quarta-feira, 15 de abril de 2009

ALFREDO TRINDADE






Nasceu em Valada do Ribatejo a 3 de Janeiro de 1908. Começa a correr individualmente em 1929 e a partir de 1930 enverga a camisola do Sporting, vencendo, com vinte e quatro anos, o circuito de Alcobaça.

Trindade trouxe para o Sporting um amigo, jogador de futebol, alto e magrizela. Chamava-se João Martins e era avançado-centro.

Em Maio de 1930 Alfredo Trindade é aprovado como sócio do Sporting, com o número 3127.

Consegue triunfar nos 100km dos Campeonatos de Lisboa de ciclismo, e em Setembro de 1933 vence a Volta a Portugal, arrebatando a primeira vitória individual e colectiva do Sporting na mais importante prova velocipédica nacional.

Em 1931 alinha pelo União Clube Rio de Janeiro. Data desta temporada a afirmação do seu valor, registando-se na fase final uma vitória de relevo, na Taça Amigos de Valada, um percurso de 178 Km, à frente de Maria Rodrigues, José Maria Nicolau, Ezequiel Damão Lino e Artur Dias Maia.

Disputa a II Volta a Portugal com grande estilo, apesar de só ter conseguido a segunda posição. Em 1932, na mesma prova, melhora a sua prestação, mas a luta entre ele e J. M. Nicolau é, mais uma vez, renhida, acentuando-se na etapa entre Castelo Branco e Viseu.

Este combate marcaria, para sempre, as diferenças que separam os dois ciclistas. Foram estas características que lhe permitiram brilhar em Espanha numa representação em que foi o único português a chegar ao fim. Nos dois anos seguintes corre pelo União Ciclista Rio de Janeiro e em 1933 novamente pelo Sporting.

Neste ano participa no Velo Clube de Levollois tendo como orientador Uaul Ouinard, um dos melhores técnicos franceses da altura. Neste mesmo ano assume o comando em Portugal na prova Matosinhos - Valença- Matosinhos.

Quase no final da temporada de 1934 vence as voltas a Mafra e classifica-se em 1º lugar na prova dos 100 km Clássicos, na Taça da Golegã e nas 8 Voltas ao Cartaxo. O segundo lugar nesse mesmo ano na prova Porto - Lisboa pertence-lhe. Classifica-se em 1º lugar nas 5 Voltas a Mafra e no Campeonato Nacional de Fundo, no ano seguinte. Um acidente na Volta a Portugal leva-o a desistir da prova.

Classifica-se em 2º lugar na prova dos 150 km de Loulé e no 100 km Clássicos. Na prova Porto - Viana - Porto classifica-se em 1º lugar e na prova dos 160 km, Vila Moreira em 2º classificado, em 3º lugar no Campeonato Nacional de Fundo e nas 10 Voltas à Covilhã classifica-se em 1º lugar bem como nos 165 km de Preparação Olímpica. No ano seguinte é o 1º classificado da prova Porto - Lisboa, Lisboa - Porto e o 2º na dos 100 km Contra-Relógio.

No «Circuito Internacional» classifica-se na primeira posição. Alfredo Trindade vence a prova Porto - Lisboa, com o tempo de 11 h 15 m e 33 s.

No ano de 1936 Alfredo Trindade é o vencedor da IV Volta a Portugal, em representação do Sporting Clube de Portugal. Na Volta dos Campeões é publicado o resumo das suas melhores classificações entre o ano de 1932 até ao ano de 1936. Neste ano no Circuito Internacional, constituído por três etapas, Alfredo Trindade classifica-se mais uma vez em primeiro lugar.

Sem comentários: