sábado, 9 de novembro de 2013

Recordações da última vitória (3-1) do Sporting em casa do Benfica para a Taça de Portugal (época 1999/2000).

 


Esta noite, pelas 19 horas e 45 minutos, no Estádio da Luz, realiza-se  mais um "derby" Benfica-Sporting, desta vez a contar para a 4ª eliminatória da Taça de Portugal da temporada de 2013/14. Quis o sorteio que os dois eternos rivais lisboetas se encontrassem numa fase ainda precoce da prova, sendo certo que um dos principais candidatos à vitória nesta competição ficará já de fora, o que constitui uma perda para a própria competição que se vê assim privada de uma das suas equipas mais fortes.
A propósito de mais um confronto entre "águias" e "leões", o Armazém Leonino recorda hoje uma partida ocorrida na temporada de 1999/2000, entre os dois velhos rivais, a contar igualmente para a Taça de Portugal, cujo encontro terminou com a vitória do Sporting por 3-1, a qual fica a assinalar a última vitória leonina no terreno do Benfica a contar para esta competição. Desde então, Benfica e Sporting só voltaram a encontrar-se mais uma vez, tendo o Benfica como clube visitado, mais concretamente, na época de 2004/05, tendo a equipa benfiquista eliminado a equipa leonina, na sequência do desempate por pontapés da marca de grande penalidade, após empate (3-3) no final do prolongamento.
 
 
Mas hoje queremos recordar o jogo da época de 1999/2000, temporada essa que assinalou igualmente a reconquista do Campeonato Nacional por parte do Sporting, após 18 longos e dolorosos anos de jejum. Relativamente a este jogo a contar para os oitavos de final da Taça de Portugal, realizado a 26 de Janeiro de 2000, no antigo Estádio da Luz, sob a arbitragem de Vítor Pereira, pode-se e deve-se dizer que o Sporting foi um justo vencedor. Curiosamente, cerca de duas semanas antes, a 9 de Janeiro, as duas equipas haviam-se defrontado igualmente no Estádio da Luz, mas a contar para a 16ª jornada do campeonato, tendo-se então verificado um empate (0-0).
Desta vez, o Sporting logrou superiorizar-se ao seu rival, acabando por vencer, até naturalmente, a partida por 3-1, com 2-1 ao intervalo. O Sporting adiantou-se no marcador, logo aos 11 minutos, por intermédio do ponta de lança argentino Acosta. O Benfica ainda empataria através de um golo de Uribe, aos 33 minutos, mas passados apenas 3 minutos o Sporting voltaria a passar para a frente do marcador, com um golo do defesa central brasileiro André Cruz, aos 36 minutos.
 
                  Acosta                                                   André Cruz
 
Na 2ª parte, o Sporting continuou a exercer a sua superioridade perante o seu opositor, ampliando a vantagem aos 74 minutos, novamente por intermédio de Acosta na marcação de uma grande penalidade. Com cerca de um quarto de hora para jogar, e com o Benfica já reduzido a 10 unidades, por expulsão de Machairidis na sequência do "penalty" cometido sobre Acosta, o Sporting consolidou o seu domínio na partida, podendo até ter dilatado o marcador, não fosse o desperdício de algumas boas oportunidades de golo, numa altura em que o Benfica mostrava já grande desorientação, evidenciando quebra física e anímica acentuadas.
 
Equipa-tipo leonina da época de 1999/2000.
Em cima: Schmeichel, André Cruz, Beto, Vidigal e Pedro Barbosa.
Em baixo: De Franceschi, Mpenza, Acosta, Rui Jorge, César Prates e Delfim.
 
Recordemos a equipa leonina que alinhou (num sistema tático em 4x2x3x1) nessa última vitória em casa do Benfica, a contar para a Taça de Portugal: Schmeichel; César Prates, André Cruz, Beto e Rui Jorge; Vidigal e Delfim; Mpenza, Pedro Barbosa (cap.) e De Franceschi; Acosta. Ao intervalo, André Cruz, lesionado, foi substituído por Quiroga. Aos 55 minutos, Pedro Barbosa cedeu o seu lugar a Tonito. Finalmente, aos 79 minutos, foi a vez de Fumo render De Franceschi.
Uma vez mais, o Sporting volta a deslocar-se ao Estádio da Luz para tentar seguir em frente na prova. O sorteio da Taça de Portugal voltou a não ser favorável ao Sporting, pois trata-se de um jogo com um elevado grau de dificuldade, opondo duas das mais fortes candidatas à vitória na competição, sendo que o fator casa tem muitas vezes um peso determinante no desfecho destas eliminatórias.
Embora saibamos que nestes derbies os jogos são extremamente equilibrados e o resultado é sempre imprevisível, nem sempre ganhando a equipa que joga em casa ou que se encontra em melhor momento de forma, ainda assim, achamos que o Benfica parte em ligeira vantagem na percentagem de probabilidades de vencer, não só porque atua no seu ambiente, com a grande maioria do público a apoiá-lo, mas também porque quererá demonstrar que a equipa tem valor para fazer muito melhor que até aqui, nomeadamente, dar continuidade à última boa exibição praticada diante do Olympiakos e iniciar um novo ciclo de vitórias.
Contudo, atendendo ao momento de forma que o Sporting atravessa, mostrando ser uma equipa alegre, motivada, com um entrosamento já bastante apreciável entre os jogadores e confiante nas suas capacidades, pensamos que esta jovem equipa leonina poderá oferecer grande resistência ao seu adversário, vendendo muito cara a derrota ou podendo, inclusivamente, surpreender, levando de vencida o seu rival. Tal desfecho poderá depender muito da concentração e personalidade que a equipa revelar em campo, evitando cometer algumas das falhas defensivas que tem cometido em alguns jogos. Sabemos que em jogos deste nível e equilíbrio, tudo se pode decidir num detalhe ou pormenor, numa falha ou na inspiração de um jogador.
Acima de tudo, esperamos e desejamos que se trate de um excelente jogo de futebol e de um grande espetáculo de promoção da modalidade, dentro e fora das quatro linhas, com correção e fairplay desportivo da parte de todos os intervenientes, jogadores, técnicos e adeptos. O futebol agradece! E já agora, que ganhe o Sporting!
 
 
 

3 comentários:

João Branco disse...

http://tudoaomolho.wordpress.com/ - porque amamos o desporto!

Gui disse...

E foi tal e qual! O Sporting vendeu muito cara a derrota, num dérbi considerado por muitos como o melhor dos últimos anos... Foi pena o resultado final, mas não ficaram duvidas quanto à qualidade da equipa do Sporting.
Esta época dá até vontade de apostar na betclic! Quem sabe não é o Sporting a "surpresa" do campeonato ;)

Rui Fernandes disse...

Caro amigo sportinguista: Eu sou o administrador do Blogue sportinguista Amorsporting.com e estou a escrever-lhe para que também possa referenciar-me no seu Blogue. Eu no meu espaço sportinguista dou todos os blogues sportinguistas como referencia e também gostaria de ser referenciado. Não é da minha pessoa entrar em guerras com outros espaços iguais como poderá comprovar . Deixo á sua consideração......saudações leoninas
Rui fernandes