sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Sporting - 2 / F.C. Porto - 1 (Finalíssima da Taça de Portugal: 1977/78)

Na época de 1977/78, pela primeira vez na História da Taça de Portugal, teve de se recorrer a um 2º jogo para se encontrar o vencedor desta competição, pois até aí (desde a temporada de 1938/39) todas as finais se tinham decidido através de um único jogo, por vezes, no prolongamento.
Porém, na edição de 1977/78 da Taça de Portugal, a final, que opôs o Sporting ao F.C. Porto, terminou empatada (1-1), após prolongamento, havendo, assim, a necessidade de se realizar um 2º jogo (finalíssima), para se apurar em definitivo o vencedor da prova.
Nessa finalíssima, o Sporting acabou por vencer o F.C. Porto, por 2-1, tendo os golos leoninos sido apontados por Vítor Gomes e Manuel Fernandes.

Página do jornal Record (7 de Julho de 1995) com uma retrospectiva e
recordação da conquista leonina da Taça de Portugal na época de 1977/78.

Continuação da página anterior.

A última vez que o Sporting conquistara a Taça de Portugal (juntamente com o Campeonato Nacional) havia sido na época de 1973/74 e, desde então, os "leões" não haviam voltado a conquistar qualquer título. Assim, a vitória alcançada na Taça de Portugal da época de 1977/78 foi imensamente festejada, uma vez que significou o fim de um "jejum" de 4 anos em matéria de conquistas a nível nacional. Aliás, no Campeonato Nacional dessa época, que foi conquistado pelo F.C. Porto (quebrando um longo "jejum" de 19 (!) anos sem ser campeão), o Sporting ficou classificado em 3º lugar a 9 pontos do 1º classificado.
Apresentamos, a seguir, duas belíssimas caricaturas do Mestre Francisco Zambujal alusivas precisamente à final da Taça de Portugal daquela temporada.
A primeira caricatura é uma antevisão sobre a finalíssima da competição. A segunda caricatura é uma homenagem à equipa leonina que conquistou o troféu.
Rodolfo (F.C. Porto) e Keita (Sporting): luta de "capitães" pela
posse de tão ambicionado troféu!
Em cima (da esquerda para a direita): Artur, Laranjeira, Ademar, Meneses, Inácio e Botelho (g.r.).
Em baixo (mesma ordem): Vítor Gomes, Manoel, Manuel Fernandes, Aílton e Keita (cap.).

3 comentários:

sloct disse...

Esta é a célebre taça que os idiotas dos tripeiros continuam a dizer que lhes foi roubada por um fora-de-jogo INEXISTENTE no 1º golo.

É uma pena não haver imagens desse jogo, ou se há nunca as vi.

Silvestre disse...

Boa Noite

Não ficou célebre somente por esse hipotético fora de jogo, mas também pelo facto do árbitro dessa final ter ido como convidado do Sporting na digressão à china na semana seguinte !!!! se fosse hoje em dia o que não se diria. Nessa altura era tudo "transparente"

caique melo disse...

poxa gostei muito do seu blog eu estou te seguindo

mais quem é apaixonado por futebol entra caiquefut.blogspot.com