segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Equipa do Sporting 1977/78

Em cima: Laranjeira, Keita, Vitor Gomes, Da Costa, Artur e Fraguito.
Em baixo: ???, Baltasar, Barão, Manuel Fernandes e Valter (gr).

Na época de 1977/78 o Sporting conquistaria apenas a Taça de Portugal, numa final diante do FC Porto. O plantel que representou Sporting nesta época foi composto pelos seguintes jogadores: Ademar, Adriano Leiria, Aílton, Botelho (GR), Artur, Inácio, Freire, Da Costa, Barão, Isaías Costa, Laranjeira, Joaquim Mota. Joaquim Murça, Manaca, Manoel, Manuel Fernandes, Meneses, Rui Cerdeira, Jordão, Keita, Fraguito, Valter (GR), Virgílio, Vítor Gomes, Baltasar. Paulo Emílio (treinador despedido), Rodrigues Dias o treinador vencedor da Taça de Portugal.

10 comentários:

Anónimo disse...

??? = Amândio Barreiras

sloct disse...

Este jogo foi disputado em Paris, no Parque dos Príncipes.

Dingo disse...

Esse jogador não identificado é o Amândio, como o amigo anónimo disse. Contudo, acho que o Amândio tinha regressado ao Boavista em 1977/78. Isso talvez tenha sido cedo na pré-época, até porque o Jordão (ainda) não estava nessa foto.

CARLOS disse...

É CLARAMENTE O AMANDIO BARREIRAS, ELE DEPOIS NESSA MESMA ÉPOCA JOGOU NO BOAVISTA. OUTRO JOGADOR QUE FOI PARA O BOAVISTA EM 77 FOI O MATOS E VEIO O BOTELHO PARA O SPORTING.

Anónimo disse...

Rui Nascimento:
Esse Amândio Barreiras não é o mesmo que jogou(penso eu) e treinou o Sporting de Espinho?

Mário Gouveia disse...

Boas, amigos sportinguistas,

Caro Sloct, permita-me corrigi-lo, mas a foto deste XI inicial, refere-se a um jogo que foi disputado no Estádio Balaídos, na final do Torneio de Vigo, a 18-08-1977, contra o Atlético Mineiro (0-1), que viria a vencer o Torneio.
Esta foto surgiu na revista francesa "Onze" (Setembro 1977 ?), numa reportagem sobre o Sporting, pois seria o adversário do Bastia (França) na Taça UEFA dessa época.

A cobertura da bancada é inconfundível, e pode ser confirmada nesta foto:

http://fr.academic.ru/dic.nsf/frwiki/1566187

A equipa do Sporting alinhou com:
Valter; Laranjeira, Amândio, Artur, Vítor Gomes, Da costa; Barão(Freire 17´), Fraguito, M. Fernandes, Keita, Baltazar (Manaca 40´).

Estes dados podem ser confirmados aqui:

http://rsssf.com/tablesc/ciudadvigo.html#77

SL

sloct disse...

Mário Gouveia,

Fala quem sabe, já cá não está quem falou.

Anónimo disse...

A PROPÓSITO DO TORNEIO DE VIGO, ACABARIAMOS POR O VENCER DEPOIS EM 2001, NUMA FINAL CONTRA O PRÓPRIO CELTA DE VIGO NA TRANSFORMAÇÃO DE GRANDES PENALIDADES. POR CURIOSIDADE EM ESPANHA JÁ VENCEMOS OS SEGUINTES TROFEUS: 2 ibéricos de badajoz, 1 de vigo, 1 de pontevedra, 1 taça montilha em córdoba, 1 colombino,2 san sebastian,1 taça teresa herrera,e penso que em 1960 conquistamos o trofeu de saragoça, se alguem puder confimrar por favor.

heldersmith disse...

EXCELENTE OBSERVAÇÃO SR. Mário Gouveia ...

Ruben 32 disse...

Este sloct não acerta uma!
LOL LOL LOL LOL