quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Há 110 anos nasceu Cipriano dos Santos!


Passam hoje exactamente 110 anos do nascimento de Cipriano dos Santos, o primeiro grande guarda-redes da História do Sporting que marcou uma era na baliza leonina.
Cipriano Nunes dos Santos nasceu a 13 de Outubro de 1901, em Almada, tendo-se estreado na baliza leonina, com 21 anos, a 11 de Março de 1923, frente ao CIF, em jogo a contar para o Campeonato de Lisboa que os "leões" venceram por 2-0.
Cipriano dos Santos representou o Sporting ao longo de uma década, mais concretamente, entre as épocas de 1922/23 e 1931/32. Durante esses 10 anos, Cipriano realizou um total de 101 jogos, tendo conquistado quatro Campeonatos de Lisboa e um Campeonato de Portugal (o 1º Campeonato de Portugal dos 4 conquistados pelo Sporting), em 1922/23, precisamente a sua época de estreia com a camisola leonina.

Equipa leonina que conquistou o Campeonato de Portugal na época de 1922/23.
Cipriano encontra-se na 3ª fila (a contar de baixo) ao meio (à esquerda de Jorge Vieira).

Cipriano dos Santos foi ainda duas vezes internacional A por Portugal, estando, nessa época, a baliza da Selecção Nacional à guarda de António Roquete, guarda-redes do Casa Pia.
No final da época de 1931/32, Cipriano abandonou o Sporting sucedendo-lhe na baliza leonina Artur Dyson, outro grande guarda-redes que fez história na baliza do Sporting e que viria, por sua vez, a dar lugar  a João Azevedo, uma das maiores lendas do Sporting e da Selecção Nacional.
Pode ler mais sobre Cipriano dos Santos aqui.

2 comentários:

César João disse...

Gostei deste texto,uma parte biográfica deveras interessante.
Parabéns pelo espaço!
Será que podemos trocar links.

Anónimo disse...

Este espaço relativo ao Sporting, é de uma qualidade imensa. Para estar tão escondido da Blogosfera.


Zappa