terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Manaca

Carlos Alberto Manaca Dias, conhecido no meio futebolístico por Manaca, nasceu a 22 de Setembro de 1946, na cidade da Beira, em Moçambique. Manaca foi um dos melhores defesas que passou pelo Sporting nos anos 70, tendo feito parte de inesquecíveis e saudosas equipas leoninas daquela década, integrando grandes jogadores como Damas, Bastos, Alhinho, José Carlos, Carlos Pereira, Laranjeira, Fraguito, Vagner, Nélson, Marinho, Yazalde, Dinis, Chico, Tomé, Baltasar, Dé, etc.

Curiosamente, foi na posição de avançado que Manaca começou por se destacar, ao serviço do clube da sua terra, o Sporting da Beira (Moçambique). O Sporting acabaria por contratar Manaca, então com 19 anos, no início de Janeiro de 1966, mas este só faria a sua estreia oficial com a camisola leonina no fim desse ano, mais concretamente, a 18 de Dezembro, em jogo realizado no Barreiro, a contar para a 11ª jornada do Campeonato Nacional da época de 1966/67, diante da CUF (vitória leonina por 3-1). Nesta temporada, Manaca seria utilizado apenas em 4 jogos.


Nas duas temporadas seguintes (1967/68 e 1968/69), Manaca é emprestado à Sanjoanense, então a militar no principal escalão do futebol português. Com a descida de divisão do clube de São João da Madeira no final da época de 1968/69, Manaca regressa ao Sporting na temporada seguinte, onde tem oportunidade de realizar 12 partidas, sagrando-se inclusivamente campeão nacional nessa época.

Equipa leonina (época 1972/73)
Manaca é o 2º jogador (em cima) a contar da direita (entre Fraguito e Damas)

Manaca era aquilo a que se pode chamar um verdadeiro jogador de equipa, polivalente e versátil, podendo actuar, com igual eficácia, em qualquer posição da defesa, como lateral (direito ou esquerdo) ou central e, ainda, no meio campo. Manaca possuia também uma boa compleição físico-atlética, uma técnica individual bastante apreciável e, sobretudo, uma excelente cultura táctica e espírito de luta que lhe permitia adaptar-se a várias posições dentro do campo, sendo, por isso, um jogador de extrema utilidade para a equipa, para além de ser igualmente bastante correcto e disciplinado.

 Equipa leonina (época 1972/73)
Manaca é o 1º jogador (em baixo) a contar da esquerda (ao lado de Chico)

Nas primeiras três épocas consecutivas de "leão ao peito", mais especificamente, entre 1969/70 e 1971/72, Manaca actuou preferencialmente no meio campo, na posição de médio mais defensivo, tendo, por vezes, alternado essa posição com a de defesa esquerdo. Nas três temporadas seguintes (1972/73, 1973/74 e 1974/75), Manaca assume-se definitivamente como titular indiscutível da equipa leonina, passando nessas épocas a jogar maioritariamente como defesa direito. Essas três temporadas são, aliás, as melhores de Manaca com a camisola leonina, sendo então dos jogadores mais utilizados do plantel leonino. Em particular, a época de 1973/74 é memorável não apenas para Manaca, que efectua um total de 38 jogos, mas para toda a equipa, pois conquistou a "dobradinha" e falhou por um triz a presença na final da Taça das Taças.

Equipa leonina (época 1973/74)
Manaca é o 2º jogador (em cima) a contar da esquerda (entre Laranjeira e Alhinho)

No final da temporada de 1974/75, após seis épocas consecutivas em Alvalade, Manaca abandona o Sporting, ingressando no Vitória Futebol Clube (Setúbal) onde joga durante uma época. Na época seguinte (1976/77), Manaca volta a "mudar de ares" indo desta vez jogar no Sporting de Braga onde permanece também uma temporada.

Equipa leonina (época 1973/74)
Manaca é o 1º jogador (em cima) a contar da esquerda (ao lado de Carlos Pereira)

No início da época de 1977/78, prestes a completar 32 anos, Manaca regressa uma vez mais ao Sporting, onde se fixa novamente como titular, desta vez, porém, como defesa central. Conquista a Taça de Portugal no final da época, despedindo-se então definitivamente do Sporting, ao serviço do qual jogou durante 8 épocas (1966/67; entre 1969/70 e 1974/75; 1977/78), tendo realizado um total de 200 jogos e marcado 6 golos. Em representação dos "leões", Manaca conquistou 6 troféus: foi duas vezes campeão nacional (1969/70 e 1973/74) e venceu por 4 vezes a Taça de Portugal (1970/71, 1972/73, 1973/74 e 1977/78), tendo ainda sido finalista vencido desta competição em mais duas ocasiões (1969/70 e 1971/72).

Equipa leonina (época 1973/74)
Manaca é o 1º jogador (em cima) a contar da esquerda (ao lado de Alhinho)
De Manaca pode, pois, afirmar-se com toda a justiça que foi um grande defesa que deixou uma marca de qualidade no Sporting, tendo deixado saudades na família sportinguista, quer pelo seu valor futebolístico, quer pelas qualidades humanas reveladas.

Equipa leonina (época 1977/78)
Manaca é o 3º jogador (em cima) a contar da direita (entre Vítor Gomes e Keita)

Após abandonar Alvalade, Manaca ainda jogou duas temporadas (1978/79 e 1979/80) no Vitória Sport Clube (Guimarães), três épocas (entre 1980/81 e 1982/83) no Estoril Praia e ainda uma temporada (1983/84) no Peniche (2ª divisão - zona centro), na condição de jogador-treinador. No final dessa temporada,  já prestes a completar 38 anos, Manaca despede-se do futebol português, após uma longa e bonita carreira de quase 18 anos, durante os quais representou 7 clubes, tendo granjeado simpatia e admiração na sua passagem por todos eles, pois foi sempre um profissional exemplar que honrou e suou os emblemas que representou.

9 comentários:

Carlos disse...

Falta dizer que ofereceu um campeonato ao Sporting ao jogar pelo Guimarães, marcando um golo na própria baliza e assim dando a vitória ao Sporting no jogo decisivo.

ALEXANDRE disse...

Caro amigo Carlos. Afirmar que o Manaca "ofereceu" um campeonato ao Sporting é uma ofensa para um jogador exemplar em termos de profissionalismo como foi Manaca. Calhou ter sido um antigo jogador do Sporting a fazer autogolo, pois se tivesse sido outro jogador a fazê-lo não se teria dito o mesmo. Além disso, a forma como o autogolo aconteceu mostra que foi um lance perfeitamente acidental e involuntário, como sucede com centenas de autogolos que acontecem todas as épocas, com muitos jogadores das mais diversas equipas. Quanto à vitória ter sido obtida dessa forma num jogo decisivo é óbvio que é verdade, mas nesse jogo o Sporting foi superior ao Vitória e mereceu ganhar, escrevendo-se direito por linhas tortas! Cumprimentos cordiais e saudações leoninas! Alexandre Ribeiro.

LdeA disse...

O que o comentador Carlos não quer lembrar é que nesse mesmo campeonato e só por exemplo, o FC Porto venceu em Aveiro o Beira Mar também com um golo marcado na própria baliza pelo Quaresma, defesa central do Beira Mar e ninguém veio dizer que foi de propósito ou sequer falar nesse golo... Enfim, a campanha miserável alimentada pela então emergente dupla Pedroto/Pinto da Costa na imprensa ainda hoje, tantos anos depois, tem os seus seguidores de pálas nos olhos ou sem pálas mas a querer pô-las nos olhos dos outros...

LdeA disse...

E já agora, para desmascarar de vez o comentador Carlos, o tal golo do Manaca resultou de um salto de diversos jogadores a uma bola centrada na sequência de um canto e do raspar da mesma na parte de cima da cabeça do Manaca, ninguém de boa fé poderia deixar de acreditar que foi um lance mais do que fortuito numa disputa apertada da bola por vários jogadores a saltar ao mesmo tempo. Já o auto-golo em Aveiro foi um pontapé directo para a baliza num atraso ao guarda-redes que pura e simplesmente saiu mal. Nunca ninguém do Sporting pôs em causa a honestidade do Quaresma que apenas teve o azar de meter mal o pé à bola. Só que entre um e outro lance faltou a boa-fé no primeiro caso e sobrou a seriedade no segundo e no caso da má-fé ela prolonga-se ainda até hoje...

ASousa disse...

Comparar um lance infeliz de um grande profissional, com a felicidade de ter como aliados, todos os Xicos Silvas, Pratas, Pereiras, Duartes, Costas, etc, que nos ultimos 30 anos contribuiram de forma eficaz e decisiva para tantas vitórias, é de gente com uma estatura moral superior a qualquer suspeita.
Mas isso sou eu a pensar ainda com o Calor da Noite.
SL

sloctinho disse...

Lance infeliz? LOL

Tadeu disse...

De propósito que este artista seria agredido nas cabines pelos colegas do Vitória.

sloctinho disse...

Pois é.
Uns ganham campeonatos com corrupção,outros com "deslizes" destes.

Anónimo disse...

Agredido, ó Tadeu??? Olha que essa nunca ouvi eu e joguei 14 épocas na 1ª divisão e muitas vezes contra o Vitória de Guimarães...