quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Sporting - a 1ª equipa portuguesa a vencer em Inglaterra!


Há pouco mais de 29 anos, mais precisamente a 21 de Outubro de 1981, o Sporting cometeu a proeza de ser a primeira equipa portuguesa a vencer fora uma equipa inglesa nas competições europeias de clubes.
Com efeito, naquela 4ª feira europeia de Outono, em jogo da 1ª mão da 2ª eliminatória da Taça UEFA, a equipa leonina, então treinada pelo saudoso e inesquecível técnico inglês Malcolm Allison, venceu em Inglaterra o Southampton, por 4-2, em cuja equipa jogava o internacional inglês, Kevin Keegan, a grande "estrela" da equipa inglesa.

Na verdade, Keegan era já um dos maiores futebolistas ingleses de sempre e um dos melhores futebolistas europeus de então, tendo um vasto e brilhante currículo atrás de si, com passagens vitoriosas, durante a década de 70, pelo Liverpool, onde ganhou tudo o que havia para ganhar (Campeonato, Taça, Taça UEFA e Taça dos Campeões Europeus), e pelo Hamburgo (Alemanha). Além disso, Keegan já havia conquistado duas "Bolas de Ouro" consecutivas (1978 e 1979), troféu destinado a premiar o melhor jogador da Europa.
Kevin Keegan
Segundo rezam as crónicas desta histórica e memorável partida, a equipa leonina entrou em campo com grande personalidade e ambição, não mostrando receio ou temor em relação ao Southampton e, muito menos, em relação à sua grande "estrela", Kevin Keegan. Aliás, cedo os "leões" se adiantaram no marcador, tendo Jordão apontado o golo inaugural, logo aos 2 minutos de jogo. Fruto de uma excelente exibição, a equipa leonina chegou ao intervalo a vencer por 3-0, tendo o defesa inglês Holmes marcado na própria baliza (21 minutos) e Manuel Fernandes feito o 3º golo, quase a findar a 1ª parte (42 minutos).
Na 2ª parte assistiu-se a uma natural reacção do Southampton que, ferido no seu orgulho, imprimiu uma forte toada atacante, conseguindo fazer dois golos no curto espaço de 2 minutos, aos 68 e 70 minutos, repectivamente, por Keegan (na marcação de uma grande penalidade) e Channon. Contudo, a equipa leonina não fraquejou nem se intimidou, mostrando então um forte espírito de grupo e uma grande capacidade de sofrimento, vindo a marcar, inclusivamente, o 4º golo, prestes a terminar o encontro (88 minutos), por intermédio de Manuel Fernandes que assim bisou na partida.

Estava consumada, pela primeira vez, uma vitória brilhante e inesquecível de uma equipa portuguesa em Inglaterra. Recordamos, a seguir, a constituição da equipa leonina que cometeu tamanha proeza:
Meszaros; Carlos Xavier, Zezinho, Eurico e Inácio; Ademar, Nogueira, Oliveira e Freire; Manuel Fernandes (2 golos) e Jordão (1 golo). Aos 55 minutos, Virgílio rendeu Nogueira e aos 79 minutos, Barão entrou para o lugar de Zezinho.
Resta acrescentar que no jogo da 2ª mão, realizado no Estádio José Alvalade, Sporting e Southampton empataram a zero, tendo o Sporting seguido em frente na prova.
Equipa-tipo leonina da época de 1981/82 que conquistou a "dobradinha".
Em cima (da esquerda para a direita): Eurico, Jordão, Meszaros,
Inácio, Virgílio e Oliveira.
Em baixo (mesma ordem): Ademar, Freire, Carlos Xavier,
Manuel Fernandes (cap.) e Nogueira.

3 comentários:

Dingo disse...

Foi em noite de verdadeira euforía leonina!

Lembro-me dessa tarde-noite como se fosse hoje! Sem consultar, creio que os golos do Southampton foram marcados por Kevin Keegan (gp) e por Lawrence, ou nome algo parecido. O Sporting esteve a ganhar por 3-0 ao intervalo, eu creio, e o Southampton chegou a reduzir para 3-2. Pelo meio ouve uma autêntica defesa 'com golpe de rins' de Ferenk Meszaros, o maior de todos os magiares que por Portugal passaram!

Um Feliz 2011 para todos!

Dingo disse...

O treinador do Southampton não era o John Mortimore?

ALEXANDRE disse...

Caro amigo Dingo. O treinador do Southampton era o inglês McMenemy. Um abraço e um bom ano de 2011 para si e para o nosso Sporting. Saudações leoninas! Alexandre.