quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Recordações de uma final da Taça de Portugal (1994/95): Sporting - 2 / Marítimo - 0.


A propósito do jogo de logo à noite (21 horas), no Estádio Alvalade XXI, entre o Sporting e o Marítimo, a contar para os quartos-de-final da Taça de Portugal, o Armazém Leonino recorda hoje a única final desta competição em que estes dois clubes se defrontaram, já lá vão mais de 16 anos!
No dia 10 de Junho (feriado nacional: Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas) de 1995, Sporting e Marítimo jogavam no Estádio Nacional, em Lisboa, uma final inédita da Taça de Portugal, pois era a primeira vez que estas duas equipas se encontravam na final do Jamor e era também a primeira vez que o Marítimo estava presente numa final da Taça de Portugal.
Esta final representava para o Sporting uma excelente oportunidade de quebrar um jejum de títulos (Campeonato Nacional e Taça de Portugal) que já durava há 13 anos, mais concretamente desde a conquista da "dobradinha" na já distante época de 1981/82!
Relativamente a esta final que o Sporting venceu por 2-0, o que se pode afirmar é que o resultado não traduz aquilo que se passou em campo, nem a produção das duas equipas, pois o resultado foi, na verdade, lisonjeiro para o Marítimo, já que o Sporting dispôs ao longo da partida de oportunidades mais do que suficientes para golear a equipa madeirense.

Festejos exuberantes dos jogadores leoninos na hora de erguer o tão
ambicionado troféu que já escapava há 13 anos!

Aliás, a propósito dos golos falhados pela equipa leonina, merece destaque o duelo particular travado pelo inesquecível avançado búlgaro leonino Iordanov e o guarda-redes brasileiro maritimista Everton que terá realizado seguramente uma das melhores exibições da sua carreira. Com efeito, Iordanov e Everton protagonizaram um duelo à parte nesta final, com inúmeros remates com "selo de golo" do avançado búlgaro à baliza do guardião brasileiro, que se opôs com defesas notáveis. Só não conseguiu evitar os dois golos marcados precisamente por Iordanov, o "herói" do jogo, aos 10 e 86 minutos.

Iordanov, o "herói" da final, festejando a conquista
do seu 1º troféu de "leão ao peito".

Recordamos a constituição da equipa leonina que conquistou a Taça de Portugal da época de 1994/95, a qual era, de facto, constituída por jogadores de grande qualidade:
Costinha; Nélson, Naybet, Marco Aurélio e Vujacic; Figo, Carlos Xavier, Oceano (cap.) e Balakov; Iordanov e Amunike.
Na 2ª parte, o treinador leonino, Carlos Queiroz, procedeu a 3 substituições: aos 75 minutos, Filipe entrou para o lugar de Carlos Xavier; aos 79 minutos, Sá Pinto rendeu Balakov; aos 87 minutos, Lemajic substituiu na baliza Costinha.
Equipa leonina vencedora da Taça de Portugal - 1994/95.

Fazemos votos para que logo à noite, a equipa leonina se saia tão bem quanto esta saudosa equipa de 1995, vença o Marítimo com uma boa exibição, repetindo ou não este resultado, pois tal será sinal de que Sporting alcançou as meias-finais da prova, ficando então a um "pequeno passo" da tão ambicionada presença na final do Jamor, passados 4 anos da sua última final, na época de 2007/08. O rico historial e palmarés leonino assim o obriga e os seus fiéis sócios e adeptos assim o exigem!

Sem comentários: