sexta-feira, 6 de abril de 2012

5ª presença leonina numa meia final de uma Competição Europeia!

Ontem, na Ucrânia, ao empatar a um golo com o Metalist, o Sporting voltou a fazer história, qualificando-se para as meias finais da Liga Europa. É a 5ª presença leonina nesta fase da prova, 7 anos depois da sua última presença, na época de 2004/05, em que chegaria à final da Taça UEFA.
A propósito de mais este grande feito leonino na Europa do futebol, o Armazém Leonino recorda hoje as anteriores 4 presenças do Sporting numa meia final europeia:

- Época de 1963/64 (Taça das Taças): 1ª mão - Olympique Lyon - 0 / Sporting - 0; 2ª mão - Sporting - 1 / Olympique Lyon - 1; desempate - Sporting - 1 / Olympique Lyon - 0. O Sporting viria a conquistar a Taça das Taças, vencendo, na finalíssima, o MTK Budapeste por 1 - 0, com o golo da vitória a ser apontado por Morais, aos 19 minutos, de canto directo.

Equipa-tipo da época de 1963/64.

- Época de 1973/74 (Taça das Taças): 1ª mão - Sporting - 1 / Magdeburgo - 1; 2ª mão - Magdeburgo - 2 / Sporting - 1. O Magdeburgo apurou-se para a final, vindo a conquistar a Taça das Taças ao vencer o Milan.

Equipa-tipo da época de 1973/74.

- Época de 1990/91 (Taça UEFA): 1ª mão - Sporting - 0 / Inter - 0; 2ª mão - Inter - 2 / Sporting - 0. O Inter apurou-se para a final, vindo a conquistar a Taça UEFA ao vencer a Roma.

Equipa-tipo da época de 1990/91.

- Época de 2004/05 (Taça UEFA): 1ª mão - Sporting - 2 / AZ 67 Alkmaar - 1; 2ª mão - AZ 67 Alkmaar - 3 / Sporting - 2 (após prolongamento, com 2-1 no final dos 90 minutos). O Sporting perdeu a final frente ao CSKA Moscovo, por 3-1.

Uma equipa leonina menos utilizada da época de 2004/05.
Em cima (da esquerda para a direita): Pedro Barbosa (cap.), Ricardo, Custódio,
Hugo, Anderson Polga (único jogador do plantel actual) e Miguel Garcia.
Em baixo (mesma ordem): Hugo Viana, Paíto, Douala, Liedson e Tinga.

O Sporting vai agora defrontar, nas meias finais da Liga Europa, a equipa espanhola do Atlético de Bilbao, cujos jogos estão marcados para 19 de Abril (1ª mão, em Alvalade) e 26 de Abril (2ª mão, em Bilbao). Vai ser uma eliminatória extremamente difícil, pois a equipa basca está a fazer uma campanha extraordinária na Liga Europa, tendo eliminado duas equipas fortíssimas, o Manchester United e o Schalke 04. Contudo, quem, como o Sporting, chegou a esta fase da competição, tendo eliminado, entre outras equipas, o poderoso Manchester City, só pode estar confiante e esperançado em chegar à final.

Vai ser certamente uma eliminatória muito equilibrada e disputada até ao último minuto, com um grau de dificuldade bastante elevado e com uma exigência competitiva enorme, mas o Sporting já deu mostras de ser uma equipa que sabe sofrer. A equipa leonina vai dar tudo o que tem dentro do campo, encarnando o espírito de luta e a garra que o técnico leonino Sá Pinto tão bem consegue transmitir aos seus jogadores. A ambição e o sonho de chegar à final vão fazer esquecer o cansaço e a fadiga!

Se não houver lesões e todos os jogadores estiverem fisicamente aptos e mentalmente disponíveis para a luta, com níveis elevados de concentração e de ambição, com o estádio completamente cheio e o apoio constante do seu público, acredito que o Sporting pode voltar, uma vez mais, a fazer história e a qualificar-se para a sua 3ª final europeia. Tudo é possível! Somos o Sporting!
A terminar, e em jeito de motivação e aperitivo para o grande embate do dia 19 de Abril, recordamos aqui o anterior confronto, de tão boa memória para os "leões", ocorrido entre o Sporting e o Atlético de Bilbao, na já longínqua temporada de 1985/86. Jogavam-se então os oitavos de final da Taça UEFA. Na 1ª mão disputada em Bilbao, o Atlético havia vencido o Sporting por 2-1. Na 2ª mão, em Alvalade, o Sporting efectuou uma estupenda exibição, vencendo a equipa basca por 3-0, com os golos a serem apontados por Manuel Fernandes (19 minutos), Meade (55 minutos) e Sousa (74 minutos), este último, um autêntico golão de fora da área que fez levantar o estádio!
Aqui fica o "onze" inicial formado pelos bravos "leões" que, nessa noite fria e chuvosa de 11 de Dezembro de 1985, alinharam no jogo da 2ª mão, em Alvalade:
Damas; Gabriel; Venâncio, Morato e Fernando Mendes; Carlos Xavier, Jaime Pacheco, Sousa e Mário Jorge; Manuel Fernandes (cap.) e Meade. Na 2ª parte, entraram Oceano (aos 66 minutos) e Saucedo (aos 76 minutos), respectivamente, para os lugares de Carlos Xavier e Manuel Fernandes.

Uma das equipas-tipo do Sporting da época de 1985/86.
Em cima (da esquerda para a direita): Venâncio, Jordão, Gabriel, Morato,
Mário Jorge, Meade e Damas.
Em baixo (mesma ordem): Oceano, Fernando Mendes, Jaime Pacheco e Sousa.

Sem comentários: