quarta-feira, 27 de julho de 2011

A conquista da 7ª Taça de Portugal (Época 1970-71): Sporting - 4 / Benfica -1.

Faz hoje, dia 27 de Julho, exactamente 40 anos e um mês que o Sporting conquistou a sua 7ª Taça de Portugal, ao vencer o Benfica, no Estádio Nacional, por um categórico 4-1. Naquela tarde do dia 27 de Junho de 1971, a equipa leonina estava, de facto, inspirada, arrancando para uma grande exibição e alcançando uma vitória indiscutível sobre o seu eterno rival.
Em Maio desse ano, o Benfica sagrara-se campeão nacional com 3 pontos de vantagem sobre o Sporting, treinado pelo saudoso e inesquecível mestre Fernando Vaz. Ao longo das 26 jornadas da competição, o Sporting manteve uma luta renhida com o Benfica quase até ao final da prova, mostrando que, numa final e num só jogo, poderia perfeitamente vencer o seu rival, como viria aliás a acontecer na final do Jamor.
Apresentamos, a seguir, a foto dessa grande equipa leonina que conquistou brilhantemente a Taça de Portugal da época de 1970-71. A título de curiosidade, informamos que esta foto foi reproduzida numa separata oferecida pela famosa revista de banda desenhada "Jornal do Cuto", de 21 de Julho de 1971.
Em cima (da esquerda para a direita): Laranjeira, Pedro Gomes, Gonçalves,
Presidente da República Américo Tomás, Manaca, Marinho e José Carlos (cap.).
Em baixo (mesma ordem): Damas, Chico, Nélson, Peres e Dinis.

Para ver e ler mais sobre esta final clique aqui.

4 comentários:

Mauro Silva disse...

Boas, Alexandre,

Antes de mais, desculpa-me o off-topic:

Se possível, adiciona o Sporting Visto Por Nós, ali na tua barra lateral. Estamos em http://svpn.blogspot.com/

O Armazém já lá está devidamente linkado.

Obrigado!
Cumprimentos,
Mauro Silva

Dingo disse...

Há que não esquecer que nessa época o Sporting havia arrancado para o bi-campeonato de vento em popa até que uma outra aragem – de nome "Bento" – travou o Sporting em pleno estádio José Alvalade e, daí para a frente, o Sporting não foi mais o mesmo! Foi um Barreirense, então no último lugar com apenas 6 pontos em 13 jornadas, que veio ganhar a Alvalade por 1-0. Nesse jogo, o Bento defendeu tudo o que à sua baliza se dirigiu.
Verifique-se que à partida para a 14.ª jornada, o Sporting ia em primeiro com 23 pontos (10-3-0) e o Benfica, futuro campeão ia em 4.º com apenas 17 pontos (6-5-2). O Sporting na altura só tinha sofrido 2 golos em 13 jogos. Aqui foi o "14" do azar! A realçar que na altura o ataque mais realizador do campeonato era o do V. Setúbal, ainda com o Vítor Baptista. Em 13 jogos, o Vitória de Setúbal havia marcado 35 golos, seguido por Benfica com 26, Sporting com 24, Académica com 23, FC Porto com 21, etc.

Essa derrota contra o Barreirense, de tão inesperada, tão fantasmagórica, e tanto a más horas, foi ainda mais pesada para o Sporting que a derrota em Alvalade em 1994/95 contra o Estrela da Amadora, que quase literalmente tirou o campeonato ao Sporting de Carlos Queiroz e o deu ao FC Porto de Bobby Robson!

Contudo, esse acto de 1970/71 ainda foi antes do meu tempo. Não se assustem!

Dingo disse...

Consequência emediata: Na jornada seguinte, a 15.ª, o Sporting vai à Luz e leva com 5-1! Aí o Benfica sobe ao terceiro a apenas 2 pontos do Sporting! A magia do Fernando Vaz parecia o ter abandonado!

HY disse...

Leões, não foi só Bento. Nesse jogo o Sporting acertou 5 (cinco) vezes nos postes e na barra. Cinco!!!!! Se não é recorde para o Guiness deve andar lá perto.


Depois, perdemos gás...tinhamos 5 pontos de avanço, mas eles esfumaram-se quase todos em duas jornadas...