domingo, 19 de setembro de 2010

Os melhores marcadores leoninos em "casa" do Benfica (Campeonato Nacional).


Hoje é dia de "derby", um dos grandes clássicos do futebol português, opondo os 2 históricos rivais de Lisboa, Benfica e Sporting. Trata-se do 1º "derby" lisboeta da presente época, sendo já o 77º "Benfica-Sporting" da História do Campeonato Nacional.
Nestes confrontos históricos realizados em "casa" do Benfica, a contar para o campeonato, apenas em 14 ocasiões o Sporting conseguiu vencer o seu rival encarnado, registo este, que comprova, de facto, o elevado grau de dificuldade de que se revestem estes jogos para a equipa leonina e as dificuldades que esta sente sempre que tem de defrontar, na condição de visitante, a equipa benfiquista.
O "derby" de Lisboa, seja "Benfica-Sporting", seja "Sporting-Benfica", é um jogo que faz "parar" praticamente o país inteiro, deixando quase desertas as ruas durante o tempo que dura a partida. É um dos jogos que desperta maior entusiasmo e paixão entre os adeptos do futebol, fazendo vir ao de cima as emoções e sentimentos mais díspares, contraditórios e extremados  que se possam imaginar.
A propósito de mais um emocionante e vibrante jogo entre os 2 eternos rivais da 2ª Circular, o Armazém Leonino recorda hoje os jogadores do Sporting que marcaram mais golos em "casa" do Benfica, em jogos a contar para o Campeonato Nacional.
Apresentamos, a seguir, a lista dos 9 melhores marcadores leoninos em "casa" do rival encarnado, lista esta que é liderada, como seria de esperar, pelo fantástico avançado e maior goleador da História do Sporting e do futebol português, Peyroteo:

- Fernando Peyroteo: 16 golos em 11 jogos realizados (média de, aproximadamente, 1,5 golos (!) por jogo);
- Adolfo Mourão: 5 golos em 9 jogos realizados;
- Jesus Correia, João Martins e Lourenço: curiosamente, todos com 4 golos, em 7 jogos efectuados ("poker" de Lourenço);

- Vasques: também com 4 golos, mas em 11 jogos efectuados;
- Yazalde: 3 golos em 4 jogos realizados;
- Liedson: também com 3 golos, mas em 6 jogos disputados;
- Yordanov: igualmente com 3 golos, mas em 7 jogos disputados.

Destes 9 extraordinários avançados da História do Sporting, apenas Liedson se encontra, ainda, em actividade. Assim, caso o "levezinho" marque 1 ou 2 golos no jogo de hoje, ultrapassa alguns colegas da lista, podendo posicionar-se, inclusivamente, nas 2ª ou 3ª posições, respectivamente, a par de Mourão (com 5 golos) ou dos outros 4 jogadores que têm 4 golos.
Que bom seria se tal acontecesse, pois era sinal de que o Sporting teria ganho provavelmente o jogo desta noite. Mas acima de tudo, o que todos os sportinguistas desejam e esperam é que a equipa leonina vença o jogo, se possível com uma boa/grande exibição, com golo(s) de Liedson ou de qualquer outro jogador.

Sem comentários: