sábado, 13 de novembro de 2010

Os jogadores leoninos com 5 ou mais títulos de campeão nacional.

Longe vão já os tempos em que o Sporting era a maior potência futebolística nacional, cujo período de hegemonia no futebol português coincidiu com as décadas de 40 e 50 do século XX.
Essas épocas áureas do futebol leonino ficaram registadas e imortalizadas em centenas de páginas de jornais, revistas e livros, cujas vitórias e conquistas perdurarão para sempre na História do Sporting e do futebol português.
Embora esses feitos tenham ocorrido há mais de meio século, é obrigação de todos os sportinguistas preservarem a memória dessas fantásticas equipas e futebolistas que, ao longo de quase duas décadas, escreveram, a letras de ouro, bonitas páginas da História do Sporting, contribuindo para o engrandecimento e prestígio deste grande clube.
Assim, o Armazém Leonino vem hoje recordar os jogadores leoninos que se sagraram mais vezes campeões nacionais, os quais, como seria de esperar, fizeram parte dessas extraordinárias equipas leoninas dos anos 40 e 50.
De facto, com 6 ou mais títulos de campeão nacional conquistados, há a registar 8 futebolistas, e com 5 títulos alcançados contam-se outros tantos, sendo que todos esses 16 jogadores jogaram no clube de Alvalade durante as décadas de 40 e 50.
Indicamos, a seguir, a lista dessas 16 saudosas lendas do futebol leonino que deixaram uma marca de grande qualidade no futebol português do século XX.

Com mais de 5 títulos conquistados, temos os seguintes 8 jogadores:

- 8 campeonatos nacionais: Vasques, Travassos e Albano;

- 7 campeonatos nacionais: Canário, João Martins, Jesus Correia e Azevedo;
Canário e João Martins
Jesus Correia e Azevedo

- 6 campeonatos nacionais: Manuel Marques;

Com 5 títulos alcançados, temos outros 8 jogadores: Caldeira, Carlos Gomes, Juca, Peyroteo, Armando Ferreira, Juvenal, Veríssimo e Passos.
Caldeira e Carlos Gomes
Juca e Peyroteo

Aqui fica mais um modesto e singelo contributo do Armazém Leonino para que a História do Sporting não seja nunca esquecida e também para que os sportinguistas mais novos fiquem a conhecer os atletas que, no passado, honraram e dignificaram, com o seu esforço e dedicação, a camisola leonina.
O Armazém Leonino é um blogue que procura ter, acima de tudo, uma função didáctico-pedagógica junto de todos os que nos honram diariamente com a sua visita, pois pretendemos ser, passe a imodéstia, uma espécie de enciclopédia leonina. O saber não ocupa lugar!

4 comentários:

Anónimo disse...

Confirma-se que o hoquei vai jogar no pavilhão novo da CM de Odivelas ?

Anónimo disse...

pois È. os jogadores q aqui estao sao todos da decada de 40 e 50. o sporting dominava . começou a perder a hegemonia apartir de 55.
O actual probelma do sporting ja tem mtos anos . no velho alvalade so ganhamos 9 campeonatos .

Anónimo disse...

Na era de Paulo Bento o Sporting poderia ter conquistado 1 ou 2 títulos.
Não o fez porque os dirigentes limitaram-se a bater palmas ao Porto.
Mentalidades...

RFM disse...

EXCELENTE Post
PARABENS