quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Salvador

A História do futebol português é fértil em exemplos de futebolistas que tendo atingido grande destaque e notoriedade ao serviço de clubes de menor dimensão (comparativamente com os chamados "três grandes"), quando porém ingressaram no Sporting, F.C. Porto ou Benfica tiveram um desempenho modesto e um rendimento abaixo das expectativas, não conseguindo afirmar-se como titulares nos respectivos clubes.
Assim de repente e ao correr da memória recordo-me perfeitamente de 5 jogadores da década de 70, curiosamente todos do Boavista, que quando se transferiram para os "três grandes" não conseguiram mostrar todo o seu potencial nem manter o rendimento futebolístico anteriormente evidenciado. Tal foram os casos, por exemplo, dos avançados Jorge Gomes e Folha no Benfica, de Albertino e Júlio no F.C. Porto e de Salvador no Sporting. É precisamente sobre este último jogador que incide o presente artigo, uma vez que foi este avançado brasileiro que jogou no Sporting na época de 1980/81.
Salvador Luis de Almeida nasceu no Rio de Janeiro a 7 de Agosto de 1949, tendo chegado a Portugal com 23 anos, no início da época de 1972/73, para jogar no Boavista. Salvador permaneceu 8 épocas ao serviço dos axadrezados, até ao final da temporada de 1979/80, tendo durante este período conquistado 3 Taças de Portugal (1974/75, 1975/76, 1978/79) e uma Supertaça (1978/79).
Viviam-se então os tempos áureos do Boavista, conhecido justamente por "Boavistão", fruto da grande equipa então treinada e orientada no banco pelo mestre José Maria Pedroto e comandada no campo pelo "maestro" João Alves. Foi este "Boavistão" que conquistou as duas primeiras Taças de Portugal do clube axadrezado e alcançou o 2º lugar no Campeonato Nacional da época de 1975/76, com menos 2 pontos que o campeão nacional, o Benfica.
Salvador assumiu-se desde logo como um dos elementos de maior destaque dessas grandes equipas axadrexadas, fazendo sobressair as suas qualidades técnicas e físicas na frente de ataque dos boavisteiros, actuando preferencialmente pelo lado esquerdo. Salvador era um avançado bem constituído fisicamente, baixo mas entroncado, rápido e com boa técnica, dotado de um bom pé esquerdo e de um forte remate.

Caricatura de Salvador da autoria do mestre Francisco Zambujal
(caderneta "Arte e Futebol", época 1979/80).

Salvador foi o herói da primeira final da Taça de Portugal ganha, em 1974/75, pelo Boavista, ao apontar os 2 golos com que os axadrexados venceram (2-1) o Vitória Sport Clube (Guimarães). Ao serviço do Boavista viria a conquistar mais duas Taças de Portugal, frente ao Benfica (vitória 2-1), em 1975/76, e frente ao Sporting (vitória 1-0, na finalíssima), em 1978/79.
Ao fim de 8 épocas no Bessa e fruto das boas temporadas e exibições ali realizadas, Salvador foi alvo do interesse do Sporting que acabou por contratá-lo no início da época de 1980/81. Ao serviço do clube leonino, Salvador acabou por realizar uma época modesta, muito aquém das expectativas criadas em torno de si, não conseguindo afirmar-se como titular indiscutível dos "leões".

Com a camisola leonina, Salvador realizou apenas 17 jogos, 14 dos quais a contar para o Campeonato Nacional, não tendo marcado qualquer golo. O avançado brasileiro estreou-se de "leão ao peito" a 31 de Agosto de 1980, em jogo realizado no Estádio do Fontelo, em Viseu, a contar para a 2ª jornada do Campeonato Nacional, frente ao Académico de Viseu, tendo a partida terminado empatada (1-1).
Salvador acabou por ser "vítima" da forte concorrência então existente no sector atacante dos "leões", bem servido de jogadores como Manuel Fernandes, Manoel, Jordão, Lito e Freire e, de certa forma, o seu rendimento também se ressentiu da fraca prestação da própria equipa leonina ao longo da época, a qual terminou o campeonato num modesto 3º lugar.

Equipa leonina da época de 1980/81.
Em cima (da esquerda para a direita): Eurico, Jordão, Bastos, Inácio e Vaz.
Em baixo (mesma ordem): Ademar, Manoel, Marinho, Barão, Manuel Fernandes e Salvador.

No final da época de 1980/81, Salvador, então com 32 anos, abandonou o Sporting ingressando no Sporting de Espinho, ao serviço do qual ainda jogou durante 3 temporadas, até à época de 1983/84, finda a qual deu por terminada uma bonita carreira de 12 anos em Portugal, regressando então ao seu país natal, o Brasil.

2 comentários:

Dingo disse...

«(...) não conseguindo afirmar-se como titular indiscutível dos "leões".»

Titular indiscutível dos leões! Como? Quando? Onde?

Numa dianteira com Manuel Fernandes, Manoel e Jordão, o Salvador tornou-se no "Figueiredo" e no "Lorenço" dos Magriços!

Qundo o Sporting contratou o Salvador (Esmoriz também chegou ao Sporting nesse Verão), eu via-o como um suplente de luxo, mas não como titular.

Está certo que o Salvador fez uma época muito aquem das suas capacidades – comparativamente com as épocas que fez no Boavista –
nesse Sporting de 80/81, mas titular não, a não ser que quisesse sentar o Manoel, porque os outros dois era crime tocar neles.

sloct disse...

O problema foi ter-se contratado o Salvador dois-três anos depois do seu melhor.

Na altura era mais ou menos expectável que dificilmente ele iria render o mesmo que no Boavista.