quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Os dois amores de Jesus Correia: O Hóquei em Patins e o Futebol.

Capa do livro sobre Jesus Correia da autoria de Vítor Santos.

Em 1954, o mítico e saudoso chefe de redacção do Jornal "A Bola", Vítor Santos, escreveu um livro de memórias relativas a esse grande atleta e desportista leonino que foi Jesus Correia, um dos "Cinco Violinos".
Esta obra, com o título "Entre dois amores: memórias de Jesus Correia", era uma colectânea de capítulos da biografia de Jesus Correia da autoria de Vítor Santos, os quais foram publicados, em forma de artigos, em várias edições do Jornal "A Bola", mais precisamente, entre 20 de Julho e 17 de Setembro de 1953.
Esta colectânea editada na forma de livro, era acompanhada e enriquecida por um prefácio do Tenente-Coronel Ribeiro dos Reis, então Director do Jornal "A Bola", e de 3 estudos/artigos sobre Jesus Correia, da autoria de Cândido de Oliveira (fundador e jornalista do Jornal "A Bola", ex-seleccionador nacional e ex-treinador do Sporting), Olivério Serpa e Emídio Pinto (atletas internacionais de Hóquei em Patins, companheiros de Jesus Correia).
Ao longo de 25 capítulos distribuídos por 167 páginas, intercaladas por fotos alusivas à carreira desportiva de Jesus Correia nas duas modalidades, Vítor Santos redige (com a colaboração de Afonso Lacerda) uma biografia magnífica, muito completa e pormenorizada, ricamente documentada, com inclusão de relatos e declarações, na primeira pessoa, do próprio Jesus Correia, apresentação de documentos oficiais e transcrição de excertos de notícias e artigos de jornais da época.
Estas memórias de Jesus Correia adquiriram há muito o estatuto de "clássico" dentro da bibliografia desportiva nacional e constituem, na verdade, uma obra intemporal, podendo e devendo ser lida em qualquer época e por quaisquer gerações de leitores, sejam ou não especialistas, conhecedores, apaixonados ou simples curiosos do fenómeno desportivo. Este livro lê-se de "um só fôlego" como é costume dizer-se das obras que prendem o leitor da primeira à última página.

Jesus Correia, um desportista exemplar e um atleta de grande categoria.

Atrevemo-nos a afirmar que Jesus Correia foi, de facto, um caso invulgar do desporto mundial, na medida em que foi um atleta de craveira extraordinária em duas modalidades bem distintas, o Futebol e o Hóquei em Patins, tendo sido internacional em ambas as modalidades e multi-campeão em qualquer delas, conquistando inúmeros títulos nacionais e internacionais, ao serviço do Sporting, do Paço de Arcos e da Selecção Nacional.
Depois de 9 anos ao serviço do Sporting, mais concretamente, entre as temporadas de 1943/44 e 1951/52, período de tempo durante o qual se sagrou por 6 vezes Campeão Nacional e conquistou duas Taças de Portugal e 2 Campeonatos de Lisboa, Jesus Correia abandona, aos 28 anos e no auge da carreira, o Sporting e o Futebol, optando por se dedicar exclusivamente ao Hóquei em Patins, no início da época de 1952/53.
Esta decisão surgiu na sequência de uma espécie de ultimato feito pela direcção leonina que confrontou o seu atleta com a obrigatoriedade de ter de optar, a tempo inteiro, por uma das duas modalidades. Alegando cansaço e dificuldades físicas em conciliar o emprego com as exigências dos treinos e jogos das duas modalidades, Jesus Correia preferiu o Hóquei em Patins em detrimento do Futebol.
Ao serviço do Paço de Arcos, clube no qual jogou durante 16 temporadas (entre 1941 e 1956), Jesus Correia sagrou-se por 8 vezes Campeão de Portugal e, em representação da Selecção Nacional, conquistou 6 Campeonatos do Mundo de Hóquei em Patins.
Tendo abandonado precocemente o Sporting e o futebol, com apenas 28 anos e no auge da carreira, pode-se imaginar o que Jesus Correia poderia ter conquistado mais em matéria de títulos no Futebol, pelo menos, durante mais 4 ou 5 anos, caso tivesse continuado a fazer parte daquelas fantásticas equipas leoninas das décadas de 40 e 50, que marcaram uma época no futebol português. Contudo, tal não impediu Jesus Correia de adquirir o estatuto de lenda do desporto português e consagrar-se como um dos maiores futebolistas da História do Sporting.

Sem comentários: