sábado, 11 de julho de 2009

Negrete

No início da época de 1986/87, com os adeptos portugueses ainda a viverem o rescaldo do fiasco da participação da Selecção Nacional no Campeonato do Mundo do México-86 (com o tristemente célebre "caso Saltillo"), o Sporting, entre outras aquisições, contratou o jogador mexicano Manuel Negrete.
Este jogador havia-se destacado, precisamente nesse "Mundial" de triste memória para todos nós, sobretudo, graças a um fantástico golo marcado à Bulgária, o qual "correu mundo" e foi considerado um dos melhores golos, quer desse "Mundial" mexicano, quer, inclusivamente, da História dos Campeonatos do Mundo.
Negrete foi também considerado um dos melhores jogadores mexicanos desse "Mundial" e, como tal, começou a atrair sobre si as atenções de alguns clubes europeus, acabando por ser o clube de Alvalade a contratá-lo.
Negrete actuava na posição de médio ofensivo e era, sobretudo, um organizador e distribuidor de jogo. Tinha uma estatura baixa, era leve e franzino, mas era bastante criativo e possuía uma excelente técnica individual, sobressaindo a facilidade de remate e os golos bonitos e "artísticos" que marcava.
Porém, o jogador mexicano acabou por ter uma passagem fugaz e discreta pelo Sporting, tendo apenas realizado 21 jogos, 15 para o campeonato, 2 para a Taça de Portugal e 4 a contar para a Taça UEFA.
Dadas as suas características físicas, Negrete teve sempre grandes dificuldades de adaptação ao inverno e, consequentemente, aos terrenos pesados, enlameados e encharcados, resultantes da chuva que se fazia sentir, sobretudo, nos meses de Novembro, Dezembro, Janeiro e Fevereiro.
Aliás, ainda antes de terminar a época, no princípio de Abril de 1987, Negrete acabou mesmo por abandonar o Sporting, insatisfeito com a sua condição de suplente, nunca tendo, na verdade, conseguido afirmar-se como titular dos "leões".
De Negrete fica apenas a recordação de alguns bonitos golos que marcou, em especial, aquele remate acrobático (em tesoura) que resultou num dos melhores golos de sempre apontados num Campeonato do Mundo.

1 comentário:

Anónimo disse...

Até chegar o tempo de chuva o Negrete realizou bons jogos, inclusivé perante o Barcelona para a taça UEFA
Comentou-se que a Sofia também não se portou muito bem por Portugal

Portalsporting