sexta-feira, 25 de março de 2011

Eleição do 41º Presidente da História do Sporting.

Amanhã, dia 26 de Março, os sócios do Sporting vão ser chamados às urnas a fim de elegerem o 41º presidente da História do Clube de Alvalade, havendo 5 candidatos a disputar o "trono" leonino, a saber (por ordem alfabética): Abrantes Mendes, Bruno Carvalho, Dias Ferreira, Godinho Lopes e Pedro Baltazar.
A apresentação, em Janeiro passado, do pedido de demissão do ainda presidente José Eduardo Bettencourt, conduziu a um vazio presidencial inesperado e à consequente convocação de eleições antecipadas, as quais, até hoje, nunca tinham tido tantos candidatos na corrida ao "trono" presidencial.

Os 3 candidatos à presidência leonina nas eleições de 1988:
António Figueiredo, Jorge Gonçalves (o "bigodes") e António Simões.
Caricatura da autoria de Francisco Zambujal, publicada
no Jornal "A Bola" (23 de Junho de 1988).

A propósito da eleição de amanhã e a título de curiosidade, o Armazém Leonino recorda hoje o "top five" das eleições leoninas mais concorridas em matéria de número de sócios votantes. Assim, até hoje, a eleição com maior adesão de votantes foi a que elegeu Jorge Gonçalves (o popular "bigodes"), em 1988, tendo votado 17 063 sócios.
Seguiu-se, um ano depois, a eleição de Sousa Cintra (o "Rei das Águas"), em 1989, tendo votado 15 289 sócios. Mais recentemente, em 2009, votaram 11 380 sócios na eleição de José Eduardo Bettencourt, agora demissionário, e que amanhã ficará a conhecer o seu sucessor na presidência leonina.
Em 1984, João Rocha foi reeleito presidente do Sporting, tendo votado 10 217 sócios. Este histórico presidente leonino é ainda hoje detentor de um recorde muito difícil de igualar: é o presidente que esteve mais anos à frente dos destinos do Sporting, num total de 13 anos, entre 1973 e 1986, ano em que lhe sucedeu Amado de Freitas. Finalmente, em 1995, votaram 8 856 sócios na eleição de Pedro Santana Lopes.

Passagem de testemunho na corrida à presidência do Sporting, em 1986:
Amado de Freitas sucede a João Rocha.
Caricatura da autoria de Francisco Zambujal publicada no Jornal "A Bola" (1986).

Uma das muitas curiosidades das eleições leoninas de amanhã é a de se saber se o recorde de Jorge Gonçalves será batido. Em face da movimentada e intensa campanha eleitoral a que se assistiu, dos disputados e "quentes" debates televisivos entre os 5 candidatos, da enorme projecção e mediatismo que foi dada a estas eleições pelos vários orgãos de comunicação social e, ainda, devido à fracassada época futebolística e à delicada situação financeira por que passa o Sporting, estamos em crer que vai haver uma participação massiva por parte dos sócios leoninos, podendo chegar perto dos 20 000 votantes.
O facto de haver 5 candidatos a concorrerem a umas eleições para a presidência de um clube, é também uma prova da vitalidade do mesmo, pois o Sporting, para além de ser um grande clube, é também um clube grande, uma das maiores instituições desportivas de Portugal e, sem dúvida, a maior potência desportiva nacional e uma das maiores da Europa e do Mundo. Na verdade, apesar da crise que está a viver, o Sporting continua a ser um clube de grande dimensão e prestígio, com uma massa de simpatizantes e apoiantes muito grande e, pelos vistos, um clube muito apetecível e atractivo, a avaliar pelo número de candidatos que se perfilaram a estas eleições.
Até hoje, cada candidato procurou fazer passar a sua mensagem junto da família sportinguista, tentando cativar o maior número de apoiantes e convencer o maior número de sócios. Promessas é coisa que não tem faltado nesta campanha, especulações e afirmações bombásticas muitas, calúnias e ofensas bastantes, diria mesmo, demasiadas, nada edificantes e abonatórias para quem as profere. Até hoje, vivemos, pois, um tempo de excessos, de promessas e de esperanças, de ilusões e de sonhos, mas também de dúvidas e de incertezas, de receios e de desconfianças.
Amanhã, dia 26 de Março, é um dia muito importante na vida do Sporting. Amanhã, abre-se uma nova página, diria mesmo mais, um novo capítulo na História deste grandioso clube. Mais do que nunca, independentemente de quem venha a vencer estas eleições, é importante a união de todos os sportinguistas, é imperiosa a necessidade de remarmos todos para o mesmo lado em prol dos interesses do nosso querido clube.
Apesar de cada um de nós ter as suas opiniões e as suas ideias e de não concordarmos todos com as mesmas coisas, é fundamental que, de uma vez por todas, ponhamos de lado as divergências e os conflitos, paremos com as discussões e as acusações, para que a partir de amanhã, o Sporting inicie uma nova era de sucesso numa História centenária feita de conquistas e de vitórias desde 1906, ano em que um dos seus fundadores, o Visconde de Alvalade, formulou o histórico voto e desejo: "Queremos que o Sporting seja um grande clube, tão grande como os maiores da Europa"!
Viva o Sporting, o nosso grande amor!

Sem comentários: