sábado, 2 de abril de 2011

Vitória Sport Clube (Guimarães) - 4 / Sporting - 1 (1982-1983)

A propósito da deslocação do Sporting a Guimarães para defrontar amanhã, dia 3 de Abril, o Vitória local, o Armazém Leonino recorda hoje um jogo entre estas duas equipas que ocorreu há já 28 (!) anos, mais concretamente, a 9 de Janeiro de 1983, a contar para a 15ª jornada (última da 1ª volta) do Campeonato Nacional da época de 1982/83.
Na semana anterior, o Sporting havia vencido em Alvalade o Benfica por 1-0 (golo de Jordão), jogo em relação ao qual já nos referimos em postagens anteriores. O jogo realizado no Estádio Municipal de Guimarães não deixou boas recordações aos sportinguistas, pois a equipa leonina foi goleada, inapelavelmente e surpreendentemente, por 4-1, tendo Oliveira feito o empate à meia-hora de jogo, o qual seria, no entanto, "sol de pouca dura", pois nessa tarde a equipa vitoriana estava inspirada, realizando uma estupenda exibição. Os golos do Vitória foram apontados por Paulo Ricardo (que bisou), Pedroto e Joaquim Rocha.
Apesar da espectacular exibição da equipa vimaranense a verdade é que o Sporting também esteve muitos furos abaixo do normal, sobretudo em relação à jornada anterior na qual tinha efectuado uma excelente partida diante do seu eterno rival. Aliás, a formação leonina que defrontou o Vitória foi a mesma que havia defrontado o Benfica na semana anterior, a qual recordamos a seguir: Meszaros; Ademar, Venâncio, Kikas e Virgílio; Marinho, Kostov, Oliveira e Lito; Manuel Fernandes (cap.) e Jordão.
Em cima (da esquerda para a direita): Meszaros, Jordão, Venâncio, Kikas,
Virgílio e Oliveira.
Em baixo (mesma ordem): Ademar, Kostov, Manuel Fernandes, Lito e Marinho.
O Jornal "A Bola" na sua edição de 5ª feira, no rescaldo do jogo de Guimarães, publicou uma bela caricatura de Francisco Zambujal, a qual retrata na perfeição aquilo que aconteceu ao Sporting.

Apesar da má época que o Sporting tem realizado e das fracas exibições que a equipa leonina tem efectuado, esperamos que amanhã não se repita, nem de perto nem de longe, o resultado de 1983, pois nem sequer queremos pensar que o Sporting possa perder o jogo, apesar do bom momento por que passa a equipa vitoriana. Oxalá não estejamos enganados e o Sporting possa dar uma alegria aos seus adeptos, jogando com brio, raça e querer, e trazendo os 3 pontos de Guimarães. É preciso defender com "unhas e dentes" o 3º lugar que dá acesso à Liga Europa.

2 comentários:

Anónimo disse...

RUI NASCIMENTO:
Pois, é que convém mesmo ganhar, com boa ou má exibição, uma vez que o Braga ganhou hoje em Aveiro e ascendeu provisoriamente ao 3º lugar. E para além de Guimarães, o Sporting ainda vai ao Dragão e a Braga. Com a equipa fraca que temos, nem quero pensar... Bem, mas esta equipa de 82/83 tinha jogadores de grande categoria, só aquele tridente ofensivo Jordão, Oliveira e Manuel Fernandes fazia miséria! Bem, este tipo de resultados (1-4) não acontecem sempre. Não vi esse jogo, mas pelo que relatam na notícia e pelo que dá a entender a defesa do Sporting meteu água por todos os lados. E então o Venâncio era um enterras...

- disse...

Cardinal, jogador de Futsal do Sporting, acompanha Super Dragões no Estádio da Luz - vídeo

http://www.conversasdabola.com/2011/04/cardinal-jogador-de-futsal-do-sporting.html


--