sábado, 27 de novembro de 2010

Recordações de um clássico inesquecível: Sporting - 3 / F.C. Porto - 3 (1982/83)

Equipa leonina que alinhou no célebre e inesquecível Sporting-F.C. Porto
de 30 de Janeiro de 1983.

A poucas horas do início de mais um "clássico" Sporting - F.C. Porto, recordo agora um dos encontros mais emotivos, equilibrados e espectaculares que tive o privilégio e o prazer de assistir ao vivo no antigo e saudoso Estádio José Alvalade, e que foi, provavelmente, o jogo entre "leões" e "dragões" que mais me marcou até hoje.
O resultado nem foi o mais favorável para a equipa leonina, pois o jogo terminou empatado (3-3), mas valeu pela emoção, espectáculo e incerteza até ao final da partida, relativamente ao seu vencedor.
Este jogo, a contar para a 17ª jornada do Campeonato Nacional da época de 1982/83, realizou-se a 30 de Janeiro de 1983 e foi arbitrado por Miranda Dias de Coimbra.
Dos 6 golos marcados, 3 foram obtidos na marcação de grandes penalidades, duas delas a favor da equipa leonina, ambas convertidas por Jordão que viria, aliás, a ser a grande figura do encontro ao alcançar um "hat-trick".
Momento em que Jordão se prepara para
converter uma das grandes penalidades.
O outro golo apontado pela "gazela negra" foi aquilo a que se pode chamar uma autêntica "obra prima", tal a beleza do gesto técnico: à entrada da grande área portista, de costas para a baliza, e com a bola a saltitar, Jordão remata de calcanhar, fazendo a bola descrever um arco e entrar junto ao ângulo superior esquerdo da baliza de Amaral. Este foi, provavelmente, o golo mais bonito da carreira do fantástico avançado leonino e, para mim, foi um dos mais belos lances de futebol que presenciei ao vivo até hoje.
Recordamos, a seguir, a equipa leonina, treinada por Oliveira (jogador-treinador), que alinhou nesta inesquecível partida, já lá vão quase 28 (!) anos:
Meszaros; Virgílio, Kostov, Zezinho e Mário Jorge; Lito, Festas e Nogueira; Manuel Fernandes, Oliveira e Jordão (3 golos: 12 m - g.p., 36 m e 66 m - g.p.). Carlos Xavier entrou, aos 83 m, para o lugar de Nogueira.
Que bom seria que logo à noite Sporting e F.C. Porto voltassem a proporcionar um espectáculo da qualidade daquele que teve lugar há 28 anos no velhinho e mítico José Alvalade. Foram jogos desta categoria que tornaram os "clássicos" e "derbies" momentos eternos e lendários na memória das gerações e na História do futebol português. Ó tempo, volta para trás!

1 comentário:

Dingo disse...

Se correctamente me recordo – sem consultar os arquivos – lembro-me do jogo da primeira volta, em que nas Antas o Sporting foi massacrado pelo FC Porto, mas que consegui manter o empate, creio que foi de zero a zero!