segunda-feira, 1 de abril de 2013

Recordações de um Sp. Braga - Sporting (época 2004/05).

Realiza-se esta noite mais um Sporting de Braga - Sporting, jogo que encerra a 24ª jornada da Liga, e a propósito deste encontro o Armazém Leonino recorda hoje uma outra partida disputada por estas duas equipas, vai fazer, exatamente daqui a um mês, 8 anos.
Com efeito, na época de 2004/05, a 1 de Maio de 2005, em jogo a contar para a 31ª jornada do Campeonato Nacional, o Sporting deslocou-se a Braga, vencendo categoricamente a equipa bracarense por um concludente 3-0.
Como curiosidade, refira-se que os atuais técnicos do Sporting de Braga e do Sporting, respetivamente, José Peseiro e Jesualdo Ferreira, foram os mesmos que se defrontaram há 8 anos atrás, mas na altura encontravam-se em campos opostos, isto é, José Peseiro era o treinador dos "leões", enquanto Jesualdo Ferreira era o treinador dos "arsenalistas"!
Outra curiosidade diz respeito a dois jogadores atualmente titulares indiscutíveis do Sporting de Braga, mais concretamente, os médios Custódio e Hugo Viana, os quais nesse jogo de 1 de Maio de 2005 defendiam a camisola leonina, tendo também alinhado de início.
"Tripinilla", o "herói" chileno do
Sp. Braga - 0/ Sporting - 3.

Para além destas duas curiosidades que acabamos de destacar, o jogo de há 8 anos atrás teve a assinalá-lo um outro facto especial e digno de registo que foi a vitória do Sporting por 3-0, com um "hat-trick" da autoria de um "herói" improvável, o ponta de lança chileno Pinilla, que até então tinha passado pouco menos do que despercebido pela equipa leonina. Na verdade, este jogo acabou por se tornar na tarde de glória de Pinilla com a camisola leonina e, consequentemente, o momento mais marcante da sua passagem fugaz e discreta pelo Sporting. Os 3 golos da autoria do avançado chileno foram todos marcados na 2ª parte da partida, no curto espaço de 21 minutos, mais especificamente, aos 57, 63 e 78 minutos.
Registe-se a título de curiosidade a equipa que o Sporting fez alinhar neste encontro: Ricardo; Miguel Garcia, Enakarhire, Beto (cap.) e Paíto; Custódio, João Moutinho, Hugo Viana e Tello; Pinilla e Niculae. Já no decorrer da 2ª parte, José Peseiro efetuou 3 substituições: Hugo para o lugar de Enakarhire, Rochemback para o lugar de Hugo Viana e Pedro Barbosa para o lugar de João Moutinho. Destes 14 jogadores que disputaram este jogo, não resta nenhum no atual plantel leonino, mas ainda jogam atualmente no campeonato português o defesa Hugo (Beira Mar), João Moutinho (F.C. Porto) e os já mencionados Custódio e Hugo Viana que hoje vão defrontar a sua ex-equipa com a camisola "arsenalista".
Equipa-tipo leonina (época 2004/05).
Em cima (da esquerda para a direita): Polga, Custódio, Enakarhire,
Pedro Barbosa, Hugo Viana e Tiago.
Em baixo (mesma ordem): Rochemback, Rogério, Paíto, Sá Pinto e Liedson.
 
Há 8 anos, foi José Peseiro que festejou e o Sporting foi feliz. Hoje desejamos naturalmente que o Sporting volte a ser feliz e que, desta vez, seja Jesualdo Ferreira a festejar a vitória, pois tal seria sinal de que o Sporting teria dado mais um passo importante rumo ao objetivo europeu, ficando somente a 3 pontos de distância do 5ºclassificado (Marítimo). Não pedimos à equipa leonina que vença novamente por 3-0, só pedimos que vença, mesmo que pela diferença mínima, e se à vitória puder acrescentar uma boa exibição tanto melhor!
 

Sem comentários: