quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

As piores classificações do Sporting no Campeonato Nacional de futebol.

Presentemente, o Sporting atravessa uma das piores crises desportivas e financeiras da sua longa e rica história de 106 anos. Em particular, o futebol do Sporting vive o pior início de época da sua história, estando atualmente classificado, ao fim de 12 jornadas, num modestíssimo 10º lugar, com apenas 12 pontos (2 vitórias, 6 empates e 4 derrotas) e já a 20 pontos do 1º classificado e a 7 pontos do 4ºlugar que dá acesso às provas da UEFA (Liga Europa).
Até hoje, na História dos Campeonatos Nacionais, nunca o Sporting ficou abaixo do 5º lugar, facto de que nem Benfica nem F.C. Porto se podem gabar, uma vez que ambos já ficaram classificados abaixo daquela posição: o Benfica em 6º lugar na época de 2000/01 e o F.C. Porto em 9º lugar na época de 1969/70, tendo ainda ficado 3 vezes em 5º, uma vez em 6º e uma vez em 7º.
Apesar da crise de resultados e, sobretudo, de exibições que a equipa leonina está a viver presentemente, acreditamos que a recuperação é perfeitamente possível e que a equipa ainda conseguirá, pelo menos, chegar ao 4º lugar, evitando assim a 5ª posição, a sua pior classificação de sempre, que já aconteceu por 4 vezes, num total de 78 presenças na "prova rainha" do futebol português: nas épocas de 1964/65, 1968/69, 1972/73 e 1975/76. Curiosamente, na época seguinte a 3 destas temporadas, o Sporting sagrou-se campeão nacional, mais concretamente em 1965/66, 1969/70 e 1973/74.
Apesar do começo desastroso da época, o Sporting ainda está a tempo de evitar ficar fora das competições europeias da próxima temporada, mas para isso terá de, rapidamente e urgentemente, começar a ganhar jogos e, sobretudo, os jogadores começarem a ganhar confiança nas suas capacidades, pois, apesar das fortes críticas que tem sofrido, esta equipa tem qualidade para fazer melhor do que tem feito até aqui. Nem todos são maus jogadores como muitos querem fazer crer. Apesar de tudo, a maior parte destes jogadores chegaram na época passada às meias finais da Liga Europa, e portanto não podem ter desaprendido de jogar futebol de uma época para a outra. No entanto, reconhecemos o falhanço de algumas das contratações para a presente época, as más opções tomadas relativamente aos empréstimos/dispensas de outros jogadores e ainda a falta de oportunidades dadas a jovens jogadores provenientes do escalão júnior e que jogam atualmente na equipa B, disputando com sucesso o campeonato da 2ª Liga.
Com efeito, pensamos que a pré-época não foi bem planeada, quer em termos de dispensas, quer em termos de contratações, já para não falar da deficiente preparação física que a equipa revela atualmente cuja causa poderá ter a ver precisamente com uma má preparação verificada na pré-temporada. Nesta altura da época não se admitem as constantes quebras físicas reveladas pela equipa leonina, para além do facto de não ter um fio de jogo definido, nem um esquema tático consolidado. As constantes lesões verificadas em jogadores importantes também têm atrapalhado o entrosamento dos jogadores, mas tal por si só não serve de desculpa para um tão mau desempenho revelado pela equipa até ao momento. Enfim, os problemas e as possíveis causas dos mesmos estão diagnosticados, faltam é as soluções e "o (s) remédio (s) para a cura da doença".
Recordemos, então, aquelas 4 épocas em que o Sporting ficou classificado abaixo do 4º lugar, embora só por uma vez não tenha conseguido qualificar-se para as competições europeias, o que aconteceu na última das temporadas em que ficou em 5º lugar, em 1975/76.
 
- Época de 1964/65 (14 equipas): 5º lugar, com 32 pontos, atrás de Benfica (campeão nacional), com 43 pontos, F.C. Porto (37 pontos), CUF (35 pontos) e Académica (34 pontos).
 
- Época de 1968/69 (14 equipas): 5º lugar, com 30 pontos, atrás de Benfica (campeão nacional), com 39 pontos, F.C. Porto (37 pontos), Vitória Sport Clube (Guimarães), com 36 pontos e Vitória futebol Clube (Setúbal), com 35 pontos.
 Em cima (da esquerda para a direita): Celestino, Pedro Gomes, José Carlos (cap.),
Alexandre Baptista, Armando Manhiça e Vítor Damas.
Em baixo (mesma ordem): Chico Faria, Lourenço, Marinho, José Morais e Pedras.
 
- Época de 1972/73 (16 equipas): 5º lugar, com 37 pontos, atrás de Benfica (campeão nacional), com 58 pontos, Belenenses (40 pontos), Vitória Futebol Clube (Setúbal), com 38 pontos e F.C. Porto (37 pontos).
Em cima (da esquerda para a direita): Laranjeira, Carlos Pereira,
José Carlos (cap.), Fraguito, Manaca e Vítor Damas.
Em baixo (mesma ordem): Nélson, Yazalde, Chico Faria, Tomé e Dinis.
 
- Época de 1975/76 (16 equipas): 5º lugar, com 38 pontos, atrás de Benfica (campeão nacional), com 50 pontos, Boavista (48 pontos), Belenenses (40 pontos) e F.C. Porto (39 pontos).
Em cima (da esquerda para a direita): Matos, Amândio, Da Costa, Vítor Gomes,
Tomé, Laranjeira, Fraguito, Barão, José Mendes e Pinhal.
Em baixo (mesma ordem): Libânio, Baltasar, Marinho, Chico Faria, Manuel Fernandes e Nélson.
 

4 comentários:

Anónimo disse...

Rui Nascimento:
Tem razão, amigo sportinguista. A juntar à má planificação da temporada e à deficiente condição física de alguns jogadores, todas as contratações feitas esta temporada, têm-se revelado um autêntico fiasco: aquela dupla de centrais Rojo e boularouzh foi a pior que eu já vi no nosso clube, aquele Pranjic, já o vi jogar em 3 posições diferentes e só na frente é que fez qualquer coisita, de resto, uma nulidade!O gélson fenandes, que parecia ser o menos mau, nos ultimos jogos, não tem feito nada,só borradas, agora foi emprestado ao sion. O viola é algo intermitente e a finalizar um desastre. talvez melhor trabalhado possa render mais. acresce isto tudo também os fracos desempenhos de adrien silva(que jogador banal!), as péssimas prestações de elias(só jogou bem na altura que veio até á paragem competitiva), um insua muito longe do que foi a época passada e um jefren que sempre que joga pouco ou nada faz! O melhor do sporting actual é a baliza, onde temos 2 óptimos guardas redes( patricio e boeck) e um ataque mediano (wolfswinkel, gosto deste avançado, embora seja perdulário), um capel sempre batalhador, mas nem sempre objectivo e um rinaudo de antes quebrar que torcer. mas não temos defesa nem um distribuidor de jogo! A juntar a isto tudo, o pior presidente que já tivemos, que em algumas coisas faz lembrar o vale e azevedo! ainda consegue ser pior que o jorge gonçalves. não tem liderança nem carisma! realmente, deve haver mais oportunidades a jogadores da equipa B. Nunca concordei com mais um empréstimo do wilson eduardo, que tem marcado muitos golos pela Académica. Embora eu goste do sá pinto, ele teve grande responsabilidade no momento actual, quando assumia um discurso demagógico perante resultados negativos. só para o final é que estava a ser realista. a culpa não é só dele. O duque e o freitas só vieram descredibilizar todo o futebol do nosso clube e gastar 40 milhões em fiascos! Espero que em 2013, tenhamos um Sporting mais forte!

Anónimo disse...

Mas o importante é o Benfica e o Porto terem já ficado abaixo do 5º.lugar.isso é que é importante.

Anónimo disse...

Rui Nascimento:

O que me importa é o meu clube e não os rivais! E esperemos que com a época tão má que o Sporting tem feito em todas as provss não acabe abaixo do 5º lugar, pois foi essa a pior posição do nosso clube. Já sem nada a ganhar esta época, resta tentar a melhor classificação possível que permita um acesso às provas europeias. Que me desculpe a pessoa que fez o comentário sobre os rivais, mas nesta altura e na conjuntura actual, é perfeitamente ridiculo. Se fosse numa boa fase do nosso clube, até concordava, agora importante sim, é o Sporting voltar ao topo, mas isso só se consegue com uma estrutura forte e competente e com jogadores de qualidade, não a porcaria que lá está!

Anónimo disse...

Quando vejo estas fotos antigas,fico com lágrimas nos olhos. Um Sporting que já não existe. Destruiram o Sporting e destruiram-lhe a identidade. Esperemos que se realize brevemente a assembleia geral para acabar com esta dinastia que levou o Sporting à beira do abismo.