segunda-feira, 4 de maio de 2009

José Carlos



José Carlos da Silva José, nasceu em Vila Franca de Xira, 22 de Setembro de 1941, foi um antigo jogador de futebol do Sporting. Jogava na posição de defesa.

Representou a CUF e o Sporting. Conquistou uma Taça das Taças, dois Campeonatos e duas Taças de Portugal. A nível de clubes, a carreira de José Carlos está intimamente ligada à do Sporting nas épocas em que vestiu de verde e branco, fundamentalmente com a conquista da Taça das Taças. Depois de ter abandonado a prática do futebol, enveredou pela carreira de técnico.

Alcançou 36 internacionalizações (três em representação da CUF e 33 do Sporting). Seria, porém, depois da transferência para o Sporting que a carreira desportiva deste jogador registaria momentos de grande importância a nível internacional.

A sua primeira chamada à selecção teve lugar a 19 de Março de 1961, num Portugal-Luxemburgo (6-0), de apuramento para o Mundial de 1962. José Carlos foi um dos totalistas nos jogos que garantiram a qualificação para o Mundial de 1966 e efectuou três dos encontros de preparação para esse torneio, mas acabou por não ser utilizado nos quatro primeiros jogos disputados na Inglaterra.

José Carlos acabou por ser chamado, apenas, para o Inglaterra-Portugal (2-1) e o Portugal-URSS (2-1), que garantiu o terceiro lugar lusitano, continuando a ser sistematicamente seleccionado nas duas épocas seguintes, José Carlos teve em 1969,1970 e 1971 duas convocatórias por ano, despedindo-se da selecção nacional a 12 de Maio de 1971, num Portugal-Dinamarca (5-0), de qualificação para o Europeu de 1972.

Sem comentários: