domingo, 13 de maio de 2012

Sporting campeão nacional de juniores (2011-2012)


Ontem, sábado, dia 12 de Maio de 2012, na Academia de Alcochete, o Sporting sagrou-se campeão nacional de futebol no escalão júnior, ao derrotar o Vitória de Guimarães, por 3-1. Com esta conquista, o Sporting passa a contabilizar um total de 16 títulos nacionais neste escalão, sendo que, nos últimos 8 anos, o Sporting conquistou 6 campeonatos nacionais, reforçando assim a sua hegemonia neste escalão na última década.
É fundamental que o Sporting continue a apostar nas suas camadas jovens, pois são elas que dão a garantia de renovação contínua e entrada, ano após ano, de jovens jogadores de grande qualidade e talento no plantel sénior, que lhe asseguram um rejuvenescimento constante e um valor acrescido.
Nos últimos 30 anos, já perdemos a conta à quantidade de jogadores de enorme qualidade que o futebol jovem leonino forneceu às suas equipas seniores. Assim, ao sabor da memória, ocorrem-me, quase de repente, uma série de nomes: desde o início da década de 80, com Futre, Litos, Morato, Fernando Mendes, Carlos Xavier, Mário Jorge, Venâncio, continuando pela década de 90, com Filipe, Amaral, João Oliveira Pinto, Paulo Pilar, Poejo, Porfírio, Andrade, Figo, Peixe, Paulo Torres, Simão e, já no século XXI, com Hugo Viana, Ricardo Quaresma, Carlos Martins, Cristiano Ronaldo, Varela, João Moutinho, Rui Patrício, Pereirinha, André Pereira, Adrien, Renato Neto, Cedric.
Infelizmente para o Sporting, a história tem mostrado que nem sempre o clube conseguiu segurar alguns destes jogadores por mais tempo de forma a tirar ainda maior proveito desportivo e financeiro dos mesmos, mas esse é um risco que correm todos os clubes que têm uma escola de formação com a qualidade que o Sporting tem.
Sabemos que o Sporting tem vivido ao longo dos últimos anos com grandes dificuldades financeiras e tem sido praticamente impossível impedir que os seus jovens talentos saiam para grandes clubes europeus, que lhes oferecem contratos aliciantes e ordenados irrecusáveis. O Sporting necessita desses encaixes financeiros como de pão para a boca e pena é que não possua capacidade financeira para os manter no clube por mais alguns anos.
Em jeito de homenagem à equipa júnior campeã e a propósito de mais uma brilhante conquista das camadas jovens leoninas, o Armazém Leonino apresenta hoje uma foto (em mau estado) com mais de 50 anos, alusiva a uma equipa júnior do Sporting de meados da década de 50, publicada, como separata, na revista de banda desenhada "Mundo de Aventuras".

Infelizmente, não conseguimos identificar nenhum dos jogadores presentes na foto, mas possivelmente alguns deles até chegaram a jogar na equipa sénior leonina no final da década de 50 e início da década de 60. Será que alguém consegue reconhecer alguns destes jogadores. Trata-se, sem dúvida, de um desafio deveras difícil, mas talvez alguns dos nossos amigos sportinguistas mais velhos e profundos conhecedores da história do futebol leonino nos consigam ajudar. Desde já, os nossos agradecimentos. Saudações leoninas!

14 comentários:

João Celorico disse...

Vou tentar ajudar alguma coisa. Oxalá não vá confundir ainda mais.
Penso que será uma equipa, de 1955 ou 1956. Era a "equipa-maravilha". De cabeça, alguns dos nomes: Azevedo (g.r. filho do João Azevedo, jogou no Oriental mas, do pai só tinha o nome); Brito; Coutinho; Fernando Mendes (capitão de equipa)e foi o expoente máximo desta equipa, como todos sabem; Serra Coelho (irmão dum outro Serra Coelho, foi para o Casa Pia e Seixal e foi juntamente com o Azevedo internacional junior em Itália, no ano de 1955); Correia Branco (corredor de velocidade do Colégio Militar); Tomé (avançado que depois de alguns jogos na 1º categoria, deve ter ido para o Caldas); Bispo (parece ter tido um trajecto semelhante ao Tomé); Jorge Mendonça( irmão do Fernando e do João Mendonça, foi a primeira pérola perdida. Quase garantido que jogou na inauguração do Estádio José de Alvalade. Foi para o Braga e daí para o Atlético de Madrid. Campeão de Espanha, em Portugal poucos o conhecem); Morato (pai). Destes, parece-me reconhecer, em cima e da esquerda para a direita, atrevo-me a dizer que o Fernando Mendes é o 3º, o que está de fato e gravata (?); o 4º será o Serra Coelho; o 6º é o Morato e o 9º deve ser o Azevedo.
Em baixo, também da esquerda para a direita, o 3º é o Jorge Mendonça.

Saudações leoninas,
João Celorico

João Celorico disse...

Venho aqui, de novo, pois parece-me que o 1º, em cima, será Anselmo Pisa e em relação ao Fernando Mendes, tenho dúvidas se é o "engravatado" (será um dirigente?) ou será o 2º (entre o treinador e o tal "engravatado").
Em baixo, talvez o penúltimo seja o Cafum.
Espero que haja alguém que decifre mais alguns.
Depois de ver a foto com mais atenção também verifiquei que na legenda lá está a época 1955/56!

Saudações leoninas,
João Celorico

ALEXANDRE disse...

Caro amigo João Celorico. Muito obrigado pelo seu enorme contributo para a identificação de alguns destes jogadores. Realmente, o senhor está muito bem documentado e é um grande conhecedor da história do Sporting. Os meus agradecimentos pela sua preciosa ajuda. Um abraço e saudações leoninas! Alexandre Ribeiro.

David J. Pereira disse...

Olá!

Podemos fazer uma troca de links entre blogues por favor?

O meu é: http://davidjosepereira.blogspot.pt/

Muito Obrigado!

Depois passem pelo meu a confirmar a troca, para eu também adicionar o vosso blogue aos meus links.

Carlos Fernandes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carlos Fernandes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carlos Fernandes disse...

O quinto da fila de cima é o Nélito, o sexto é o Morato. O Fernando Mendes é o 2º.

Carlos Fernandes disse...

Após ajuda de um jogador desta equipa, aqui deixo a identificação completa:
Na fila de cima da esquerda para a direita: Anselmo Pisa (treinador, Fernando Mendes, Correia Sampaio, Serra Coelho, Nelito, Morato, Brito, Couto e Azevedo. Na fila de baixo da esquerda para a direita: Emanuel, Passos, Jorge Mendonça, Coutinho, Bispo, Carlos Ferreira e Valente.
Que jeito davam agora ao nosso Sporting...

João Celorico disse...

Venho de novo aqui, satisfeito porque o meu "disco rígido" parece não estar muito danificado, esperando que esse tal jogador dessa equipa, a quem desde já felicito, nos pudesse dizer qual a razão porque aqui não se encontra o Correia Branco( que a não ser que seja grossa confusão minha, pertencia a esta equipa). Tanto quanto me recordo, pelo menos o Morato, o Serra Coelho e o Azevedo, eram juniores de 2ª época. Estes dois últimos, como já referi, tinham sido internacionais no ano anterior. O Valente, suponho que chegou a ir para o Covilhã. E, já agora, confirmar o que corria acerca do Jorge Mendonça. Dizia-se que os irmãos, dado que ele era, ao que parece, "bastante macio", pediam que o "castigassem" mais para ver se "espevitava"!

Saudações leoninas,
João Celorico

Carlos Fernandes disse...

O Correia Branco, só na época seguinte, 1956/57, é que fez parte da equipa, não sendo campeão nacional. O Morato, Fernando Mendes, Azevedo, Serra Coelho e Jorge Mendonça, já não fizeram parte da equipa de juniores de 1956/57. Como equipa base passo a enumerar: Passos (gr) que na época anterior era avançado, Couto, Brito, Emanuel, Nelito, França ( atualmente General das FAAngolas), Correia Branco, Oscar, Sampaio, Bispo e Coutinho.
Relativamente às questões sobre o Jorge Mendonça, por já se terem passado " alguns anos", a memória já vai faltando...
Quanto à evolução da carreira de alguns jogadores, além dos mais mediáticos e já conhecidos, refere-se que na época seguinte o Anselmo Pisa foi treinar o Beira-mar, levando consigo o Brito, Nelito e Coutinho, tendo sido campeões nacionais da 3ª divisão.

Saudações Leoninas

João Celorico disse...

O meu agradecimento pelos esclarecimentos às minhas dúvidas que que se deveram, como é natural, a misturar 2 épocas e a já terem passado, como diz, "alguns anos"!Fui colega do Morato e do Serra Coelho, mais deste que daquele e acompanhava a evolução dos juniores daquela altura. Principalmente dos juniores do Sporting mas também de outras equipas , como por exemplo o Rodolfo, do Benfica, o Vitor Midões, do Atlético, o Sequeira , do Estoril.

Saudações leoninas,
João Celorico

Anónimo disse...

Este Valente não será o mesmo que passou pelo Sporting da Covilhã.

NC

Clin Zorro disse...

embora o sr fernandes tenha identificado esta rapaziada, conhecendo um dos intervenientes, devo dizer que eu estava para fazer o mesmo junto de um que tambem está na foto : o carlos coutinho o 4º em baixo da esquerda para a direita como com muito acerto o sr fernandes diz.

o carlos coutinho correu norte e sul do país em equipas portuguesas da segunda divisao zona norte....mas quando saiu do sporting rumou ao farense, torreense ( não sei qual a ordem ) e parece que estas equipas estavam na primeira divisao na altura que ele por lá esteve.

tambem sei que ele numa qualquer epoca foi o melhor marcador da 2ª divisao no marinhense...

acabou a sua carreira num clube holandês ( nao recordo o nome) da segunda divisão , há poucos anos atrás regressou da holanda e andava pelo ribatejo mais concretamente na sua terra natal.

saudações leoninas

Clin Zorro disse...

embora o sr fernandes tenha identificado esta rapaziada, conhecendo um dos intervenientes, devo dizer que eu estava para fazer o mesmo junto de um que tambem está na foto : o carlos coutinho o 4º em baixo da esquerda para a direita como muito com muito acerto o sr fernandes diz.

o carlos coutinho correu norte e sul do país em equipas portuguesas da segunda divisao zona norte....mas quando saiu do sporting rumou ao farense, torreense ( não sei qual a ordem ) e parece que estas equipas estavam na primeira divisao na altura que ele por lá esteve.

tambem sei que ele numa qualquer epoca foi o melhor marcador da 2ª divisao no marinhense...

acabou a sua carreira num clube holandês ( nao recordo o nome) da segunda divisão , há poucos anos atrás regressou da holanda e andava pelo ribatejo mais concretamente na sua terra natal.

saudações leoninas