sexta-feira, 19 de junho de 2009

Chico Faria

Francisco Delfim Dias Faria, nascido a 9 de Outubro de 1949, em Matosinhos, foi um dos bons avançados portugueses que representaram o Sporting na 1ª metade da década de 70.
Chico Faria deu nas vistas, ainda jovem, quando jogava no clube da sua terra, o Leixões, começando, desde logo, a despertar o interesse de outros clubes, nomeadamente, do Sporting.
Foi, precisamente, para o clube de Alvalade que Chico Faria se transferiu, no início da época de 1969/70. No Sporting, permaneceu 7 épocas, até 1975/76, período de tempo no qual viveu os melhores momentos da sua longa carreira.
Durante essas 7 temporadas, Chico Faria conquistou 2 Campeonatos Nacionais (1969/70 e 1973/74) e 3 Taças de Portugal (1970/71: 2 golos marcados, 1972/73 e 1973/74: 1 golo marcado), sendo, ainda, finalista vencido em 1971/72, frente ao Benfica, com derrota por 3-2.
Chico Faria era um avançado com uma boa técnica individual, dotado de uma grande mobilidade e com um excelente sentido de oportunidade dentro da área, concretizando em golo muitos dos lances de ataque que lhe chegavam aos pés.
Apesar de nem sempre ser titular, uma vez que, na altura, estava "tapado" por grandes jogadores que actuavam na frente de ataque leonina, casos de Yazalde, Marinho e Dinis, Chico Faria era aquilo a que se pode chamar um suplente de luxo e um jogador precioso, uma vez que, quando entrava, contribuía, com as suas exibições e os seus golos, para as vitórias da sua equipa.
Ao serviço da Selecção Nacional, Chico Faria alcançou 4 internacionalizações, 3 em representação do Sporting e uma em representação do Sporting de Braga. A sua estreia na selecção aconteceu a 10 de Maio de 1972, em Nicósia, contra o Chipre, jogo no qual Portugal venceu a selecção da casa por 1-0, com o golo da vitória a ser da sua autoria. O seu último jogo ocorreu a 16 de Novembro de 1977, em Faro, curiosamente de novo contra o Chipre, jogo no qual Portugal venceu a selecção cipriota por 4-0.
Em 1976/77, Chico Faria ingressa no Sporting de Braga, ao serviço do qual jogará durante 6 temporadas, até à época de 1981/82. Nessa última época ao serviço do clube bracarense, Chico Faria atinge a sua 5ª final da Taça de Portugal, sendo, desta vez, derrotado pela sua anterior equipa, o Sporting, por 4-0.
Na época de 1982/83, já com 33 anos, Chico Faria joga no Penafiel, após o que, no final dessa época, abandona o futebol.
Chico Faria veio a falecer em 2004 vítima de doença prolongada; contava apenas 55 anos.
A respeito de Chico Faria, pode-se dizer que foi um excelente futebolista e um grande avançado, que teve uma bonita carreira no futebol português, quer ao serviço do Sporting, que representou durante 7 temporadas (5 títulos conquistados), quer ao serviço do Sporting de Braga, que representou durante 6 temporadas.

2 comentários:

luis ferreira disse...

Foi um belíssimo avançado, com grande poder de dribble. Fez parte da célebre equipa do Leixões de Joaquim Meirim, os "bébes de Matosinhos" onde o goleador era o Horácio. O Chico Faria jogava mais sobre as alas e tinha especial importância nas finais da Taça de Portugal, onde naquela altura o Sporting chegava em anos consecutivos.

sloct disse...

Horácio que era o irmão do Chico.