sábado, 12 de fevereiro de 2011

Uma época memorável: A conquista do tetracampeonato e da "dobradinha" (1953/54).

A época de 1953/54 ficou assinalada na História do Sporting como uma das melhores temporadas de sempre do futebol leonino, pois coincidiu com a conquista do tetracampeonato (feito inédito, até àquela data, no futebol português) e da "dobradinha".
Com efeito, a temporada de 1953/54 registou o culminar de um período áureo da História do futebol leonino, no qual em 11 épocas (entre 1943/44 e 1953/54), o Sporting conquistou 8 (!) campeonatos nacionais, sobressaindo nessas conquistas as famosas e inesquecíveis equipas onde pontificavam e brilhavam os "Cinco Violinos".
Página do Jornal Record (2 de Julho de 1995).

A época de 1953/54 ficou ainda marcada por uma das mais desgastantes e exigentes campanhas leoninas na Taça de Portugal, que teve como apogeu a difícil, mas brilhante e justa vitória (3-2) na final da competição, realizada no Estádio Nacional, diante do Vitória Futebol Clube (Setúbal).

Continuação da página anterior.

Na verdade, até chegar à final do Jamor, a equipa leonina teve de defrontar e eliminar, nada mais nada menos, que Benfica, F.C. Porto e Belenenses, cujas eliminatórias eram, então, disputadas a duas mãos. Inclusivamente, na 1ª eliminatória, diante do Benfica, houve necessidade de se recorrer a um 3º jogo para desempatar e decidir quem passava aos quartos de final da prova.
Foram, portanto, 7 jogos de um grau de dificuldade elevado, que tornaram essa campanha memorável, a qual culminou com uma também disputada e equilibrada final frente ao vitória sadino, o qual valorizou ainda mais a vitória leonina na competição.

Os 11 "bravos leões" que conquistaram a edição de 1953/54 da Taça de Portugal.
Em cima (da esquerda para a direita): Janos Hrotko, Lourenço,
Carlos Gomes (g.r.), Galaz, Gonçalves, Rita (g.r. supl.) e Juca.
Em baixo (mesma ordem): Galileu, Vasques, João Martins, Travassos e Mendonça.

1 comentário:

João Celorico disse...

Só a título de curiosidade:
O Fernando Mendonça, ajudou à derrota da sua antiga equipa, onde jogava ainda o seu irmão João.
Não está aqui, também o Fabian, o outro húngaro, que veio com o Hrotko, mas que estando 2 épocas no Sporting, quase nunca jogou. Ainda como curiosidade, foi o único sobrevivente, por um acaso da sorte (tinha saído na escala, em Barcelona) da equipa do Torino que em 1947 veio à festa do Francisco Ferreira. Ao embater na catedral de Superga, o avião caiu e morreram todos. Entre eles estava alguma da nata do futebol italiano, Mazzola e Bacigalupo(gr), por exemplo.