sexta-feira, 10 de julho de 2009

Benfica - 0 / Sporting - 0 (1975/76)

Esta foi a capa da revista mensal "Equipa - Selecções Desportivas", nº11, de Janeiro de 1976. A foto que ilustra a capa, refere-se ao "derby" Benfica- Sporting, a contar para a 14ª jornada do Campeonato Nacional, realizado a 28 de Dezembro de 1975, no Estádio da Luz, relativo à época de 1975/76, cujo jogo terminou empatado a 0.
Nesta magnifica foto, pode observar-se a excelente estirada protagonizada pelo fantástico guarda-redes leonino, Vítor Damas, com as bancadas do Estádio da Luz, em pano de fundo, completamente lotadas, em particular, o imponente e magestoso 3º anel, que durante muitos anos ficou conhecido pelo "inferno da Luz", que chegava a impressionar, a intimidar e a inferiorizar os adversários do Benfica.
Pela foto e, em particular, pela trajectória da bola, pode concluir-se que, apesar de Damas ter efectuado um excelente "voo" para tentar chegar à bola, o guarda-redes leonino não vai conseguir interceptá-la, pois esta vai passar por cima da trave da baliza. Observam-se, ainda, Da Costa que parece encolher-se, perante a violência do remate, e ao fundo, Jordão, então avançado encarnado, na expectativa.
Apesar do empate a zero verificado no final dos 90 minutos, pode-se dizer que neste Benfica-Sporting, houve de tudo um pouco à mistura: um "penalty" não assinalado pelo árbitro, um "penalty" falhado pelo defesa leonino Da Costa, uma bola no poste, "golos falhados", saídas de jogadores por lesão, enfim, emoção, polémica e incerteza no resultado até final.
O Sporting alinhou, no sistema táctico de 4x3x3, da seguinte forma: Damas; Inácio, Laranjeira, José Mendes e Da Costa; Nelson, Fraguito e Valter; Marinho, Manuel Fernandes e Chico Faria.
Repare-se nesta equipa do Sporting quase 100% portuguesa, apenas com o brasileiro Da Costa a "destoar"!
No final do campeonato, o Benfica sagrar-se-ia campeão nacional e o Sporting classificava-se num modesto e, mesmo, decepcionante, 5º lugar (uma das suas piores classificações de sempre), a 12 pontos do Benfica e atrás de Boavista (2º lugar), Belenenses (3º lugar) e F.C. Porto (4º lugar).
No final da temporada, Damas abandonava o seu clube de sempre, ingressando no Santander de Espanha, onde iria permanecer durante 4 anos.

2 comentários:

CARLOSVILAREAL disse...

EXCELENTE IMAGEM, DÁ PARA COLOCAREM A REPORTAGEM DO JOGO QUE ESTÁ DENTRO DA REVISTA?

ALEXANDRE disse...

Caro amigo Carlos Vilareal.
Logo que possa, vou atender o seu pedido e vou postar a reportagem, aliás curta, respeitante a este jogo. Um abraço e até breve. Saudações leoninas!