sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Recorde de futebolistas estrangeiros (20) no plantel leonino (1999-2000)

Equipa leonina que derrotou (3-1) o Benfica no Estádio da Luz, em jogo
a contar para os oitavos-de-final da Taça de Portugal.
Em cima (da esquerda para a direita): Schmeichel, André Cruz, Beto,
Vidigal e Pedro Barbosa. Em baixo (mesma ordem): De Franceschi, Mpenza,
Acosta, Rui Jorge, César Prates e Delfim.

A época de 1999/2000 será eternamente recordada, pela família sportinguista, como a época em que o Sporting conseguiu finalmente, ao fim de um longo e sofrido "jejum" de 18 anos, sagrar-se campeão nacional de futebol, terminando o campeonato com mais 4 pontos que o 2º classificado, o F.C. Porto, que vinha de 5 campeonatos consecutivos conquistados (1995 a 1999). Desde a temporada de 1981/82 que o Sporting via continuamente fugir-lhe o título nacional e, inclusivamente, em muitas dessas 18 épocas, cedo a equipa leonina se viu afastada da luta por esse mesmo título.

O que talvez muitos sportinguistas desconhecem é que a época de 1999/2000 ficou também marcada pelo facto de ter sido a temporada em que o Sporting teve mais futebolistas estrangeiros ao seu serviço. Na verdade, com a chegada, em Dezembro, de mais 3 reforços estrangeiros, o plantel leonino ficou fechado, podendo contabilizar-se um total de 20 (!) jogadores estrangeiros num plantel que chegou a ter 30 (!) jogadores, isto é, com 2/3 de estrangeiros.

Vejamos, então, quem eram os 20 futebolistas estrangeiros do plantel leonino: o guarda-redes Schmeichel (Dinamarca), os defesas César Prates (Brasil), Saber (Marrocos), André Cruz (Brasil), Marcos (Brasil), Quiroga (Argentina) e Vinicius (Brasil), os médios Mpenza (Bélgica), Duscher (Argentina), Toñito (Espanha), Kmet (Argentina), Robaina (Espanha) e Hanuch (Argentina), os avançados De Franceschi (Itália), Iordanov (Bulgária), Edmilson (Brasil), Acosta (Argentina), Krpan (Croácia), Ayew (Gana) e Viveros (Chile).

As nacionalidades mais representadas são o Brasil e a Argentina, cada uma com 5 jogadores (perfazendo 50% dos estrangeiros), seguida da Espanha com 2 jogadores e mais 8 países com 1 jogador cada (Dinamarca, Bélgica, Itália, Bulgária, Croácia, Marrocos, Gana e Chile).
Perante este cenário, não admira que, na maioria dos jogos, jogassem, de início, 7 e 8 estrangeiros na equipa principal do Sporting. A comprovar esta afirmação, está o facto de a equipa-tipo do Sporting desta época ter sido formada pelos seguintes jogadores (os mais utilizados): Schmeichel; César Prates/Saber, Beto, André Cruz/Quiroga e Rui Jorge; Mpenza, Vidigal, Duscher/Delfim e Pedro Barbosa/Toñito; Acosta e De Franceschi/Ayew/Edmilson.

Repare-se que nesta equipa a excepção são os 5 portugueses Beto, Rui Jorge, Vidigal, Delfim e Pedro Barbosa, contra 12 estrangeiros! Em relação aos restantes 8 estrangeiros, apenas Iordanov e Hanuch jogaram com alguma regularidade, sendo que, dos outros 6 jogadores (Marcos, Vinicius, Robaina, Krpan, Kmet e Viveros) não reza a história, dada a pouca ou quase nenhuma utilização dos mesmos ao longo da temporada.

Destes 20 futebolistas estrangeiros, sobretudo, 10 deles demonstraram possuir grande qualidade futebolística, tendo deixado imensas saudades em Alvalade. Foram os casos de Schmeichel, César Prates, André Cruz, Quiroga, Mpenza, Duscher, Acosta, De Franceschi, Ayew e Iordanov. No entanto, acima de todos, temos de destacar Schmeichel, André Cruz, Duscher, Acosta, Iordanov e De Franceschi que deixaram uma marca especial em todos os sportinguistas.

7 comentários:

Dingo disse...

E essa do Kmet ter jogado 88 minutos contra o Canelas para a Taça de Portugal?! O Fumo e o Spehar também jogaram nesse Sporting, mas só em jogos para a Taça de Portugal, eu creio.

ALEXANDRE disse...

Tem razão amigo Dingo. Esqueci-me de referir esses 2 jogadores. Assim, o número de estrangeiros nessa época sobe para 22! Um abraço e saudações leoninas!

Anónimo disse...

RUI NASCIMENTO
O Spehar jogou alguns minutos na Taça de Portugal, frente aos Dragões Sandinenses(V.3-0), na sua estreia em Portugal. Não me recordo se o Kmet chegou alguma vez a jogar em partidas oficiais, mas o Fumo jogou 1 vez, e acho que foi em 98/99, frente ao V.Setubal, para o Campeonato(E.1-1).
Que saudades dessa equipa. Raça, entrega, abnegação e vontade de vencer. Um campeonato ganho com mérito e brilhantismo, pela mão do nosso Augusto Inácio e pelos pés e cabeça do nosso matador Beto Acosta!
ACOSTA,IORDANOV,BETO,SCHMEICHEL,DE FRANCHESCHI,CÉSAR PRATES,ANDRÉ CRUZ,AYEW,TONITO,MBO MPENZA,EDMILSSON,KRPAN,RUI JORGE,DUSCHER,PEDRO BARBOSA,MARCOS,NÉLSON,VINICIUS,DELFIM,QUIROGA,SABER,HANUCH. Salvo algum erro foram estes futebolistas que jogaram no campeonato em 1999/2000. O treinador inicial foi despedido à 5ª jornada(Giuseppe Materazzi) e Krpan foi emprestado ao Hadjuk Split, da Croácia e na época seguinte regressou a Portugal, para jogar na U.Leiria.
SAUDAÇÕES SPORTINGUISTAS!!!

ALEXANDRE disse...

Caro amigo Rui Nascimento. Agradeço os seus comentários e a sua valiosa participação neste blogue. Do lote de jogadores que referiu, falta acrescentar ainda o Vidigal, o Hanuch, o Bino, o Quim Berto, o Afonso Martins, o Robaina e o Viveros. Apareça sempre que quiser, os seus comentários são sempre bem vindos. Obrigado pela sua colaboração. Cumprimentos cordiais e saudações leoninas! Alexandre Ribeiro.

Anónimo disse...

RUI NASCIMENTO
Tem razão amigo Alexandre. Eu referi o Hanuch (a seguir ao Saber, não se vê porque o espaço de visão é curto, só arrastando a barra com o rato em baixo.Quim Berto fez alguns jogos no Campeonato e marcou o golo da vitória(1-0) sobre o Canelas Gaia, de livre directo, para a Taça; o Afonso Martins penso que só jogou 2 vezes no campeonato(Rio Ave V.2-1 e Marítimo V.4-2) e ainda marcou um grande golo de livre directo frente aos Dragões Sandinenses para a Taça. O Robaina e o Viveros faziam parte do plantel, mas chegaram alguma vez a jogar em partidas oficiais no Campeonato, Taça ou UEFA? Se tal aconteceu, foram aparições tão fugazes que nem me consigo recordar delas. Recordo-me dos nomes desses atletas, mas do resto... Se me conseguir esclarecer, agradeço-lhe.
FORÇA SPORTING!!!

ALEXANDRE disse...

É verdade amigo Rui Nascimento, de facto, o Robaina e o Viveros fizeram poucos jogos nessa época: o Robaina fez 3 para o C.N. e 1 para a Taça e o Viveros fez 3 para o C.N. Aqui fica o esclarecimento. Um abraço e até breve. Saudações leoninas! Alexandre Ribeiro.

Show di Bola disse...

Penso que esta foi das últimas grandes equipas que o SCP teve. Outros tempos. Será que JEB conseguirá tal feito? Parece me longe.

Cumprimentos

http://showdi-bola.blogspot.com/