quarta-feira, 15 de abril de 2009

JORGE VIEIRA



Nasceu a 23 de Fevereiro de 1898, em Lisboa.

Quando o Sporting ganhou o primeiro Campeonato de Lisboa em 1914, já Jorge Vieira fazia parte da equipa, e três anos depois era um dos pilares da defesa «leonina». O treinador e 'capitão' era Francisco Stromp, que fazia as convocatórias para os jogadores em postais ilustrados, no café Martinho da Arcada, muitas das vezes na presença do grande poeta português Fernando Pessoa.

Jorge Vieira tinha de caminhar a pé do Dafundo a Carcavelos para treinar, mas pelo Sporting, seu único símbolo, valia a pena o esforço.

A 12 de Outubro de 1911 vestiu pela primeira vez a camisola do Sporting jogando na 3ª categoria, no seu lugar de sempre, a defesa esquerdo.

Três anos depois inicia-se a Grande Guerra, e o habitual lateral da 1ª equipa, o britânico Stander, é mobilizado para o exército do seu país, abrindo uma vaga na ala esquerda. Jorge Vieira foi o escolhido para o lugar, com apenas 16 anos.

Disputou o primeiro Portugal-Espanha jogado em Madrid, que os portugueses haveriam de perder por 3-1. Como curiosidade, o resultado do jogo só foi conhecido em Lisboa no dia seguinte. Paralelamente, Jorge Vieira ia apitando jogos oficiais e particulares.

A Outubro de 1921, e na véspera de um Espanha-Bélgica, a congénere espanhola pediu um árbitro português para apitar o jogo internacional em Bilbau.

O encontro suscitava grande interesse junto da «afficion», e Jorge Vieira foi o escolhido para o dirigir, tornando-se no primeiro português (com 23 anos) a arbitrar um jogo internacional. Os espanhóis venceram por 2-0, com uma arbitragem correcta e imparcial de Jorge Vieira.

Integrou a primeira Selecção Nacional no mesmo ano, terminando a sua carreira internacional nas Olimpíadas de 1928 como capitão da equipa das quinas.

Ficou conhecido como o «capitão perfeito», devido à sua postura e capacidade de liderança. Venceu 4 Campeonatos Nacionais pelo Sporting Clube de Portugal.

Foi agraciado com a Cruz de Prata da Ordem de Mérito pelo Rei de Espanha, D. Afonso XIII devido às suas funções ao serviço do futebol.

No seu currículo constam 17 internacionalizações, 202 jogos oficiais pelo Sporting, tornando-se num dos mais destacados futebolistas portugueses. Comandou em 1925, a selecção portuguesa na primeira vitória frente à Itália (1-0), na qual foi o melhor em campo.

Sem comentários: