sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Jogos europeus do Sporting frente a equipas belgas: saldo positivo!


Ontem, dia 21 de Outubro de 2010, o Sporting cumpriu o seu 9º jogo europeu frente a uma equipa belga, vencendo, no Estádio José Alvalade, o Gent, por 5-1. Com este resultado, o Sporting obteve a sua 13ª goleada europeia (mais de 4 golos marcados) passadas 3 semanas da última goleada, por 5-0, diante do Levski de Sófia (Bulgária), à qual fizemos já referência numa postagem de 1 de Outubro.
No balanço desses 9 jogos diante de equipas belgas, o saldo é positivo, havendo a registar 4 vitórias, 3 empates e duas derrotas, estas últimas ocorridas precisamente na mesma eliminatória, diante do Standard Liége, cuja equipa inaugurou, na já distante temporada de 1958/59, os confrontos do Sporting frente a equipas belgas.
Recordemos então, por ordem cronológica, esses 9 confrontos belgas do Sporting a contar para as competições europeias de clubes:

- Época 1958/59 (oitavos-de-final da Taça dos Campeões Europeus): Sporting - 2 / Standard Liége - 3; Standard Liége - 3 / Sporting - 0.

- Época 1967/68 (1ª eliminatória da ex-Taça das Cidades com Feira): Bruges - 0 / Sporting - 0; Sporting - 2 / Bruges - 1.

Equipa leonina da época 1990/91.
Em cima (da esquerda para a direita): Venâncio (cap.), Leal, Douglas,
Carlos Xavier, Luisinho e Ivkovic.
Em baixo (mesma ordem): Oceano, Filipe, Careca, Gomes e Litos.

- Época 1990/91 (1ª eliminatória da Taça UEFA): Sporting - 1 / Malines - 0; Malines - 2 / Sporting - 2.

- Época 1997/98 (fase de grupos da Liga dos Campeões): Lierse - 1 / Sporting - 1; Sporting - 2 / Lierse - 1.

- Época 2010/11 (fase de grupos da Liga Europa): Sporting - 5 / Gent - 1.

Um dos jogos que tivemos o prazer de assistir ao vivo, no antigo e saudoso Estádio José Alvalade, foi precisamente o Sporting-Malines, realizado a 18 de Setembro de 1990, cuja partida e consequente vitória constituiu a primeira etapa de um percurso de sucesso da equipa leonina na edição de 1990/91 da Taça UEFA, que culminou com a chegada às meias-finais da prova.
A equipa do Malines era, nessa altura, uma das mais fortes equipas da Bélgica, recheada de vários internacionais, tendo conquistado, inclusivamente, a Taça das Taças na época de 1987/88, vencendo, na final, o Ajax (Holanda), por 1-0. O guarda-redes do Malines era Michel Preud'Homme, um dos melhores guarda-redes europeus das décadas de 80 e 90, que chegou a representar o Benfica na 2ª metade da década de 90.
A equipa leonina, então treinada pelo técnico brasileiro Marinho Peres, efectuou uma excelente exibição, tendo a vitória, por 1-0 (golo de Cadete, aos 37 min.), pecado por escassa, em face da qualidade do futebol praticado pelos "leões" e das oportunidades de golo desperdiçadas, algumas por mérito do excelente guardião belga.
Recordemos a formação leonina que alinhou nesse jogo, já lá vão 20 (!) anos. Como o tempo passa; lembro-me tão bem deste jogo tal como se se tivesse realizado ontem! Não há dúvida que as boas recordações perduram eternamente na nossa memória.
O Sporting jogou num sistema táctico misto que alternou o 4x4x2 com o 4x3x3 (na fase ofensiva), da seguinte forma: Ivkovic; Carlos Xavier, Luisinho, Venâncio (cap.) e Leal; Litos, Oceano, Douglas e Cadete; Careca (substituído por Filipe, aos 83 min.) e Gomes.

5 comentários:

CARLOS disse...

DOIS COMENTÁRIOS, UM QUE TM QUE VER COM COMPETIÇÕES EUROPEIAS E OUTRO QUE TEM QUE VER COM O ANDEBOL. ASSIM RELATIVAMENTE ´S COMPETIÇÕES EUROPEIAS, ESTA DÉCADA QUE VAI DE 2000 A 2010 É DE LONGE AQUELA EM QUE O SPORTING ALCANÇOU MAIS VITÓRIAS E AINDA ATINGIU UMA FINAL, ISTO PARA OS QUE DIZEM QUE O SPORTING VAI A CAMINHO DE SER UM NOVO BELENENSES NÃO BATE CERTO, MUITO DESSES DETRACTORES TEM MAIS SAUDADES EM QUE O SPORTING COM GRANES JOGADORES NA DÉCADA DE NOVENTA SAIA SEMPRE Á PRIMEIRA OU Á SEGUNDA ELIMINATÓRIA, COM EXCEPÇÃO DA MEIA FINAL DE 90/91. NO ANDEBOL PENSO QUE SOMOS SERVIDOS POR JOGADORES COM MUITA CHULICE, JÁ O TENHO DITO HÁ USN ANOS A ESTA PARTE, NOS ULTIMOS 4 ANOS NÃO FOSSE A CHALLANGE E DIRIA MESMO QUE SÓ POR LÁ PAIRAM CHULOS NO ANDEBOL, É CASO PARA DIZER AOS ANDEBOLISTAS DO SPORTING, TRABALHEM MALANDROS XULECOS.

Joao Dinis disse...

Carlos, não quero ser nenhum velho do restelo, mas na ultima decada até podemos ter algumas vitorias nas provas da UEFA, mas contra quem de jeito? Quando apanhamos com tubaroes, apanhamos a sério! CSKA de moscovo, Bayern de Munich...´so para citar alguns!
Será o Halmstad um tubarão????

Anónimo disse...

RUI NASCIMENTO:
Contra quem de jeito? Em 2006, ganhámos em Alvalade ao Inter Milão, em Alvalade, por 1-0, para a Liga dos Campeões, com um fabuloso golo do Caneira. Em 2008 e novamente para a Liga dos Campeões, ganhámos ao Shaktar Donetsk, em casa e fora, sempre por 1-0. Esta equipa ucraniana seria relegada para a Taça UEFA, cujo trofeu conquistou ! E não esquecer que em 2007 eles tinham ganho ao Benfica na Luz, por 1-0!
É verdade que a maioria das vitórias europeias alcançadas esta década têm sido frente a formações medianas e até algumas mediocres, mas não esquecer que o nosso clube esteve muitos anos sem ir à Liga dos Campeões e para uma competição dessas é necessário investir muito forte num plantel. No entanto, também houve equipas mediocres que já nos afastaram (Viking, o próprio Halmstads (os lampiões também foram vitimas deles no tempo do Mourinho), Grassophers..
Penso que aquela reviravolta fantástica frente ao Newcastle, de 0-1 para 4-1 é para ser lembrada. E nesse ano também eliminámos o Feyernoord, com 2-1 cá e lá. É um histórico do futebol holandês e ganhou a Taça UEFA, salvo erro em 2003. É verdade que já há alguns anos estas equipa andam longe do fulgor de outros tempos, mas ambas são consideradas na europa do futebol e no seu pais. Acho que o amigo João Dinis exagerou.

CARLOS disse...

Ó JOÃO NÃO LEVES A MAL, EM 91/92 SAIMOS Á PRIMEIRA COM O TUBARÃO D.BUCARESTE, EM 92/93 SAIMOS Á PRIMEIRA COM O TUBARÃO GRASHOPPERS, EM 95/96 SAIMOS Á SEGUNDA COM 4/0 COM O TUBARÃO RAPID VIENA, EM 96/97 SAIMOS Á SEGUNDA COM O TUBARÃO METZ, EM 98/99 SAIMOS Á PRIMEIRA COM O TUBARÃO BOLONHA E POR FIM EM 99/00 SAIMOS Á PRIMEIRA COM O TUBARÃO VIKING.

Anónimo disse...

CONSIDERO É QUE NA DÉCADA DE NOVENTA EFECTIVAMENTE O SPORTING TINHA MAIS MISTICA, ALIÁS O FUTEBOL EM GERAL TINHA. TINHAMOS GRANDES JOGADOES, MAS JOGADOES COMO FIGO, BALAKOV ETC ETC EM MATÉRIA DE COMPETIÇÕES EUROPEIAS FORAM ZERO NO SPORTING.A DÉCADA DE 90 FOI A PIOR DE SEMPRE DO SPORTING, EM MATÉRIA EUROPEIA E NACIONAL.