quarta-feira, 3 de junho de 2009

SPORTING 3 - BENFICA 5 (2-3 ao intervalo)

26ª JORNADA (31/03/1974)
ESTÁDIO JOSÉ DE ALVALADE (LISBOA): 60 000 espectadores.
ÁRBITRO: Raúl Nazaré (Setúbal).

SPORTING: Damas; Manaca, Bastos, Alhinho e Carlos Pereira; Nélson, Vagner e Dé; Marinho, Yazalde e Dinis.

TREINADOR: Mário Lino.
SUBSTITUIÇÕES: Aos 66 m, saiu Yazalde e entrou Chico; aos 74 m, saiu Dinis e entrou Dani.

BENFICA: José Henrique; Artur, Barros, Humberto Coelho e Adolfo; Vítor Martins, Toni e Simões, Vítor Baptista, Nené e Jordão.

TREINADOR: Fernando Cabrita.
MARCADORES: 1-0 - Yazalde (8 m); 1-1 – Humberto Coelho (12 m); 1-2 – Nené (31 m); 1-3 – Nené (35 m); 2-3 – Yazalde de penalty (42 m ); 2-4 – Jordão (58 m); 2-5 – Vítor Martins (70 m); 3-5 – Dé de penalty (89 m).

SUBSTITUIÇÕES: Ao intervalo, saiu José Henrique e entrou Bento; aos 74 m saiu Nené e entrou Diamantino.

CURIOSIDADES: Presença de Marcello Caetano (Presidente do Conselho de Ministros/Chefe do Governo) no camarote da tribuna de honra para assistir ao derby. Só tenho uma dúvida: não sei se ele recebeu uma enorme ovação ou uma enorme assobiadela. Passados 25 dias, dava-se o “25 de Abril” – “A revolução dos cravos”, levando à queda do regime fascista e provocando a destituição de Marcello Caetano do seu cargo, seguida da sua partida para o exílio no Brasil.



Apesar desta derrota, no final da época, o Sporting alcançava a “dobradinha”, sagrando-se campeão nacional (com 2 pontos de avanço sobre o Benfica) e conquistando a Taça de Portugal, ao vencer o Benfica, na final do Jamor, por 2-1 (após prolongamento). Yazalde sagrava-se o melhor marcador do Campeonato Nacional, apontando um total de 46 (!) golos, marca esta que ainda hoje é record dos campeonatos.

FOTOS DOS GOLOS


1º golo do “derby” (golo de Yazalde com o famoso salto de peixe): 1-0.

Nota: Não possuo as fotos dos 2º (1-1) e 8º golos (3-5) do “derby” (golos apontados, respectivamente, por Humberto Coelho, para o Benfica, e Dé, para o Sporting).


5º golo do “derby” (golo(2º)de Yazalde de grande penalidade:2-3.


6º golo do “derby” (golo de Jordão): 2-4.


3º, 4º e 7º golos do “derby”: 2 golos (1º de cabeça; 2º com o pé esquerdo) de Nené e 1 de Vítor Martins): 1-2, 1-3 e 2-5. Fim

Trabalho da autoria de Alexandre Ribeiro



ALEXANDRE disse...
Já agora, aproveito a oportunidade para acrescentar que este foi um "derby" emblemático que fica para a história, pois foi o último realizado em Ditadura. O jogo da final da Taça de Portugal dessa época (1973 - 1974), entre o Sporting e o Benfica, já foi realizado em Democracia e Liberdade!
Nota final: As fotos deste pequeno artigo foram retiradas da já desaparecida revista "Livre" - O Desporto em revista (Abril de 1974).

9 comentários:

ALEXANDRE disse...

Já agora, aproveito a oportunidade para acrescentar que este foi um "derby" emblemático que fica para a história, pois foi o último realizado em Ditadura. O jogo da final da Taça de Portugal dessa época (1973 - 1974), entre o Sporting e o Benfica, já foi realizado em Democracia e Liberdade!
Nota final: As fotos deste pequeno artigo foram retiradas da já desaparecida revista "Livre" - O Desporto em revista (Abril de 1974).

sloct disse...

Um dos primeiros jogos de que tenho recordação de ter visto, infelizmente uma má recordação.

RFM disse...

Uma nota curiosa. 60.000 espectadores.Impressionante. Hoje tem miséria para colocar 30-mil.

NUNO RAMOS disse...

Alguém sabe porque razão o Yazalde foi substituido aos 66 minutos?

ALEXANDRE disse...

A meio da 2ª parte, Yazalde teve de sair devido a uma lesão.

Davidinho disse...

Lesão essa que o impediu de defrontar o Magdeburgo nas meias da Taça das Taças(e que falta fez).

HY disse...

Na altura era normal os melhores jogadores do Sporting sairem a meio dos jogos com o Benfica. Foi o Yazalde dessa vez (e creio de outra na Luz), foi O Manuel Fernades 2 anos depois na Luz (o Malta da "Selva" enfiou-lhe a sola de pitons na omoplata e mandou-o para o hospital, mas ficou em campo...), foi o Jordão um ano ou dois depois na Luz (o Alberto partiu-lhe a perna num lance que daria para 6 meses de suspenção, a seguir deu uma cabeçada no Manuel Fernandes e safou-se de tudo com um amarelo...). Esses tempos, infelizmente, estão a voltar aí...

corsario negro disse...

Tenho o resumo deste jogo, que gravei em Julho de 2006, quando a RTP passava excertos da história do Sporting várias vezes ao dia durante toda a emissão. Este jogo gravei-o de madrugada quando gravava o filme "O Naufrago" com o Tom Hanks, que passou entre os intervalos.

yazaldescp disse...

corsario negro, podias disponibilizar isso num qualquer site, para quem nasceu na década de 80 como eu e não teve oportunidade de ver o sporting dessa altura, ter uma ideia de como era essa altura o nosso futebol..