRENSE NA ÉPOCA 85/86, MAS NA PRIMEIRA ÉPOCA AINDA FOI SUPLENTE DE RAMALHETE.
O Ramalhete foi indiscutivelmente o melhor gr português de todos os tempos, e para mim o 2º melhor a nível mundial, porque tenho para mim que o Carlos Trullols apesar de tudo era superior.
O melhor guarda-redes do hoquei em patins?
Só para alguns recém-nascidos!
LOL LOL LOL LOL LOL LOL LOL LOL LOL
sloct mesmo sendo o melhor o Carlos Trullols não se livrou de levar 6+6 da equipa do Ramalhete ehehehehe
Está bem amigo Matos, conte lá de tua justiça, diga lá quem foi o melhor gr português de sempre, o Albino???? O Rui Rosas???? O Branco???? O Nuno Adrião???? O Elói???? O João Carmelino???? O Domingos Beleza???? O Fernando António???? O Emídio Pinto???? O Fernando Adrião (Sim, o Pai do Fernando Adrião mais famoso)???? O Tristão Zenida???? O Ricardo Silva????
Ou será o Matos, gr's das décadas de 50 e 60, que estava tapado pelo grande Alberto Moreira????
Quem diria que estávamos todos errados. Felizmente está cá o amigo Matos para nos elucidar, força, ficamos à espera.
Caro amigo Sloct. Não perca tempo a responder à afirmação ignorante e meramente provocatória do nosso visitante. Para semelhantes disparates o melhor mesmo é adoptar uma atitude de desprezo e não dar importância a quem não a merece. O silêncio é de ouro!
Embora não deixemos de lamentar a profunda ignorância e falta de cultura desportiva de muita gente deste país. Um abraço e saudações leoninas! Alexandre Ribeiro.
TENHO 41 ANOS, E EFECTIVAMENTE DOS QUE EU VI JOGAR O MAIOR A NIVEL NACIONAL FOI O RAMALHETE E MUNDIAL FOI O TRULLOLS.O RESTO É CONVERSA SEM INTERESSE.
Enviar um comentário